Connect with us

Geral

Prof. Marcelo Bandiera Salvio: 20 anos de dedicação ao esporte municipal

Marcelo Bandiera

A paixão pelo esporte é um dos fios condutores da vida de Marcelo Bandiera Salvio, servidor público há 20 anos, e que atua em várias frentes na Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas. É o professor da primeira aula das alunas e alunos da melhor idade e tem a missão de contribuir na elaboração de projetos destinados à população, por intermédio de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), e acompanhar diretamente a execução dos compromissos assumidos pelos parceiros inseridos no Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (Fiec).

Convergir os pilares Esporte, Educação e Saúde por meio de ações extraídas da vivência de especialistas em cada área de atuação, é um movimento com algumas etapas já construídas pelo professor para alcançar a sinergia necessária destinada à população. “Imagina uma equipe multidisciplinar dando toda a estrutura para os alunos, os benefícios para as pessoas serão fantásticos”, projeta Bandiera.

A facilidade na gestão humana é uma virtude que surgiu antes mesmo da fase adulta, quando era atleta de basquete no Clube Campineiro de Regatas e Natação. Integrante da equipe juvenil, ganhou a chance de ensinar os fundamentos do esporte para os garotos da categoria mirim, em substituição ao treinador de então, Téia, que tinha outro compromisso no horário. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) uniu o conhecimento à prática e com o tempo, habilitado como técnico, é referência do basquete em Campinas.

Advertisement

Duas décadas na Secretaria

Ao final do curso de Educação Física, prestou concurso para ingressar na Prefeitura Municipal de Campinas. A partir da metade do ano de 2002, foi chamado para integrar o time de servidores da Secretaria de Esportes. A Praça de Esportes do São Vicente foi a experiência inicial, com aulas de condicionamento físico voltadas para adultos, sendo grande parte do grupo formado por pessoas do público 60+.

Os encontros, em três dias da semana, animaram os frequentadores. A divulgação feita no boca a boca funcionou muito bem. Em poucas semanas, eram 94 alunos, animados, dispostos a ganhar energia e viver com mais qualidade.

Advertisement

Embora exerça outras funções, a presença nas praças esportivas nunca foi interrompida. Desde 2013, portanto há quase dez anos, está no Jardim Eulina, na Praça de Esportes “Salvador Lombardi Neto”, com um grupo de mulheres cuja frequência fica perto dos 100%. Os relatos são impressionantes, diz o professor. “A transformação é física e funcional. Todas pegaram covid-19, mas ninguém teve complicação,” conta Bandiera.

Coordenadoria de Rendimento

Atendendo convite de Wanda Almeida, que exerceu a função de diretora e secretária de Esportes de Campinas nos anos 2000, o professor Marcelo Bandiera passou a fazer parte da Coordenadoria de Esportes de Rendimento da pasta. Naquele período, implementou o vale-transporte para os atletas e os mais bem-sucedidos, em avaliações realizadas pela secretaria, passaram a preencher 50 bolsas de estudos oferecidas pela Faculdade Anhanguera. A iniciativa da bolsa permanece em vigor até hoje.

Advertisement

Com a necessidade de destinar recursos para novos projetos esportivos voltados para a iniciação/formação e rendimento, teve então início o processo de criação do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (Fiec), com a elaboração de edital direcionado para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Com essa nova frente, passou a ser possível dar oportunidade a parceiros que trabalham com seriedade no esporte e no paraesporte, conta o professor.

“O Fiec nasceu de uma demanda da Coordenadoria de Rendimento. É um projeto que contribui com a população e, ao mesmo tempo, é importante para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). As adaptações são constantes, com resultados expressivos. A experiência com o Termo de Colaboração (com a entidade colocando em prática as regras e metas elaboradas pela Secretaria de Esportes e Lazer),  hoje com o Pulo Futsal e o Atletismo da Orcampi, o desenvolvimento tem sido fantástico. É salto qualitativo”, resume Bandiera.

Basquete na veia

Advertisement

A família Bandiera Salvio sempre pautou o esporte como roteiro de desenvolvimento humano. Os pais do professor, João Salvio Netto e Adelina de Carvalho Bandiera, estimularam os filhos André, Rodrigo e Marcelo a descobrirem o mundo dos campos, das quadras, das pistas e das piscinas. Ainda garoto, no fim dos anos de 1970, inspirado por nomes como Oscar, Marcel e Carioquinha, ídolos vitoriosos da história do basquete, nosso personagem experimentou a sensação de um arremesso certeiro, do bloqueio preciso, de uma finta desconcertante no adversário, e nunca mais parou.

No Clube Campineiro de Regatas e Natação passou por todas as categorias e contribuiu para a conquista de alguns títulos estaduais. Aos 18 anos, começou a exercitar a função de técnico com os meninos da equipe mirim. “O Téia era o técnico titular, mas surgiu um compromisso fixo exatamente no horário do treino da garotada. Comecei ajudar e gostei”, relembra Bandiera.

A Faculdade de Educação Física na Unicamp abriu novos perspectivas que contribuíram para potencializar o entendimento do esporte com novas técnicas que são aplicadas por onde trabalhe até hoje. Estreitou também o relacionamento com dirigentes, como o presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Gui Peixoto. Com isso, o professor passou a integrar Campinas em projetos de amplitude nacional.

Advertisement

A atuação de Bandiera possibilitou também uma conexão direta com o basquete de alto rendimento, com pessoas ligadas ao esporte em vários continentes do mundo. Uma das referências é o ala/amador Vitor Alves Benite, atual capitão da Seleção Brasileira e ídolo no Gran Canaria da Espanha. “Fui técnico dele no Regatas. Está sempre com a gente. Tanto que antes da pré-temporada lá na Europa, a largada sempre ele faz por aqui”, diz Bandiera. Isso comprova a relevância dos profissionais e de clubes da cidade no contexto esportivo nacional. 

Projeto Futuro

“A insistência em proporcionar melhorias e benefícios à população é uma obsessão da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas, sempre em busca de inovações”, projeta Bandiera. Estudos realizados nas principais potências esportivas do mundo aliam Educação, Esporte e Saúde, como a tríade capaz de transformar cidades, Estados e países. Os três elementos interligados podem dar ao jovem, adulto e às pessoas de 60+, o equilíbrio necessário para estudar, treinar, dormir bem, e viver com saúde.

Advertisement

Os entendimentos preliminares entre Fernando Vanin e José Tadeu Jorge, secretários de Esportes e Lazer e da Educação de Campinas, respectivamente, acenam com a intersecção de projetos direcionados, num primeiro momento, a quem compõe a base da sociedade, adianta o professor. “O passo inicial é escrever um edital e depois incorporar o esporte nas escolas. É oportunizar ao aluno praticar o esporte que ele gosta. O esporte sistêmico _ que estimula a parte física, técnica, tática e emocional _ traz enormes benefícios a quem pratica”, explica Bandiera.

O cenário não tem como princípio único a formação de atletas, mas permitirá uma detecção mais refinada de quem tem subsídios para ser bem-sucedido no mundo do esporte. Por outro lado, ao fazer aflorar a disciplina, a determinação e o respeito, a estrada da boa cidadania estará muito bem pavimentada, avalia Bandiera.

Consolidada esta etapa, o projeto ganhará outra personagem essencial: a Secretaria Municipal de Saúde. Depois do planejamento, virá edital as medidas adotadas na Educação e as adaptações para sua realização. “Imagina uma equipe multidisciplinar em espaço público, com professor de Educação Física, nutricionista, médico e outros profissionais. É um exercício de esforço coletivo, mas eu sou otimista e acredito”, finaliza Bandiera sobre as boas expectativas para os próximos anos.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare