Connect with us

Geral

Rede Gatti treina para atendimento de parada cardiorrespiratória infantil

imagem 14

Profissionais da saúde que atuam nas unidades da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar iniciaram nesta quinta-feira, 2 de março, capacitação para o atendimento de parada cardiorrespiratória em crianças. O treinamento ocorrerá até 27 de março e a previsão é de participação de 284 profissionais que atuam nas unidades da Rede Mário Gatti e na atenção primária da Prefeitura.

 

A capacitação está sendo realizada pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) e, nessa quinta-feira, o treinamento foi para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A ação foi planejada e está sendo implementada pelos representantes do NEU, o médico Roger Hovart e o enfermeiro Roni Daniel Gomes, ambos do SAMU.

Advertisement

 

 

A coordenadora de Planejamento Assistencial da Urgência e Emergência da Rede, Eliana dos Santos Paião Pereira, explica que a parada cardiorrespiratória em crianças, em geral, resulta de um quadro de insuficiência respiratória progressiva, choque ou ambos. Segundo ela, as alterações metabólicas e respiratórias resultantes destes quadros levam, no seu limite, a bradicardia, hipotensão e consequentemente, a parada cardiorrespiratória.

Advertisement

 

 

“O atendimento inicial oportuno contribui para a redução de danos futuros à vida do paciente e a assistência de alta qualidade a essas crianças é fundamental à manutenção da circulação para os órgãos vitais, garantindo a possibilidade de sobrevida, caso a parada cardiorrespiratória seja reversível”, afirma.

Advertisement

 

Os profissionais passarão por atualização em suporte básico de vida em pediatria, com detalhamento das recomendações sobre a qualidade da reanimação; a sequência de compressões torácicas, via aérea e respiração; o uso de desfibrilador externo, além da metodologia e evidências científicas para crianças.

 

Advertisement

A capacitação tem 284 vagas abertas para os profissionais de saúde que atuam nas unidades da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar (UPAs, SAMU, PSA) e na Atenção Primária. São 108 vagas para o SAMU, 64 vagas para o pronto-socorro infantil, 64 vagas para as unidades de pronto atendimento e 48 vagas para a Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

Advertisement

Só poderão participar do curso os profissionais inscritos pelos gestores das unidades participantes. Os treinamentos serão realizados até o final do mês na base central do SAMU e terão duas horas de duração.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare