Connect with us

Geral

Programa Mão Amiga entrega certificados a 25 bolsistas da sexta turma

imagem 180

A cerimônia virtual de entrega de certificados aos 25 bolsistas da sexta turma do programa Parceiros da Cidade: Mão Amiga foi realizada nesta segunda-feira, dia 31, na Sala Azul. O prefeito Dário Saadi participou da solenidade, que marcou a conclusão dos cursos de Auxiliar de Veterinária e de Auxiliar de Jardinagem e Paisagismo, no programa voltado a pessoas que viviam em situação de rua.
Tendo como objetivo promover a reinserção social por meio da qualificação profissional, o Mão Amiga oferece, durante o curso, uma bolsa de 277 UFICs, o que equivale a R$ 1.165,72, e dura de 12 a 24 meses. Desde 2016, quando foi criado, já foram certificados 166 bolsistas: 130 homens e 36 mulheres, que frequentaram aulas de hidráulica, elétrica e música. Mais de 20 ex-egressos do curso já entraram para o mercado de trabalho formal.
O curso de Jardinagem e Paisagismo é promovido pelo Ceprocamp. Já o de Auxiliar de Veterinária é ministrado pelo veterinário Paulo Anselmo, do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os cursos foram híbridos, com aulas virtuais e presenciais (práticas). Todos os 25 formandos concluíram o curso de Auxiliar de Veterinária e, deste total, 22 também fizeram o de Jardinagem e Paisagismo.
O prefeito Dário Saadi parabenizou os bolsistas e todos os profissionais e secretarias envolvidas. Ele ressaltou que a iniciativa é um exemplo de programa que mesmo em um período pandêmico conseguiu certificar 25 pessoas. “O fato do programa ter resistido é muito importante e o desafio de 2022 é ampliar, criar mais cursos e oportunidades. Sabemos que a situação da população em situação de rua não é simples, não se resolve da noite para o dia, mas programas como o Mão Amiga representam uma porta de saída”, disse.
Mudança e superação
Durante a solenidade, o bolsista Josino Pinto, de 42 anos, representou presencialmente os colegas. Depois de 15 anos vivendo nas ruas, Josino concluiu os dois cursos e recebeu o certificado. “O programa trouxe muitas mudanças em nossas vidas. Superamos o ano difícil e temos muito a agradecer a todos”, disse.
O técnico Marcelo Alves que, junto com Márcia Pantaleão, coordena o Mão Amiga, destacou que é uma alegria enorme ver que os alunos venceram, além do desafio da vida, o desafio da formação. “São pessoas que viveram uma situação difícil e temos a missão de ajudá-los, dar uma mão amiga na busca da recolocação social através da qualificação profissional”, testemunhou.
O evento também teve a participação da Secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, da Pasta responsável pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), parceira e certificadora do programa. “Todos temos momentos em que caímos perante obstáculos e dificuldades da vida, mas sempre é tempo de retomarmos o caminho. Nossa estrada é pavimentada de oportunidades”, incentivou. Já o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, fez questão de frisar a emoção dos alunos durante as aulas do curso de Auxiliar de Veterinária:“pudemos sentir a emoção e o envolvimento de todos”.
Da secretaria gestora do programa, a secretária de Assistência, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, pontuou que o programa faz parte da política pública para pessoas em situação de rua e que há projetos e ações em movimento para que possa ser ampliado, visando mudar a vida de mais pessoas como a de Josino e a de todos os bolsistas. “Vocês se superaram e vão vencer ainda mais. Há muito a ser conquistado, mas já deram o primeiro passo”.
Próxima turma
A próxima turma começa amanhã, terça-feira, dia 1º de fevereiro. Serão 30 novos bolsistas. Os alunos são selecionados por serviços da assistência social e passam por um processo de triagem. Um comitê formado pela secretaria de Assistência e representantes de abrigos acompanha o programa. Todos já saíram das ruas.
O programa é gerido pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Tem a parceria das Secretarias de Educação, Saúde, Trabalho e Renda, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Serviços Públicos, Verde e Cultura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare