Connect with us

Geral

Exposição fotográfica retrata rotina de brincadeiras no cotidiano escolar

imagem 173

Uma exposição fotográfica com o registros das crianças brincando ao ar livre e com elementos da natureza integra a programação da Semana do Brincar, realizada pela Prefeitura de Campinas. As imagens que retratam as vivências do brincar no cotidiano das escolas municipais de educação infantil e das entidades conveniadas e colaboradoras ficarão expostas no Saguão do Paço Municipal entre os dias 22 a 26 de maio.

A mostra é uma iniciativa do comitê intersetorial do Plano Primeira Infância Campineira (PIC). A proposta da reprodução dessas imagens, de acordo com o coordenador do comitê do PIC, Thiago Ferrari, é um convite à reflexão para incentivar uma infância com menos tela e mais terra.

“Essa exposição é o resultado dos registros feitos durante as atividades de rotina nas nossas escolas de educação infantil e o quanto as brincadeiras ao ar livre são importantes para o desenvolvimento integral das crianças. São muitos os benefícios desse tipo de atividade que estimula os sentidos, o convívio social, além de ser muito saudável”, detalha o coordenador.

Advertisement

O PIC tem um eixo específico sobre o direito de brincar que apresenta uma série de propostas para garantir que a criança tenha ampla oportunidade para se divertir. Nesse contexto, a mostra fotográfica é um convite para a retomada de um cotidiano mais simples e natural, sem pressa, com mais leveza, menos consumismo, com mais passatempos ao ar livre e brinquedos não estruturados que incentivem a imaginação, menos coisas e mais experiências sensoriais.

O evento é realizado por meio de uma parceria com as secretarias municipais de Educação; de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e tem o apoio do Departamento de Gestão Predial (DGP) da secretaria de Administração.

Semana do Brincar
Aberta neste domingo, 21 de maio, na Lagoa do Taquaral, a Semana do Brincar de Campinas, neste ano traz o tema “A natureza do brincar”. As atividades seguem até o dia 28 de maio. 
As ações da Semana buscam promover a convivência familiar e comunitária, além de estimular o respeito ao próximo e o desenvolvimento das crianças. A organização é da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. O evento faz parte do calendário oficial da ONU e é celebrado em diversos países na semana do Dia Mundial do Brincar, em 28 de maio. A Semana do Brincar foi instituída no calendário oficial de Campinas por meio da Lei Municipal nº 15.606/2018 e regulamentado pela Decreto nº 19.956/2018.
Como parte da programação, a Prefeitura lançou um site específico sobre brincadeiras infantis – “Brincar é PIC”, que pode ser acessado pelo link https://piccampinasprimeir.wixsite.com/brincar. A iniciativa é do PIC.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare