Connect with us

Geral

Pratas da Casa: Rosana Merino

imagem 185

Com o objetivo de homenagear servidores públicos que se destacaram no esporte e representaram nossa cidade nos principais eventos esportivos do calendário brasileiro, vamos iniciar a série PRATAS DA CASA com a professora Rosana Merino. Ex-atleta e triatleta com uma história de superação, Rosana ainda é referência aos jovens, sempre à beira da piscina do Balneário do Taquaral.

Prata da casa

Uma vida de superação e persistência: Rosa Merino, ex-atleta e professora da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Advertisement

O pódio da vida é o que vale”.


Nunca se afastando muito das piscinas, a campeã brasileira e paulista de natação é uma ex-triatleta, servidora pública de carreira, que continua na ativa em uma daquelas vidas que daria um livro.


Na beira da piscina é onde tudo acontece. A figura é forte e animada. O temperamento, brincalhão muitas vezes, outras nem tanto, levando Rosana Merino a mudar de estilo, como se estivesse na água. Nada escapa do olhar atento da professora, para quem a natação deu, e continua a dar, vida. Todas às quartas e sextas-feiras, a partir de 8h30 da manhã, no Balneário do Taquaral, essa educadora está pronta e animada para receber ex-nadadores, nadadores, pessoas comuns, principiantes e aprendizes.

Advertisement


O treinamento é aberto a todos que gostam da prática esportiva e querem, cada vez mais, ter qualidade de vida. É a oportunidade para receber as orientações de quem foi uma atleta extraordinária e, hoje, apesar das limitações, não perdeu a paixão pelo esporte e cada vez mais valoriza o respeito às pessoas.

As aulas são intensas. Frenéticas. A visão periférica funciona alucinadamente. Ao mesmo tempo que a orientação está voltada para o aluno da raia 3, imediatamente tem a correção de um movimento equivocado na raia 1. Entre um ajuste e outro, a leveza de uma brincadeira transparece nitidamente uma paixão que começou com o pai, por causa da bronquite da irmã mais velha.


Ao receber a sugestão do pediatra de que a prática da natação seria a solução para curar o problema, “Seo” Hilário Rodrigues dos Santos mergulhou de cabeça na literatura do esporte para oferecer o melhor à filha. E foi assim com todos. Começou a se corresponder por carta com James Counsilman, técnico da seleção olímpica dos EUA, professor universitário, escritor de vários livros sobre natação, uma celebridade no assunto. Figura icônica do século passado.

Advertisement


A aproximação feita por correspondência gerou uma grande amizade. Ficaram muito próximos. Este elo rendeu obras atualizadas sobre o que havia de mais moderno no esporte. A valorização da fisiologia e os treinamentos especializados, praticados nos centros mais desenvolvidos do mundo, tinham endereço certo no Brasil.


Amante contumaz da leitura, “Seo” Hilário não esquecia de colocar em primeiro plano a importância das ações interpessoais. Entendia que o esporte era um agente inovador, baseado no movimento, capaz de transformar vidas.

Carreira vitoriosa

Advertisement

Incentivada pela força familiar, focou em construir uma carreira de sucesso. Centrada nos treinamentos e determinada a cumprir integralmente o que o pai-treinador recomendava, não mediu esforços para atingir seu objetivo. . “Foi também uma maneira de ficar mais próxima dele. Provar minha capacidade como atleta e desfrutar dos bons momentos na condição de filha. Ele era rigoroso. Exigente. E eu respondia com vitórias”, relembra Rosana.


Quantas medalhas… Foi Campeã Brasileira oito vezes. Em provas do Campeonato Paulista, 36 presenças no alto do pódio. Estava confirmada para representar o Brasil em um Campeonato Sul-Americano, mas, às vésperas da disputa, veio a informação do corte e a equipe do Flamengo foi convocada. “Ninguém entendeu nada porque os meus tempos eram melhores do que todas as atletas chamadas. Foi um ato político. Queria ir, mas não deu”, lamenta.

A vida regrada, sem badalação, levou Rosana Merino a enveredar pelo mundo do triatlhon. Nadar, pedalar e correr foram verbos conjugados com excelência durante anos. Teve o privilégio de conviver com profissionais de alto rendimento, viajar por lugares incríveis, ter acesso a novas técnicas e à atualização de conceitos, com a competitividade impulsionando cada movimento.

Advertisement


Profissional do esporte


O ciclo de atleta deu lugar a uma profissional de Educação Física. Além do conhecimento adquirido na vida acadêmica, tinha também a bagagem do experimento na prática. Também por isso, Rosana Merino se tornou uma referência na preparação de atletas em busca de alto rendimento. Centenas deles receberam os ensinamentos e muitos outros passam atualmente pelo processo.


Nem mesmo o acidente, ocorrido há dez anos, tirou a alegria e a motivação de estar próxima das pessoas que têm no esporte algo especial. “Meu problema foi grave. Lesão de feixe medular profundo. Um processo lento de recuperação. A minha vida esportiva fez com que eu voltasse a andar”, enfatiza.

Advertisement


Funcionária da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Rosana já desenvolveu projetos com crianças abandonadas, deu aulas em presídio e segue convicta no caminho de que o esporte é uma ferramenta inclusiva, algo diferente na vida das pessoas.


Com essa percepção, é defensora de uma união entre a Educação e o Esporte, para obter uma sociedade mais justa, equilibrada, um trabalho voltado para todos, mas com atenção especial às crianças. “Esta é a Bola Mágica da mudança. Sem criminalidade, a valorização do futuro cidadão. Imagina aliar, na escola, Educação e Esporte, em períodos diferentes? Outra coisa, alto rendimento, para mim, é alto rendimento pessoal. O pódio da vida é o que vale”, justifica.

Reconhecimento

Advertisement


Além de professora da Smel e técnica renomada, também teve importante participação na vida esportiva do atual secretário municipal de Esportes e Lazer. De 2005 a 2012, foi técnica de triathlon de Fernando Vanin. Foram treinamentos para inúmeras provas, desde short triathlon até o Ironman.

“É um privilégio ter sido treinado pela Rosana e poder absorver todos os ensinamentos dela, não só no esporte como na vida. Ela me fez realizar um sonho que era completar meu primeiro Ironman em 2010 e meu segundo em 2011. Tenho orgulho de ter sido treinado pela amiga, colega de trabalho e ídolo Rosana Merino”, exalta o secretário.



Sou funcionária pública”

Advertisement


O modelo de funcionário público comprometido em poder servir e contribuir com as pessoas que gostam e entendem o esporte como um mecanismo do bem, ensinado pelo pai Hilário, é cumprido rigorosamente pela filha. “Aqui não tem ninguém invisível. Todos que se aproximam recebem o mesmo tratamento. Os nadadores, a natação, o convívio, é o que valoriza a nossa existência. Por isso, o esporte não pode ter cota. Nem pra entrar, nem pra sair de qualquer projeto”, explica.


Rosana Merino destacou a visão do secretário de Esportes e Lazer Fernando Vanin que, com o diretor de Esportes da Smel, Ângelo Diniz, o Chinês, conseguiu manter o esporte próximo da população no período mais agudo da pandemia, e agora, na retomada, está possibilitando a todos uma conexão ainda mais alinhada com a prática esportiva.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare