Connect with us

Geral

Lagoa do Taquaral terá oficina para ciclistas e minicircuito de trânsito

imagem 169

As ações do Movimento Maio Amarelo serão levadas ao Parque Portugal, na Lagoa do Taquaral, neste domingo, 21 de maio, entre 8h e 11h. Uma parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Shimano promove uma oficina para ciclistas, que oferece manutenções gratuitas nas bikes. Educadores da Emdec darão dicas de segurança para os ciclistas.
No mesmo dia, o minicircuito de trânsito da Emdec será levado ao evento de abertura da “Semana Municipal do Brincar”, realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. O evento ocorre no Parque Portugal, entre 10h e 14h, e promove diversas atividades recreativas para o desenvolvimento integral da criança.
No minicircuito de trânsito, as crianças aprendem as regras de circulação em calçadas, ciclovias e ruas, nos papeis de pedestres, ciclistas e motoristas. O percurso é realizado de forma lúdica e os educadores também explicam sobre pontos de ônibus, sinalização e vagas exclusivas.
A realização envolve ainda o Primeira Infância Campineira (PIC) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e tem o apoio das secretarias de Cultura, Educação, Esportes, Sanasa, Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.
Saúde e Sustentabilidade
Também na Lagoa do Taquaral, estudantes de enfermagem da PUC-Campinas promovem a Caminhada “Saúde e Sustentabilidade”, a partir das 8h30. Ao longo do evento, uma equipe dará orientações sobre o tema “Prevenção de Acidentes de Trânsito – Maio Amarelo”.
Av. JBD recebe 2ª edição de “A vida pede passagem”
Cerca de 100 pedestres foram coroados como reis e rainhas da circulação na segunda edição da Campanha “A vida pede passagem”, realizada nesta sexta-feira, 19 de maio, em frente ao campus II da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), no Jardim Roseira. Este ponto da Avenida John Boyd Dunlop está entre os locais mapeados com altos índices de acidentalidade e conta com alto fluxo de pedestres que acessam a universidade, o Hospital da PUC e a Estação BRT Roseira.
Na ação, os pedestres são convidados a atravessarem o cruzamento na faixa em um tapete vermelho, com capa, coroa e cedro. Educadores da Emdec orientam sobre os cuidados necessários no momento da travessia.
A terceira edição da campanha será realizada na quarta-feira, 24 de maio, a partir das 11h, na região Central, no cruzamento das avenidas Dr. Moraes Salles e Francisco Glicério.
Confira as próximas ações do Maio Amarelo:
21/05 – Domingo | 8h às 11h
Oficina para ciclistas e minicircuito de trânsito
Parque Portugal – Lagoa do Taquaral
22/05 – Segunda | 8h30 às 12h
Workshop “Pilotagem preventiva e segurança no trânsito”
Av. Comendador Aladino Selmi, 1.395, Amarais (Sest Senat)
O piloto profissional de motovelocidade Gustavo Ceccarelli oferecerá um curso intensivo teórico e prático de curta duração, com orientações de pilotagem segura. Ceccareli é instrutor de pilotagem pela Honda, BMW, Indian e Triumph e piloto de teste para revistas Duas Rodas, Moto e Técnica, Autoesporte e MotoAdventure.
Informações: bit.ly/pilotagem_segura.
23/05 – Terça-feira | 13h30 às 17h
P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude).
Estudantes da Escola Estadual “Prof. Moacyr Santos de Campos” visitam a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da Unicamp, conversam com vítimas de acidentes de trânsito e assistem a palestras de conscientização.
Informações: https://programapartybrasil.wordpress.com
23/05 – Terça-feira | 8h30
Palestra “Mobilidade Urbana e Segurança Viária”
Senai – Rua Pastor Cícero Canuto de Lima, 71, São Bernardo
Palestra realizada por educadores da Emdec em empresas e instituições
23/05 – Terça-feira | 9h às 12h
Blitz educativa para motociclistas
Avenida Ruy Rodriguez (sentido Centro), altura do Atacadão
24/05 – Quarta-feira | 8h30 às 10h30
Palestra “Mobilidade Urbana e Segurança Viária”
Sanasa
Palestra realizada por educadores da Emdec em empresas e instituições
24/05 – Quarta-feira | 11h às 13h30
Campanha “A vida pede passagem”: abordagem educativa de pedestres
Avenida Dr. Moraes Salles x Avenida Francisco Glicério
25/05 – Quinta-feira | 8h30 às 12h30
1º Seminário Revivacidade
Universidade Presbiteriana Mackenzie – Avenida Brasil, 1220, Jardim Guanabara
Abordará os temas visão zero, sistemas seguros, gestão da velocidade e desenho seguro.
Público: técnicos da Emdec, secretarias, autarquias, universidades e conselhos municipais.
Inscrições: bit.ly/1seminariorevivacidade
25/05 – Quinta-feira | 15h às 17h
Blitz educativa para motociclistas, parceria com a AB Colinas
Avenida Ruy Rodriguez (sentido bairro), altura do Atacadão
26/05 – Sexta-feira | 8h30 às 12h
Workshop “Pilotagem preventiva e segurança no trânsito”
Aeroporto Internacional de Viracopos | Rodovia Santos Dumont, km 66, Parque Viracopos
O piloto profissional de motovelocidade Gustavo Ceccarelli oferecerá um curso intensivo teórico e prático de curta duração, com orientações de pilotagem segura. Evento fechado a colaboradores diretos e indiretos do aeroporto.
Com o lema “Toda vida importa. No trânsito, escolha a vida”, o Movimento Maio Amarelo 2023 busca alertar sobre os índices de mortos e feridos no trânsito e mobilizar a sociedade para uma cultura de segurança viária. As ações do Movimento Maio Amarelo seguem até o dia 31 de maio. Acesse a programação completa no hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo .

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare