Connect with us

Geral

Outubro Rosa 2022 tem Dia D no Centro de Saúde Vila Boa Vista

imagem 179

O Centro de Saúde Vila Boa Vista, região Norte de Campinas, tem uma programação especial nesta terça-feira, 18 de outubro, com o Dia D de cuidado à saúde da mulher. A campanha tem o objetivo de alertar, conscientizar e prevenir o câncer de mama. Entre as atividades estão palestras sobre saúde, rodas de conversa, agendamento e coleta para papanicolau, solicitação de mamografias e orientações de autoexame das mamas, além de mutirões de exercícios físicos e atividades recreativas.

 

A programação começou com uma automassagem, atividade de toque terapêutico, às 11h. Após o almoço, às 13h30, está sendo realizada Oficina do Criar, com prática de artesanato; seguida pelo Movimento Vital Expressivo, atividade de movimentação corporal em grupo com roda de dança e música, que começou às 14h. Às 16h, o grupo fará caminhada, para a qual a unidade solicita que os participantes usem roupas de cor rosa. Às 17h, haverá relaxamento e meditação encerrando o evento. 

Advertisement

 

Ao longo do dia também haverá manicure e cabeleireira para cuidados das participantes, solicitação de mamografias e coleta de papanicolau (o agendamento para o exame deve ser feito previamente na unidade). A programação tem a parceria do Centro de Convivência Viver e Conviver. O CS fica na rua dos Salgueiros, s/n – Vila Boa Vista.

 

Advertisement

 

Programação Outubro Rosa 2022

 

Advertisement

Desde o início do mês, os CSs de Sousas e Vila Costa e Silva, da região Leste, e Jardim Florence, na região Noroeste, estão participando da campanha. Também aderiram no começo do mês o CS São Cristóvão, da região Sudoeste, e os CSs San Diego e São José, na região Sul. 

 

Além do CS Vila Boa Vista, os CS Jardim Ipaussurama, Parque Itajaí, e Jardim Capivari realizam eventos esta semana.  

Advertisement

 

Confira a programação por unidade dos Centros de Saúde engajados na Campanha:

 

Advertisement

Região Noroeste

 

CS Jardim Ipaussurama

Advertisement

 

O CS Ipaussurama terá agenda da Campanha em todos os dias da próxima semana, na própria unidade, localizada na Avenida Márcio Egídio de Souza Aranha, 351 – Jardim Ipaussurama. O primeiro encontro será na segunda-feira, dia 17 de outubro, às 8h, com uma conversa conduzida pela Polícia Militar sobre violência contra a mulher. No período da tarde, às 14h, haverá palestra sobre empoderamento feminino com a pedagoga e mediadora de conflitos Nidia Reinert.

 

Advertisement

Na quinta-feira, 20/10, às 8h, ocorrerá prática de Lian Gong (de origem chinesa, é uma atividade física desenvolvida em grupo e caracterizada por exercícios terapêuticos e preventivos). A agenda segue com palestra sobre tabagismo e as mulheres, às 9h; depois, workshop de defesa pessoal com a equipe do programa Guarda Amigo da Mulher (Gama), às 15h.

 

A sexta-feira, 21/10, encerrará a programação da unidade, com a Caminhada das Rosas, às 8h30, quando haverá distribuição de brindes; e palestra sobre alimentação balanceada, às 9h. Durante todo o mês, a unidade faz coleta de papanicolau (com agendamento) e solicitação de mamografia, exames que serão realizados pela rede pública.

Advertisement

 

CS Parque Itajaí

 

Advertisement

O Centro de Saúde Parque Itajaí, no Distrito de Campo Grande, também fará parte do Outubro Rosa, em parceria com o Grupo Viva Feliz, atuante na região do Campo Grande. O evento da unidade será na quarta-feira, dia 19 de outubro, a partir das 8h, na Praça João Amazonas – Rua Edson Luiz Rigonatto, 497, Jardim Maracanã. Inclui caminhada com a população, dança para comemorar o mês do idoso e atividade de prevenção ao câncer de mama com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) da área.

 

As mulheres também podem procurar a unidade para agendarem coleta de papanicolau e solicitarem mamografia. O CS fica na Rua Paulo Gliwkoff, 160 – Conjunto Habitacional Parque Itajaí.

Advertisement

 

Região Norte

 

Advertisement

O Centro de Saúde Vila Boa Vista realiza o Dia D de cuidado à saúde da mulher do CS Boa Vista nesta terça-feira, 18.  

 

Região Sudoeste

Advertisement

 

CS Jardim Capivari

 

Advertisement

O CS Jardim Capivari é mais uma unidade que apoia o Outubro Rosa no município. Na quinta-feira, 20/10, a partir das 15h, o CS promoverá sessão de alongamento e roda de conversa sobre qualidade de vida, alimentação saudável, exercícios físicos e orientação de autoexame das mamas.

 

Na quinta-feira seguinte, dia 27/10, a unidade promoverá um café da manhã comunitário com bingo, às 8h. À tarde, às 14h, haverá meditação e reike.

Advertisement

 

O CS também está fazendo solicitações para exame de mamografia e, em todos os sábados deste mês, há coleta de papanicolau, entre 7h30 e 11h. Não é preciso agendar. O endereço é Rua Paulo Mangabeira Albernaz, 710 – Jardim Capivari. Quem não puder ir aos sábados, pode procurar a unidade e fazer o agendamento para outra data.

 

Advertisement

Outubro Rosa em Campinas

 

A Prefeitura de Campinas, em parceria com instituições da sociedade civil, promove a Campanha Outubro Rosa com diversas ações e atividades ao longo deste mês. O domingo, 23 de outubro, marca o encerramento da Campanha, com a tradicional Caminhada do Outubro Rosa, na Praça Arautos da Paz. O aquecimento dos participantes será às 8h40, para largada às 9h.

Advertisement

 

O Outubro Rosa foi aberto, em Campinas, dia 1º de outubro. Veja a programação no link http://www.campinas.sp.gov.br/ckfinder/userfiles/files/outubro-rosa-eventos-2022.pdf

 

Advertisement

Anote também como agendar e a localização dos pontos de exames de mamografia gratuitos em Campinas durante o mês: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/46017 . 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare