Connect with us

Geral

Oficinas de Música Caipira realizam live no sábado, 07/11

viola

Projeto cultural em escola de Campinas manteve atividades de modo virtual ao longo do ano e apresenta produção dos alunos

No distrito de Joaquim Egídio, em Campinas/SP, desde 2017 alunos da E.E. Francisco Barreto Leme recebem aulas gratuitas de violão e viola caipira, além de canto coral, modalidade aberta à comunidade. As atividades fazem parte do projeto Oficinas de Música Caipira, desenvolvido pela Direção Cultura, com patrocínio da Aviagen por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Com o fechamento das escolas em razão da pandemia do coronavírus, as oficinas se readequaram ao ambiente virtual, e seguiram com as atividades. Para contar sobre essa experiência e apresentar as atividades desenvolvidas nesse semestre, o projeto Oficinas de Música Caipira realiza sua primeira live no sábado, 07 de novembro, às 17h, pela página do Facebook do projeto. Com a presença dos três professores, João Paulo Amaral, coordenador artístico e professor de viola caipira, Ricardo Matsuda, professor de violão, e o regente Jairo Pereira, o evento virtual vai apresentar também um vídeo, com os alunos interpretando a tradicional canção ‘Cuitelinho’.

Advertisement

Ao longo dos últimos meses, foram usadas chamadas de vídeo via Whatsapp e Google Meet, para encontros individuais e coletivos, dando continuidade ao ensino de conteúdo e prática de instrumento e voz.  Os horários das aulas sofreram adaptações para não coincidir com as atividades escolares, assim como os prazos para as devolutivas. Os estudantes também trocavam áudios ou vídeos para os professores com as atividades  propostas, recebendo retorno através do grupo de Whatsapp ou de forma individual, respeitando o desejo de alunos mais tímidos. 

Para garantir a continuidade das aulas durante a pandemia, a produtora responsável pelo projeto realizou uma campanha nas redes sociais e conseguiu a doação de alguns aparelhos celulares, para que todos os alunos tivessem recursos para acompanhar os encontros virtuais.

“Ao longo desses 3 anos, é notório também o impacto e a repercussão do projeto sobre as famílias. Além das crianças terem a oportunidade de tocar um instrumento, de tocar um repertório tradicional que muitas vezes é de conhecimento de seus pais e avós, a gente vê o impacto na vida social, na forma como elas se tornam mais disciplinadas, ganham mais confiança nos estudos, melhoram o desempenho escolar. Então, a formação dessas crianças como cidadãos cada vez mais conscientes, mais respeitosos, é um outro braço do projeto e que nos orgulha bastante, explica o coordenador artístico do projeto e professor da oficina de viola, João Paulo Amaral. 

Advertisement

 “O objetivo de projetos culturais como este, além da oportunidade do contato com a arte e o lazer, é também usar a cultura como ferramenta de transformação social”, comenta Antoine Kolokathis, diretor da Direção Cultura, que também vai participar da live. “Nesse momento de isolamento, vimos como a arte e a cultura são fundamentais para o nosso bem estar, então ficamos muito satisfeitos em conseguir adaptar o modelo de aulas para a situação que vivemos hoje, aguardando a hora em que as atividades poderão se normalizar”, diz ele. “Para o próximo ano, o projeto já está preparado para seguir, virtual ou presencialmente, dependendo da situação da pandemia”, completa Antoine.

As aulas de violão e viola do projeto Oficinas de Música Caipira são voltadas aos alunos da escola, mas o coral é aberto a qualquer interessado, e não há limite de idade para participar. Todas as atividades são gratuitas. Para quem se interessar em participar do coral, a dica é acompanhar a página do projeto no facebook, para se informar sobre as novidades: https://www.facebook.com/oficinasdemusicacaipira

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare