Connect with us

Geral

Guarda Municipal divulga balanço de ações ao longo da pandemia de covid-19

imagem 169

 

O balanço de ações exclusivas da Guarda Municipal (GM) de Campinas durante a pandemia de covid-19 foi apresentado nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, durante transmissão ao vivo nas redes sociais do prefeito Dário Saadi. Foram 32.187 ações realizadas entre 2020 e 2021, incluindo autuações por infração sanitária, ocorrências por descumprimento de medidas sanitárias e desrespeito às leis do Pancadão e de perturbação do sossego. Iniciativas para coibir aglomerações também levaram à abordagem a 77.316 pessoas somente em 2021.

 

Advertisement

 

Segundo o prefeito Dário Saadi, as medidas da corporação foram fundamentais no combate à covid-19. “São números imensos. A GM fez operações como o Toque de Recolher, Barreiras Sanitárias, Aglomeração Zero, além da escolta e segurança das vacinas nos Centros de Saúde e de Imunização”, computou.

 

Advertisement

 

O secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias, enfatizou a importância do trabalho conjunto, coordenado sobretudo pelo Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo novo Coronavírus (covid-19), “que demonstrou a coordenação de órgãos capazes de dar conta da capilaridade do nosso território e agregar órgãos internos e externos como as forças de segurança estaduais, Setec, Seplurb e Emdec”, disse.

 

Advertisement

 

Além disso, segundo ele, as iniciativas tomadas em Campinas foram replicadas por outros municípios e até pelo Estado. Entre estas providências levadas a outras comunidades, o secretário cita o Toque de Recolher e as Barreiras Sanitárias, medidas idealizadas pelo prefeito Dário Saadi.

 

Advertisement

 

Falando das ações exclusivas da GM, o secretário de Segurança apontou que, em média, “foram 46 ocorrências por dia somente relacionadas ao descumprimento de medidas sanitárias. E sem prejuízo de todo o trabalho que a Guarda tem, de resguardar a segurança pública de nossa cidade”, contou.

 

Advertisement

 

A GM atuou em 11.238 ações por descumprimento de medida sanitária, sendo 6.495 em 2020 e 4.743 em 2021. Também aplicou 634 autuações por infração sanitária: 416 em 2020 e 218 em 2021.

 

Advertisement

 

Ainda que com dados expressivos, o secretário fez questão de frisar que o “maior número que não foi possível mensurar é o de vidas preservadas com todas essas ações”.

 

Advertisement

 

 

2021 sem aglomerações

Advertisement

 

 

Em 2021, com o intuito de conscientizar a população, a GM abordou 27.127 veículos e orientou 45.201 pessoas durante o Toque de Recolher. Todos eram orientados a voltar para casa se o deslocamento não fosse emergencial ou por trabalho. Como a atividade era educativa, não houve multa ou punição. Os bloqueios tiveram parceria das Polícias Militar e Civil e foram realizados entre 20h e 5h.

Advertisement

 

 

Já as Barreiras Sanitárias ocorreram nos feriados. Blitze foram formadas nas principais vias de acesso a Campinas para orientar motoristas de outras cidades a voltar para seu município de origem se não estivessem vindo à cidade por motivos emergenciais. De 26 de março a 4 de abril, 3.442 veículos foram abordados e 6.204 pessoas, orientadas.

Advertisement

 

 

Nas madrugadas de junho a agosto, as equipes também realizaram a Operação Aglomeração Zero para inibir e/ou dispersar concentrações em vias públicas, praças e locais próximos a bares, restaurantes e estabelecimentos que vendiam bebida alcoólica. Foram 25.911 pessoas dispersadas.

Advertisement

 

 

Lei do Pancadão e Perturbação de Sossego

Advertisement

 

 

A Guarda Municipal intensificou ainda ações relacionadas à Lei do Pancadão e ocorrências por perturbação do sossego durante o auge do período pandêmico. A medida foi utilizada como mais um reforço para inibir aglomerações.

Advertisement

 

 

A Lei do Pancadão, em vigor desde janeiro de 2015, proíbe o som alto em carros, o que perturba o sossego público. O limite máximo de volume é de 50 decibéis durante o dia e 45 decibéis à noite. Som alto em residências ou estabelecimentos também pode caracterizar perturbação do sossego.

Advertisement

 

 

Foram 4.953 ocorrências atendidas (3.052 em 2020 e 1.901 em 2021) relacionadas à Lei do Pancadão e 15.632 por perturbação do sossego (8.094 em 2020; 7.268 em 2021).

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare