Connect with us

Geral

Força-tarefa fiscalização: saldo de 59 festas clandestinas e 71 pancadões

imagem 148

O balanço final da Operação Sem Carnaval da Prefeitura de Campinas foi divulgado nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro. Foram flagradas 59 festas clandestinas e 71 ocorrências enquadradas na Lei do Pancadão. A força-tarefa de fiscalização foi realizada entre sexta-feira (dia 13 de fevereiro) e até madrugada desta quarta-feira, e teve como objetivo coibir festas clandestinas, aglomerações, estabelecimentos funcionando além do horário permitido pelas regras do Plano São Paulo, entre outros, na época em que ocorreriam as festividades de Carnaval.

 

Neste período de cinco dias, a Guarda Municipal dispersou cerca de 21,5 mil pessoas que estavam em 59 festas clandestinas. A GM também atendeu 71 ocorrências relativas à Lei do Pancadão, que resultaram em 10 apreensões de veículos; 181 atendimentos de perturbação do sossego público; e 72 de descumprimento de medida sanitária.

Advertisement

 

Nos estabelecimentos comerciais, os fiscais da força-tarefa realizaram 291 vistorias, que geraram 38 intimações, 28 multas e 14 fechamentos. 

 

Advertisement

O secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi, explicou que a Guarda Municipal esteve nas ruas com efetivo ampliado, como seria em uma época normal de Carnaval. Além da Guarda Municipal e da Polícia Militar, a fiscalização contou com fiscais dos outros setores que compõe a força-tarefa da Prefeitura: Vigilância Sanitária, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde; Defesa Civil; Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e Setec (Serviços Técnicos Gerais).

 

Os estabelecimentos que não cumprem as orientações sanitárias contra o novo coronavírus recebem multa no valor de 400 UFICs (Unidades Fiscais de Campinas), equivalente a R$ 1.515,44. Em caso de reincidência, a multa dobra. Nos casos de flagrante de aglomeração, Guarda Municipal atuou na dispersão das pessoas, dentro das medidas de segurança previstas para evitar tumultos.

Advertisement

 

O efetivo da Guarda Municipal continuará nas ruas para coibir aglomerações e descumprimento das medidas sanitárias.

 

Advertisement

A Prefeitura de Campinas possui um canal de comunicação, o telefone 156, para recebimento de denúncias da população. A Guarda Municipal também pode ser acionada sobre as irregularidades pelo telefone 153.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare