Connect with us

Geral

Gênesis planta 1.200 árvores para recuperar área na Fazenda Chapadão

imagem 137

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) realizou o plantio de 1.200 mudas de árvores nativas na manhã desta quarta-feira, dia 17 de novembro, na 28ª Brigada de Infantaria Leve (BIL), em Campinas, na Fazenda Chapadão, localizada na Avenida Soldado Passarinho, Jardim Chapadão. Servidores da FJPO e uma equipe de 70 soldados do exército começaram um trabalho para recuperar a arborização de um trecho da fazenda. O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, o secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, e o presidente da Mata de Santa Genebra, Cidão Santos, também plantaram mudas.

 

 

Advertisement

Na sexta-feira, 19 de novembro, será realizado o plantio de mais 1.000 mudas na Área de Preservação Permanente (APP) Córrego do Guará, que faz parte do Corredor Ecológico Mata de Santa Genebra, localizada na rua Marcolina Mendes Leme, s/nº, Vila Santa Isabel.

 

 

Advertisement

As ações são parte do projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas da Mata de Santa Genebra, que pretendem plantar 3.500 mudas em Campinas até o final de 2021 e é promovido pela FJPO em parceria com a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Serviços Públicos e com o Exército, além de instituições privadas e com o envolvimento da sociedade.

 

 

Advertisement

“Foi um plantio que faz parte do projeto Gênesis e que foi ótimo para aquela região. Foram plantadas mudas ao lado de uma pequena floresta que já existe no local e que a partir de agora vai, praticamente, dobrar de tamanho”, disse o presidente da FJPO, Cidão Santos. “Demos mais um passo. É um trabalho de formiguinha e a participação do 28º BIL, do Exército brasileiro, foi valiosa nesta luta pela preservação e manutenção do nosso meio ambiente para aumentar cada vez mais a cobertura de floresta e principalmente de árvores nativas”, completou.

 

 

Advertisement

“É primordial dar seguimento neste plantio de árvores Florestas Urbanas. As 1.200 árvores é um plantio bem significativo. Este é um período de chuvas que deve durar até março e muito importante para intensificar os plantios e isto está sendo feito pela Fundação José Pedro de Oliveira”, disse o secretário do Verde, Rogério Menezes. “A Secretaria do Verde tem, através de compensações ambientais e de serviços firmados em licenciamento ambiental, tem destinado mudas que são direcionadas a FJPO”, explicou o secretário.

 

 

Advertisement

“Nós estamos sentindo o impacto das mudanças climáticas no nosso dia a dia e isso afeta a qualidade de vida na cidade. É por isso que este trabalho, dos Construtores de Florestas, é tão importante para restaurar a vegetação na nossa cidade e assim possuir um ambiente melhor, mais saudável, não só para nós para as futuras gerações”, afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella.

 

 

Advertisement

“Esta área do exército é importante porque as nascentes e córregos presentes na área fluem para a Zona de amortecimento da Mata de Santa Genebra formando um corredor ecológico. Por isso é fundamental recuperar as Áreas de Preservação Permanente desses córregos e nascentes”, explicou a diretora do Departamento Técnico Científico da Mata de Santa Genebra, Sabrina Kelly Batista Martins.

 

 

Advertisement

Foram plantadas mudas árvores nativas e frutíferas da Mata Atlântica como jequitibá, jatobá, pau d’alho, uvaia, pitanga, entre outras. O projeto tem o objetivo de formar florestas urbanas em trechos de parques, praças e áreas degradadas.

 

 

Advertisement

Foram realizadas atividades de manejo de espécies problemas; revolvimento do solo; abertura das linhas de plantio e berço; plantio de espécies nativas; tutoramento e irrigação das mudas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare