Connect with us

Geral

Prefeito anuncia medidas para prevenir e combater violências nas escolas

imagem 38

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciou medidas de emergência para prevenir e combater a violência nas escolas na tarde desta quinta-feira, 6 de abril, no Paço Municipal. A partir de segunda-feira, as unidades de ensino municipais e privadas terão um número de telefone de acesso exclusivo e prioritário com a Guarda Municipal de Campinas (GMC). Outras iniciativas são dar prioridade na adesão de câmeras de segurança das escolas ao Monitora Campinas, reforçar o patrulhamento, monitorar redes sociais e capacitar o quadro de funcionários da Educação. 

Segundo o prefeito, somente as escolas terão acesso ao número de telefone exclusivo da GMC. “Por meio deste canal, as escolas vão acionar a corporação em caso de emergência e não vão depender do 153. Este canal só vai atender as unidades de ensino e não será divulgado. Somente escolas e professores terão acesso a este número”, afirmou. 

A prioridade na adesão de câmeras de segurança de escolas privadas ao programa Monitora Campinas (que faz parcerias com a iniciativa privada para ampliar a capacidade de monitoramento no município) foi outra medida anunciada. “A partir do momento que as escolas aderirem, os equipamentos de vigilância ficarão ligados à Cimcamp, que vai acessar a câmera da escola e passar a acompanhar alguma situação anormal. Vamos priorizar as escolas particulares que quiserem participar do Monitora Campinas”, explicou o prefeito.

Advertisement

Também foi ressaltado pelo prefeito Dário o reforço de patrulhamento da GMC no entorno de escolas e monitoramento de redes sociais, tanto pelo setor de inteligência da Guarda quanto pela Polícia Civil.  “Muitos comportamentos se mostram alterados na internet. A Policia Civil está intensificando o acompanhamento de redes sociais”, ressaltou Dario. 

Além das decisões comunicadas, o programa de monitoramento escolar por meio de câmaras, que já existe, será agilizado. Os equipamentos das escolas ficarão conectados à Cimcamp. “A parte técnica está pronta, estamos avaliando como será a aquisição das câmeras. Teremos uma central de monitoramento junto com a Cimcamp para monitorar as escolas com previsão de iniciar no segundo semestre”, comunicou o prefeito. O programa ainda não foi viabilizado por problemas em duas licitações para a compra de câmeras. 

Prevenção

Advertisement

A Prefeitura vai anunciar nos próximos dias o programa Égide, que vai capacitar todo o quadro de funcionários da Educação para o enfrentamento da violência. “O programa é baseado no diagnóstico e detecção precoce de desvio de comportamentos que possam afetar a segurança nas escolas”, informou Dário Saadi.

As ações foram divulgadas durante uma reunião na Sala Azul do Paço Municipal com os secretários de Segurança Pública, Christiano Biggi, e de Educação, José Tadeu Jorge; a Comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares; vereadores da Câmara Municipal; representantes de escolas estaduais e privadas; do Ministério Público e das Polícias Civil e Militar.

“Todos os representantes estão de acordo que precisamos unir esforços para enfrentar uma situação complexa como esta”, finalizou o prefeito.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare