Connect with us

Geral

Maio Amarelo: piloto profissional orienta motociclistas sobre circulação segura

imagem 187

Motociclistas de Campinas tiveram nesta segunda-feira, dia 22 de maio, o workshop “Pilotagem preventiva e segurança no trânsito”, com o piloto profissional de motovelocidade Gustavo Ceccarelli, que apresentou orientações detalhadas sobre circulação segura. Participaram 16 condutores. 

 

Promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e realizado no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), o curso intensivo integra a programação do Maio Amarelo Campinas 2023, movimento pela preservação da vida no trânsito. 

Advertisement

 

 

Ceccarelli falou de inspeção preventiva, equipamentos de proteção (capacete, vestuário), curvas, frenagem e estratégias de condução, considerando circunstâncias como ultrapassagens, veículos longos, pilotagem noturna, na chuva e outras adversidades. Também tematizou transporte de cargas, a postura do piloto e passageiro e deslocamentos em grupo. 

Advertisement

 

 

O uso correto do capacete foi um dos principais tópicos discutidos. “O que mais salva nossa vida, não enxergamos: o isopor. Por isso, há data de validade, afinal o material deteriora, resseca, endurece, levando a absorção do impacto a zero”, alertou. O palestrante explicou que os capacetes devem proporcionar segurança, conforto e visibilidade, ficando justos na cabeça, mas não apertados. 

Advertisement

 

 

Após a palestra, houve uma prática de “aguçamento do equilíbrio e da noção de distância em relação aos demais”. Os motociclistas fizeram dois exercícios, contornando cones sem utilizar a embreagem. 

Advertisement

 

 

“O motociclista não pode pilotar no ‘achismo’. O reflexo precisa estar 100% em dia, na certeza do que está fazendo, senão os acidentes são inevitáveis. É equilíbrio dinâmico, em movimento. E a conduta é tão importante quanto qualquer tipo de pilotagem”, destacou Ceccarelli, que é instrutor da Honda, BMW, Triumph e Indian e piloto de teste para as revistas Duas Rodas, Moto e Técnica, Autoesporte e Moto Adventure.

Advertisement

 

 

O workshop oferecido hoje também compõe o Programa de Educação e Segurança Viária para Motociclistas lançado pela Emdec. 

Advertisement

 

 

No portal www.emdec.com.br, no caminho Educação/Dicas de Segurança – Motociclista, a empresa disponibiliza, em parceria com o Centro de Treinamento da Honda (CETH), a apostila “Técnicas de Pilotagem – Fundamental”, com diversas orientações que foram trabalhadas no evento. Acesse a publicação completa em bit.ly/técnicas_pilotagem. 

Advertisement

 

 

Maio Amarelo Campinas 2023 

Advertisement

 

O movimento entra nos últimos dez dias com vasta programação educativa, incluindo passeio ciclístico na região do Campo Grande e simulação de atendimento a vítimas de trânsito.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare