Empresas já podem se cadastrar para ser ponto de coleta de doação de ração
O material recebido beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade social, ONGs de proteção animal e protetores independentes que têm dificuldade para alimentar os animais. O objetivo é evitar o abandono de cães e gatos no município. A convocação é baseada no programa Banco de Ração e Utensílios para Animais do Município de Campinas, conforme a lei municipal 16.106/2021 de 29 de abril de 2021.
O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, destacou a participação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), “que foi fundamental neste processo para que a gente pudesse fazer esta interação com a sociedade de forma a viabilizar a implementação do Banco de Rações e Utensílios”, afirmou.
Empresas, comércios, clínicas veterinárias, pet shops e demais pessoas jurídicas interessadas em se tornar ponto de coleta no município de Campinas, devem se cadastrar no Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea), órgão da SVDS. É necessário fazer uma inscrição prévia pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente na Rua das Sapucaias, s/nº, Vila Boa Vista.
O Dpbea fará o cadastro dos locais que serão ponto de coleta e será o responsável pela logística de retirar e armazenar. O CMPDA fará o controle de distribuição da ração quando as doações começarem. O Conselho ficará encarregado de organizar a distribuição aos tutores, ONGs ou protetores que precisam.
As doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas. “Você vai comprar ração para o seu cachorro, vê o anúncio na empresa e resolve comprar uma ração de dois quilos e doar para o banco de ração do município”, disse o diretor do Dpbea, Vagner Bellini.