Connect with us

Indaiatuba

Em live prefeito aborda novas restrições visando reduzir contaminação por coronavírus

imagem 256

Foto: Divulgação

Em transmissão ao vivo realizada nesta sexta-feira (26) por meio das redes sociais da Prefeitura de Indaiatuba, o prefeito Nilson Gaspar (MDB) abordou as novas restrições determinadas pelo Governo Estadual dentro do Plano São Paulo visando reduzir a contaminação pelo coronavírus. No dia de hoje a Direção Regional de Saúde de Campinas, da qual Indaiatuba faz parte, regrediu para a fase 2, denominada laranja, do Plano São Paulo. Além disso começa a vigorar também nesta sexta-feira a restrição de mobilidade para todo o Estado, das 23h às 5h. A medida valerá até o dia 14 de março e visa reduzir aglomerações e festas.

Para o gestor municipal, a manutenção do sistema de saúde é uma preocupação e um desafio para todos os prefeitos da região. “Em Indaiatuba temos estrutura e equipamentos, inclusive para a criação de novos leitos, no entanto, já começa a faltar mão de obra qualificada, como médicos e enfermeiros com qualificação e experiência para atuar nos leitos de UTI, isso sem contar aqueles que se precisam se afastar por testarem positivo para a Covid-19. O nosso maior temor é que o sistema de saúde entre em colapso, em Indaiatuba, na região e no país. Por isso mais uma vez venho pedir a colaboração e a parceria de todos para que possamos vencer o desafio de preservar a vida da nossa população, tomando todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde”, solicitou.

Advertisement

Gaspar também mencionou a preocupação com relação ao aumento exponencial da utilização de alguns tipos de medicamentos utilizados para a intubação, especialmente sedativos e relaxantes musculares. O diretor financeiro do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), Ronaldo José Garcia, que também participou da transmissão, informou que normalmente eram utilizados cerda de 2.900 ampolas desse tipo de medicamento, mas no último mês esse número saltou para 31.000.

“Estamos falando de números de apenas um hospital da nossa cidade, sem contar todos os outros hospitais de Indaiatuba, da região e do país que também fazem uso dessas medicações. Tememos que a produção desses insumos não seja suficiente para todo o Brasil, estamos num momento realmente de alerta”, afirmou o prefeito.

Segundo a secretária de saúde, Graziela Garcia, Indaiatuba soma 14.916 casos da doença, com sendo 3.641 casos registrados de somente no mês de fevereiro (acréscimo de 32,5%) e 355 óbitos, 67 deles ocorridos neste mês (aumento de 23,2%). “Estamos de fato no pico da pandemia, mas em duas semanas podemos melhorar um pouco esses números se tomarmos todas as medidas sanitária indicadas, especialmente evitando as aglomerações e nos protegendo”, reforçou.

Advertisement

Também presente na live, o secretário de segurança pública, Sandro Bezerra Lima, explicou que a Polícia Militar será reforçada e a Guarda Civil Municipal irá atuar em apoio às operações em alguns o pontos onde tradicionalmente há aglomeração de pessoas, como a Concha Acústica, a Praça das Cerejeiras, o Barco e toda a extensão do Parque Ecológico. Segundo ele o objetivo é orientar os frequentadores desses locais e também os proprietários de bares e restaurantes para que fechem as portas nos horários corretos.

Plano SP

Com as novas restrições anunciadas nesta sexta-feira (26) os serviços essenciais e transporte coletivo continuarão funcionando normalmente. Os serviços de delivery e drive/walk thru poderão funcionar até às 23h. O consumo local em bares e demais atividades de geram aglomeração fica proibido.

Advertisement

Na fase laranja todos os setores de comércio e serviços, incluindo academias, salões de beleza e restaurantes, parques públicos e atividades culturais, como cinemas e teatros são permitidos com capacidade de ocupação de até 40% do público máximo do estabelecimento. O funcionamento é autorizado por até oito horas diárias com atendimento presencial entre às 6h e às 20h. Confira abaixo o horário de funcionamento dos shoppings:

Polo Shopping: 12h às 20h

Parque Mall: 10h às 18h

Advertisement

Shopping Jaraguá: das 11h às 19h de segunda a sábado e das 12h às 20h aos domingos. Praça de alimentação diariamente das 12h às 20h.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare