Connect with us

Geral

Plano de 100 Dias da Assistência tem ações para população mais vulnerável

aps

Os primeiros 100 dias de gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) tem três ações que visam suprir demandas e necessidades de parte da população do município que vive em situação de vulnerabilidade e risco social. 

“Vivemos um momento inédito de pandemia que requer, de todos, a capacidade de adaptação e esperança de dias melhores. Essa situação afeta vários  setores da sociedade, mas a desigualdade social aponta os que mais necessitam do Poder Público”, comentou a secretária da Pasta Vandecleya Moro. 

Desta forma, o Plano de Ação da SMASDH busca garantir e efetivar os direitos socioassistenciais dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Diante disso, a administração Dário Saadi manteve o Cartão Nutrir emergencial, fará a entrega do bagageiro para que as pessoas em situação de rua possam guardar seus pertences e irá inaugurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bassoli nos primeiros meses do mandato. 

Advertisement

Cartão Nutrir Emergencial 

O Cartão Nutrir será prorrogado por mais três meses. Essa é uma das medidas mitigadoras das fragilidades sociais trazidas pela pandemia do novo coronavírus dentro do Programa de Segurança Alimentar Nutrir Campinas

A manutenção da concessão deste benefício está atrelada ao fato de que a retomada da economia em curto espaço de tempo ainda é incerta. “Por isso, mantivemos esta política como garantia mínima de segurança alimentar e nutricional para assegurar o direito humano à alimentação adequada para famílias em situação vulnerável”, reforçou a secretária.  

Advertisement

O Cartão Nutrir é como um vale alimentação para ser utilizado na rede credenciada de supermercados. O valor do cartão é de 26 UFIC’s (Unidade Fiscal de Campinas), que equivale a R$ 98,50. Esse valor é depositado mensalmente para os beneficiários que podem comprar produtos alimentícios e de higiene.

Cras Bassoli 

Os Cras são unidades de proteção básica para as famílias. Funcionam como porta de acesso à rede de serviços socioassistenciais do município para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

Advertisement

O trabalho das equipes é fortalecer os vínculos das famílias e da comunidade com ações coletivas e intersetoriais. Essas pessoas também são orientadas a acessar os benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda. 

Atualmente, Campinas conta com 12 Cras, cuja função é fazer um trabalho social com as famílias e a gestão territorial para prevenção às situações de risco, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.  

Bagageiro 

Advertisement

O bagageiro será disponibilizado para pessoas em situação de rua para assegurar que elas tenham um local para guardar e  manter seus pertences,  parte importante para a construção de novos projetos de vida.

“A possibilidade de guardar os pertences contribui com a organização da vida diária e com a retomada de hábitos rotineiros. Isso impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida e contribui indiretamente para a saída das ruas e para melhor organização do espaço público”, comentou a secretária. 

No local poderão ser guardados roupas, cobertores, documentos pessoais, material de higiene entre outros objetos. De acordo com o coordenador de serviços para essa população, William Souza, a expectativa é que as pessoas em situação de rua consigam manter seus pertences. “Acreditamos que haverá, além da redução do desperdício dos objetos, diminuição da perda de documentos e outros itens de uso cotidiano,  possibilitando mudanças no cuidado e responsabilidade pelos seus pertences”, detalhou.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare