Connect with us

Geral

PRATAS DA CASA: José Fernando Ortiz Bellini

imagem 266 scaled

O professor José Fernando Ortiz Bellini, coordenador Administrativo e Financeiro da Secretaria de Esportes e Lazer, vai completar 30 anos como servidor público na Prefeitura Municipal de Campinas no próximo dia 7 de agosto. Nessa caminhada, se o sonho de se tornar jogador de futebol ficou no passado, a carreira na área esportiva começou a se concretizar ao cursar a Faculdade de Educação Física.
Após trabalhar três anos em um escritório de advocacia, Bellini tomou a decisão que mudaria a sua vida. Entre leis e processos, além de aprender muito, revela que teve a certeza de que o curso de Educação Física na Pontifícia Universidade Católica de Campinas era o seu caminho. “Na PUC Campinas, me aproximei do professor Ricieri Dezem e ouvi a sugestão de começar o quanto antes a pôr a mão na massa. Aceitei o conselho e comecei a me envolver com o meio esportivo”, conta.
Com essa determinação e força de vontade, José Fernando obteve resultados expressivos com os projetos implantados. “Junto com outros quatro colegas, desenvolvemos um trabalho no Clube Bonfim, dando aulas e orientações para crianças nas categorias de cinco a 15 anos. Em dois anos de trabalho, as escolinhas do clube chegaram a quatro finais e conquistaram dois títulos da Copa Independência, algo inusitado até então”, conta com orgulho.
Ao concluir a faculdade, desenvolveu uma função inédita na cidade e no Guará, bairro de Barão Geraldo: foi o primeiro preparador físico de um time do futebol amador de Campinas. Relembra que “não podia nem ficar no banco, porque os adversários não tinham ninguém nesse local”. Resultado: o Guará conquistou o título de campeão pela primeira vez na história do clube.
Se não alcançou o objetivo de se tornar um craque no futebol, respeitou o trajeto apontado pela vida e buscou realização ao longo dessas três décadas de funcionalismo. Quando ingressou no serviço público, projetou integrar a equipe de recreação e dar aulas nas praças de esportes, mas o destino novamente alterou a rota e Bellini foi redirecionado pelas oportunidades que surgiam.
A paixão pelo esporte aliada à competente visão de administrador o colocaram na complexa função de gerir pessoas e finanças, habilidade desenvolvida no escritório de advocacia, ainda adolescente. Num recorte do momento atual, tem na satisfação do trabalho bem executado na secretaria, em comunhão com os parceiros de entidades esportivas, o combustível para alimentar a expectativa de suprir cada vez mais as demandas apresentadas pela população.
DNA esportivo
A geração de garotos nos anos 70, como ainda ocorre, sonhava em ser jogador de futebol. Para não fugir à regra, Fernando, aos sete anos de idade, começou a participar dos campeonatos internos promovidos pelo Guarani. Conseguiu integrar a base do clube e conviveu por algum tempo com o zagueiro Carlinhos – que chegou a ser convocado por Zagalo para a Seleção – e Adriano, que também se profissionalizou, mas morreu em um acidente de carro.
O servidor
O início da carreira de servidor público de José Fernando Ortiz Bellini foi em 1992, no extinto IPMC (Instituto de Previdência dos Municipiários de Campinas) hoje Camprev, órgão que recebe a contribuição do funcionário como garantia da aposentadoria no futuro.
Depois de três anos, ganhou a oportunidade de trabalhar em uma área de desenvolvimento de projetos. Passou a integrar a então Secretaria de Esportes e Turismo. Como no período os eventos de recreação estavam suspensos, para não ficar ocioso, foi encaminhado ao setor administrativo, de onde não saiu mais.
Inicialmente, deu suporte ao setor de recursos humanos. Na união do setor do Esporte com a Secretaria de Cultura, em 1999, foi criado o setor financeiro. Surgiu a chance de colocar em prática o aprendizado dos tempos de IPMC. Como chefe de setor, exerceu o cargo até 2005 e, a partir daí, assumiu a responsabilidade pela área financeira. Desde a recriação da Secretaria de Esportes e Lazer, em 2007, dá expediente no cargo de coordenador Administrativo e Financeiro, que encampa o RH e os setores orçamentário e financeiro.
Orçamento e criatividade
Toda a verba do orçamento anual destinada à Secretaria de Esportes, além de repasses federais e emendas parlamentares, é controlada pela sua equipe para atender obras, reformas e construções de equipamentos como quadras, campos, pistas e ginásios.
Viabilizar a secretaria com recursos limitados é um desafio: “a minha função é a do carregador de piano. Não aparece. E não tem que aparecer mesmo. Se aparecer, é sinal de problema. É um trabalho constante, sem trégua. Da elaboração até a execução. O importante é que a nossa equipe é comprometida”, define Bellini.
Depois de dois anos tensos por causa da pandemia em função da Covid 19, os eventos nas mais diversas modalidades esportivas foram retomados, e com boa participação do público. Já estão em movimento novamente os torneios de esportes de areia (vôlei e handebol), corridas de ruas (da Lua, Meia Maratona, dos Distritos, entre outras), Campeonato Municipal de Base e Campeonato Amador de Futebol. As entidades esportivas apoiadas pelo Fiec também ajudam a cumprir o objetivo da secretaria, de servir sempre e melhor os cidadãos.
Mesmo com as dificuldades naturais do dia a dia, as periódicas reuniões com o secretário Fernando Vanin reforçam o otimismo sobre o que a população poderá receber:” a criatividade permite servir da melhor forma possível a todos. Trabalhamos buscando mecanismos para viabilizar ao máximo o que temos planejado. E para oferecer o melhor. Posso adiantar que vem coisa boa por aí”, prevê Bellini, renovando o otimismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare