Connect with us

Geral

Mercado Municipal completa 115 anos nesta quarta-feira, 12 de abril

imagem 57

O Mercado Municipal de Campinas, conhecido como Mercadão, completa 115 anos nesta quarta-feira, 12 de abril. A ocasião será marcada por uma boa notícia: a Prefeitura vai investir R$ 6.131.045,22 na remodelação completa da estrutura do prédio e revitalização total da fachada.

 

Os recursos são de convênio com o Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar do deputado Marcos Pereira (Republicanos), com contrapartida do município. As obras devem ser iniciadas em 40 dias. A reforma é mais uma das ações da Administração Municipal para a revitalização do Centro.

Advertisement

 

O presidente da autarquia de Serviços Técnicos de Campinas (Setec), Enrique Lerena, destacou a importância da reforma do Mercadão dentro da revitalização da região central. “As obras no Mercado Municipal têm como finalidade preservar o patrimônio histórico-cultural da cidade. As readequações são necessárias para a continuidade dos serviços, com novas tecnologias, novos equipamentos de refrigeração e iluminação, garantindo conforto e segurança. E também vão contribuir para revitalizar de todo o entorno e atrair mais frequentadores”, disse.

 

Advertisement

Durante as obras, o atendimento será realizado, se possível, dentro do mercado ou em tendas instaladas na área externa. A estrutura removível e climatizada foi licitada pela Setec, responsável pelos custos, para garantir a continuidade do serviço.  

 

Edson Shimabukuro, presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal, acredita que a reforma do espaço trará bons frutos tanto para quem trabalha como para quem visita o Mercadão. “É uma reforma grande, que envolve muita coisa. Mas as expectativas são boas. O projeto é muito bonito e, depois da restauração, o mercadão vai atrair mais pessoas e as vendas também vão aumentar”, disse. “Temos que pensar no futuro”, completou.

Advertisement

 

As obras

 

Advertisement

As obras contemplam a reforma física, com a substituição total da fiação elétrica, nova canalização de esgoto, revitalização da fachada e construção de um mezanino sobre os boxes, na parte central do mercado. Também compreendem a instalação de iluminação especial no interior e na área externa do Mercadão.

 

A licitação da reforma e revitalização do Mercado Municipal foi concluída no último dia 6 de abril, com a publicação da homologação no Diário Oficial do Município (DOM). A empresa vencedora é a RJC Sinalização Urbana LTDA.

Advertisement

 

A autorização da despesa pela Secretaria de Cultura e Turismo foi publicada na edição do DOM desta terça-feira, 11 de abril. O processo agora segue para a Secretaria de Justiça para a redação do contrato e demais trâmites legais. Na sequência, segue para a Secretaria de Infraestrutura para autorização do início das obras. 

 

Advertisement

A história

 

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o Mercado Municipal foi inaugurado em 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia. O edifício de arquitetura mourisca foi construído inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense. 

Advertisement

 

Foi tombado em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e, em 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).

 

Advertisement

O Mercadão é uma das “7 Maravilhas” de Campinas, além de ser o mais antigo centro de compras da cidade. Por um longo período, foi o local de encontro da elite artística e intelectual de Campinas. Numa área de 7.720 metros quadrados, o centenário mercado resiste aos avanços tecnológicos e mantém a singularidade no atendimento e comercialização de produtos peculiares que continuam atraindo a clientela. 

 

Administrado pela Serviços Técnicos Gerais (Setec), autarquia municipal, possui 143 boxes, sendo 98 no prédio central e 45 bancas externas. O Mercadão alia o tradicional e o moderno e oferta aos consumidores grande variedade de lojas e produtos: peixarias, pastelaria, açougues, lanchonetes, lotérica, hortifrutis, doces, tabacaria, artigos religiosos, especiarias, ingredientes para feijoadas, comidas regionais, peças para conserto de fogões, entre outros.

Advertisement

 

Serviço:

 

Advertisement

O Mercado Municipal está localizado no Centro de Campinas, entre a Avenida Benjamin Constant e as Ruas Ernesto Kuhlmann, Barreto Leme e Álvares Machado.

 

O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h30 e, facultativamente, aos domingos, das 7h às 12h.

Advertisement

 

Há estacionamento no local e boas condições de acessibilidade e segurança.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare