Connect with us

Eventos

Festival de atrações: gastronomia e show marcam o aniversário de 223 anos de Sousas e Joaquim Egídio

joaquimEgidio

Pela primeira vez os distritos comemoram a data de aniversário

Sousas e Joaquim Egídio comemoram, neste dia 23 de novembro, o aniversário de 223 anos. Para celebrar a data haverá uma série de atividades, entre elas, caminhada ecológica, passeio de jardineira nos pontos históricos da região, além de food truck de comida típica italiana, corte de bolo, orientação para obtenção de cidadania italiana, shows e bandas de pop rock, na Praça Beira Rio.

As festividades começam às 8h, com a caminhada ecológica saindo da Estação Ambiental, marco zero do distrito de Joaquim Egídio. No final da caminhada o grupo se concentra na Praça Beira Rio, em Sousas, onde será oferecido café da manhã aos participantes.

A Orquestra da Câmara de Campinas participará do evento. Estão confirmadas as presenças do prefeito, Jonas Donizette, do deputado federal Carlos Sampaio, do presidente da Câmara Municipal, Marcos Bernardelli, do presidente da Sanasa, Arly de Lara Romeu, e dos presidentes do Ceasa, Wander Villalba, e da Setec, Arnaldo Salvetti, além de secretários e subprefeitos dos distritos.  

Advertisement

Participam também entidades italianas de Campinas, Casa de Itália, o cônsul da Itália em Campinas, Álvaro Cotomacci, Vittório Palumbo, presidente da Società Italiana Lavoro e Progresso, e o Patronatto Italiano e Associazioni Cristiane Lavoratori Italiani de Campinas, Paulo Moretti. Na ocasião, descentes dos imigrantes italianos, que representam quase 90% da população local, relembram as memórias dos imigrantes.

A estimativa dos organizadores é receber cerca de 10 mil pessoas. “O aniversário dos distritos, não só se tornará o mais importante evento de Campinas, como também será a vitrine da gastronomia italiana na Região Metropolitana. A valorização, a preservação dos costumes e a cultura, contribuem com a preservação do meio ambiente da região”, afirma Sandra Venâncio, organizadora do evento.

 

História dos distritos:

Advertisement

A história se inicia em 1796, quando as terras de fazendas daquela região começam a ser partilhadas aos sesmeiros. 

O início do povoamento de Sousas aconteceu em 1830, quando Aleixo Antônio de Godoy e Bernardo José Sampaio, imbuídos do mesmo espírito aventureiro, resolveram construir uma ponte de madeira.

O povoamento foi crescendo e se transformou em um pequeno arraial que se tornou conhecido como “Ponte do Arraial”, a ponte mais conhecida de Sousas.

Advertisement


A introdução da cultura do café em meados do mesmo século trouxe nova dinâmica econômica para a região, atraindo mais moradores, inclusive os imigrantes italianos.

Embora integre um município, o distrito manteve quase que intactas características de vila rural, cidadezinha que nasceu e cresceu à sombra dos cafeeiros. Apesar de a industrialização não ter alcançado direta e expressivamente Sousas e Joaquim Egídio, os distritos permanecem protegidos desse processo, quase que esquecido.

Já o distrito de Joaquim Egídio, antes de receber este nome, em 1894, era chamado de Laranjal, dada a grande quantidade de laranjeiras plantadas entre os cafezais. Não existem dados precisos a respeito das origens de sua fundação, embora algumas casas construídas em sua área datem da década de 1840.

Advertisement

Outro detalhe a seu respeito é que, apesar de seu nome atual (Joaquim Egídio) ser uma homenagem ao neto do Marquês de Três Rios, o provável fundador do então  vilarejo foi o major Luciano Teixeira Nogueira.

Os distritos tentaram se emancipar se transformando em município, nos anos de 1995 e 1999, mas os processos se encontram com a tramitação suspensa na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A data de fundação dos distritos foi oficializada no dia 03 de outubro de 2011, através de um projeto de Lei do ex-vereador Sebastião Torres. 

Advertisement

Programação:

 

O evento tem início às 8h, com uma caminhada ecológica saindo da Estação Ambiental de Joaquim Egídio seguindo pela trilha do bonde.  O grupo segue até a Praça Beira Rio para o café da manhã.

Após as solenidades e o corte do bolo, os participantes poderão fazer passeios turísticos transportados por uma antiga jardineira. O final do passeio acontece na Estação Ambiental, onde serão exibidos slides de fotos da imigração italiana. Os participantes também poderão conhecer a história das fazendas e aprender um pouco sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.

Um posto do Patronato Italiano de Campinas e da Associazioni Cristiane Lavoratori Italiani montado especialmente para o evento, estará de plantão para atender o público e tirar dúvidas na obtenção da cidadania italiana.

Advertisement

Durante todo o dia, uma longa programação de shows toma conta do palco central da Praça Beira Rio com food truck e barracas de comida típica italiana. Também haverá a venda de chope, cervejas, sorvete, água e refrigerantes.

Sousas viveu no passado os encantos do romantismo das serestas, e para os enamorados, o grupo se apresenta às 19h na praça. Também está confirmada a apresentação da dupla Wagner e Faty, moradores da região.

pop rock está bem representado com Oldy Youngs, O Ciclo, Attitude, Doriva e Banca Sinca, que toca o rock clássico dos anos 50, 60 e 70. Diretamente de São Paulo, Mamonas Psicodélicas prometem arrasar no palco.

Advertisement

Na praça de alimentação, os organizadores prometem o melhor da cuccina italiana, como o cannoli da Doceria Do Calippo, a palha italiana, os queijos do Empório Rizza, a massa da La pasta Loca. Para os amantes da batata, a Batata Legal prepara a melhor batata rústica com alecrim da cidade. E para matar a sede, o público pode degustar um delicioso chope e vinhos ou saborear um delicioso gelato.

Serviço:

 Aniversário de 223 anos dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio

Data: 23 de novembro, das 8h às 22h

Local: Praça Beira Rio

Advertisement

Gratuito

Caminhada Ecológica às 8h

Estação Ambiental de Joaquim Egídio

Advertisement

Rua Manoel Herculano da Silva Coelho, 214 

Passeios de Jardineira às 11h

Praça Beira Rio

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare