Connect with us

Geral

Museu da Cidade amplia acervo com obras relacionadas à cultura africana

imagem 10

O Museu da Cidade recebeu novas obras relacionadas à cultura africana. São obras criadas e doadas por Andrea Mendes em conjunto com o artista Samuel Pérsio. As esculturas podem ser visitadas na Casa de Vidro, ambiente expositivo do museu localizado no Parque Lago do Café. O espaço está aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados, das 10h às 14h. 

 

 

Advertisement

Trata-se de três esculturas em madeira, em grande formato, que celebram adinkras africanas, ou seja, ideogramas. As peças foram produzidas em 2016, por Andrea Mendes, e em 2018, em conjunto com o artista Samuel Pérsio. As obras fizeram parte da mostra “Ogbon Itan, A arte e a história das Áfricas no Brasil”, exibida no mesmo ano na galeria do Sesi Campinas, juntamente às obras tradicionais e contemporâneas africanas do acervo do Instituto Cultural Babá Toloji.

 

 

Advertisement

Para a gestora do museu, Adriana Barão, essa doação é uma das incorporações mais impactantes que o Museu da Cidade recebeu nos últimos anos, tanto no que se refere à importância conceitual quanto por suas conexões com artes visuais, mas principalmente pela conexão com a matriz africana.

 

 

Advertisement

Provocar reflexões

 

O Museu da Cidade também foi o palco da primeira fase do projeto “Ocupação Escritas Ocultadas”, realizado entre agosto e dezembro de 2021, proposto pela artista Andrea Mendes, com curadoria da historiadora Sônia Fardin. Há a previsão de continuidade do projeto em 2022.

Advertisement

 

 

O objetivo do projeto foi provocar reflexões sobre conceitos de arte, memória e celebração, mas, principalmente, indagar sobre a diminuta e seletiva presença, nos acervos institucionalizados que documentam a história da cidade, de objetos narradores da atuação de negros como sujeitos com voz própria na criação cultural, política e científica da cidade, de acordo com a curadora.

Advertisement

 

 

Andrea Mendes, artista e pesquisadora do tema, informa que as peças nomeadas de Nkyinkyim, Woforo Dua Pa e Akoma Ntoso foram concebidas principalmente como discurso artístico em diálogo com o conhecimento estético ancestral africano. “Minha pesquisa visa contribuir com a visibilização da presença potente das artes, das ciências e da ancestralidade africana na história brasileira e, portanto, em Campinas”.

Advertisement

 

 

Por sua vez, Samuel Pérsio afirma que “a realização das peças, moldadas em madeira, realçam as técnicas e artesanias africanas que integram o cotidiano das construções populares brasileiras”.

Advertisement

 

Na expografia de Ocupação Escritas Ocultadas, as três peças tiveram a função de ativadoras da leitura crítica do acervo documental existente no Museu da Cidade para contar a história da cidade. 

 

Advertisement

 

Ficha Técnica do Projeto

 

Advertisement

Concepção Artística e performances: Andrea Mendes

 

Curadoria, pesquisa histórica e textos: Sônia Ap. Fardin

Advertisement

 

Obras contemporâneas – Adinkras: Andrea Mendes e Samuel Pércio

 

Advertisement

Obras de acervo: Coleções do Museu da Cidade – Casa de Vidro – Museu da Cidade

 

 

Advertisement

Descrição das obras incorporadas ao acervo do Museu da Cidade:

 

Nkyinkyim – Escultura em madeira. Dimensões: 200 cm x 120 cm x 98 cm – 2018

Advertisement

 

Woforo Dua Pa a: Escultura em madeira. Dimensões: 210 cm X 210 cm X 70cm – 2018

 

Advertisement

Akoma Ntoso – Escultura em madeira – Dimensões:160 cm x 52 cm x 36cm – 2018

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare