Connect with us

Eventos

Casa de Vidro do Museu da Cidade recebe exposição fotográfica que retrata a vida urbana vista através da janela, a partir do dia 10

Casa de Vidro

A Casa de Vidro do Museu da Cidade, localizada no Lago do Café, em Campinas, abre suas portas para a exposição fotográfica Construções Poéticas da fotógrafa campineira, Juliana Engler. A exposição oferece um olhar único sobre a vida urbana, vista através da janela de sua casa e registrada pela lente do seu celular a partir de março 2020, em um momento em que o mundo se recolheu devido à pandemia de Covid-19. A abertura da exposição será celebrada dia 10 de novembro, 19h, e as visitas seguirão até 9 de dezembro.

A mostra conta com 14 imagens de 50cm x 50cm impressas em painéis de acrílico, uma vez que este material traz um diálogo interessante com o conceito do trabalho pelos reflexos e transparências possíveis. Com curadoria de Ana Helena Grimaldi e Carolina Engler, além das fotos registradas no período pandêmico, foram incluídas também novas imagens da artista, inéditas e confeccionadas especialmente para a exposição.

Conexões por meio da fotografia

Advertisement

A exposição Construções Poéticas mergulha na experiência humana durante tempos desafiadores. Juliana Engler, ao se deparar com a contingência da pandemia, transformou sua janela em um espelho-lente para explorar as complexas relações entre o dentro e o fora. Capturou a solidão e o silêncio que permeavam a vida cotidiana, revelando reflexos que se ampliaram, modificaram e multiplicaram preenchendo as ruas da cidade.

“A exposição é um convite para questionar como habitar e criar novas realidades a partir das imagens que enxergamos.  As fotos retratam como a janela se tornou um ponto de encontro e intersecção entre o eu e o mundo exterior, transformando superfícies distantes em experiências íntimas e poéticas. Essa experiência também mostrou as possibilidades da fotografia por celular, democratizando a arte”, destaca a artista. 

Depois da temporada na Casa de Vidro, a exposição irá percorrer por mais locais de Campinas. Uma parte do acervo vai para o Museu da Imagem e do Som (MIS) entre 12 de dezembro e 11 de janeiro. As outras fotos irão para e Casa da Cultura Fundação Cultural de Itajaí e ficarão expostas de 11 de dezembro a 11 de janeiro.

Advertisement

Oficina Fotografia Autoral e Celular

A oficina Fotografia Autoral e Celular também faz parte do projeto e será realizada gratuitamente nos dias 11, 13 e 15 de dezembro na Casa da Cultura Fundação Cultural de Itajaí. A estrutura do curso foi projetada para abordar não apenas aspectos técnicos, mas também para incentivar os participantes a desenvolverem uma visão autoral e artística. A oficina introduz o conceito de mobgraphia, que explora a criação de arte fotográfica por meio do celular, e oferece atividades práticas e análises de imagens para ajudar os participantes a aprimorar suas habilidades. Destinada ao público jovem e adulto, serão oferecidas 20 vagas.

O projeto Construções Poéticas foi contemplado e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.

Advertisement

Juliana Engler

Juliana Engler é fotógrafa e designer de moda formada pela Faculdade Santa Marcelina. Em 1998 fundou o Ateliê Cromo na cidade de Campinas junto com sua irmã, também fotógrafa, atuando desde então tanto na área pedagógica, comercial e artística do ramo fotográfico.

Já participou de inúmeras exposições e recebeu diversos prêmios em importantes salões brasileiros, como o Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba, Prêmio Revelação de Artes Plásticas de Americana, Mapa Cultural Paulista, Fundo de Investimento de Cultura de Campinas – FICC, ProAC, dentre outros.

Advertisement

Além das aulas no Ateliê Cromo, tem lecionado em projetos do SESC, da Prefeitura Municipal de Campinas, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, do Senac e do Sesi.

Serviço

Exposição Construções Poéticas

Advertisement

Juliana Engler

Abertura: 10 de novembro, 19h

Onde: Casa de Vidro – Museu da Cidade

Advertisement

Rua Heitor Penteado, 2145 – Taquaral – Campinas

Visitações: de 11 de novembro a 9 de dezembro

Horários: de terça a sexta, das 10h ao 12h e das 14h às 17h; e sábados, das 10h às 14h

Advertisement

Entrada: gratuita

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare