Connect with us

Geral

Prefeitura recebe aprovados para bolsa de estudo em universidade da China

imagem 145

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 24 de julho, os oito candidatos aprovados no concorrido programa de bolsas de estudo oferecido pela Universidade de Minjiang, da China, para moradores de Campinas. A parceria é fruto da relação de cidades-irmãs entre Campinas e Fuzhou, onde está localizada a universidade. O evento foi realizado na Sala Azul.

O grupo inicia os estudos na China a partir de 10 setembro. O Programa foi lançado pelo prefeito Jonas Donizette em janeiro deste ano, quando foram abertas as inscrições. A parceria ofereceu bolsa de estudo integral de iMBA (International Master of Business Administration) para a Newhuadu Business School (Escola de Negócios Newhuadu), da Universidade de Minjiang. Além da bolsa integral gratuita, os candidatos aprovados receberão uma ajuda de custo mensal para moradia e refeição durante os dois anos de curso. 

Representando o prefeito de Campinas em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, o secretário André von Zuben destacou que Campinas é a única cidade do Brasil a receber as bolsas de estudo integral da Universidade de Minjiang. O secretário também fez questão de destacar o papel do prefeito em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, na concretização desta parceria, que teve início durante sua viagem no final do ano passado, quando visitou a universidade em Fuzhou.

Advertisement

Além de desejar sorte aos aprovados e parabenizá-los pela aprovação no processo seletivo, o secretário ressaltou a importância deste primeiro grupo de Campinas a participar deste convênio com duração de cinco anos. “Vocês serão os precursores e os espelho para outros que terão mesmo sonho de ter esta oportunidade de obter conhecimento de alto nível profissional, nova cultura e contato com estudantes de outros países.”, afirmou. “Não só vocês estão sendo beneficiados, mas Campinas também ganha, o Brasil ganha com esse tipo de intercâmbio”, completou. 

Na disputa por uma vaga destinada aos moradores de Campinas, 272 pessoas se inscreveram, mas, após várias etapas do processo seletivo, apenas oito candidatos foram aprovados para a IMBA em “Empreendedorismo, Inovação e Gestão”. Para este curso, a Universidade de Minjiang aprovou apenas 12 bolsas de estudo em todo mundo, sendo oito de Campinas

Para se candidatar, além de morar em Campinas, o interessado precisava atender a três pré-requisitos: ter curso de bacharelado concluído em qualquer graduação, nota mínima de 5.5 no IELTS Acadêmico (Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa) ou equivalente em teste de proficiência em inglês e ter menos de 50 anos. 

Advertisement

Com graduações variadas no currículo, como Arquitetura, Economia, Jornalismo e Administração, os oito moradores de Campinas aprovados são: Cleyton Lino Rocha (PUC-Campinas), Lucas Dias Gabriel (PUC-Campinas), Stephanie Louvet Guazzelli (PUC-Campinas), Vitoria Leite Daniele (PUC-Campinas), Guilherme Suguiy (Unicamp), Beatriz Costa Martins (Unesp), Juliana Bezerra Magalhães (Faculdade Santa Lúcia) e Luís Filipe Broleze (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar).

“É orgulho saber deste êxito de alunos formados em nossas universidades”, disse o professor doutor Nicolas Spogis, coordenador geral do Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC-Campinas. A Unicamp também participou do evento sendo representada pelo professor doutor Rafael de Brito Dias, assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais da universidade.

“Será uma experiência única e vou muito focado para desenvolver um projeto. Uma das minhas metas é analisar produtos comercializados especificamente na China mas que tem potencial para atingir o mercado brasileiro”, disse o campineiro Luís Filipe Broleze, formado no curso Cinema e Audiovisual da UFSCar. Representando a comunidade chinesa também participaram do evento o presidente da Aliança Brasil-China, Paulo Zeng, e o presidente da Federação Mundial Jovens Fujianeses no Brasil, Sun Xiaoquin. 

Advertisement

O curso

Durante os 24 meses acadêmicos, a iMBA de Empreendedorismo, Inovação e Gestão prevê 12 cursos especializados, como Gestão de Projetos, Análise de Negócios, Economia Gerencial, Estudo da Língua Chinesa, entre outros, além de seis matérias eletivas, entre elas “Inovação do Modelo de Negócios” e “Mercado Empreendedor e Capital de Risco”.

O iMBA é projetado para melhorar a gestão e as habilidades de liderança dos participantes, reforçando a sua capacidade de enfrentar e resolver desafios complexos em um ambiente.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare