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Indaiatuba

Em balanço Secretaria de Governo destaca fomento de novos negócios

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Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Governo desempenha um papel importante no fomento de novos negócios entre empresários locais por meio dos encontros com empresários, realizados mensalmente. Além disso também compete à pasta atrair investidores para Indaiatuba, gerando novos empregos e movimentando a economia do município. Nesse sentido, a Rodada de Negócios, realizada em julho por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Ciesp (Cento das Indústrias do Estado de São Paulo) contribuiu para a concretização de aproximadamente R$ 2,5 milhões em novos negócios. Participaram do encontro 22 empresas âncoras, que são as compradoras, e 160 representantes de empresas situadas em várias cidades paulistas, entre elas, Indaiatuba, Ribeirão Preto, Limeira, Taubaté, Jundiaí, Americana, Piracicaba, Salto, Itu, Itupeva e da Região Metropolitana de São Paulo.

Os encontros com empresários, promovidos mensalmente no Museu da Água com o objetivo de oferecer capacitações para os profissionais e estreitar a relação entre os empresários, foram ampliados este ano, contando com a participação de aproximadamente 1.700 pessoas. No total foram 16 encontros, nove para empresários, três específicos para o público feminino, dois direcionados para imobiliárias, um para profissionais e empresas de recursos humanos e uma oficina do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Segundo o secretário da pasta, Renato Stochi, os estímulo a novos negócios é de extrema importância e reflete diretamente no desenvolvimento da economia local. “Temos buscado formas de incentivar novos acordos comerciais, beneficiando os empresários e a economia do município, geração de empregos, entre outros benefícios. Em junho firmamos uma parceria com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio Indústrias e Agricultura, por meio da qual foi mantido o Portal de Negócios da Itália, contendo todas as informações italianas com o objetivo de fomentar negócios entre as partes”, ressaltou.

DIMPE II

Renato também destacou o sorteio dos 123 lotes do Dimpe II (Distrito de Micro e Pequenas Empresas), localizado na Estrada do Capovilla, no Bairro Pimenta, realizado em junho. “Esse programa foi criado para beneficiar os pequenos empresários que ajudam a economia do nosso município girar. Com ele damos a oportunidade, principalmente, para aqueles que estão instalados em locais não permitidos pela legislação atual e que, por isso, estavam impedidos de ampliar as instalações de suas empresas e, consequentemente, seus negócios”, explicou.

O sorteio aconteceu na presença de representantes das 341 empresas classificadas. Em novembro o Prefeito Nilson Gaspar (MDB) participou da cerimônia de assinatura dos contratos de compra e venda para as empresas contempladas com lotes do Dimpe II. A partir da assinatura do contrato as empresas terão seis meses para apresentar o projeto de construção; até 18 meses para início das obras, contados da aprovação do projeto de construção; até 30 (trinta) meses, contados da data do alvará de construção, para obtenção do respectivo Habite-se; e até 18 (dezoito) meses, contados da data do Habite-se, para obtenção de Alvará de funcionamento e início das atividades.

2ª DA RMC EM SALDO EM EMPREGO

Pelo segundo ano consecutivo Indaiatuba manteve-se como a segunda colocada da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com o maior saldo na geração de empregos, ficando atrás apenas de Campinas. No acumulado do ano (janeiro a outubro), o município registrou saldo positivo de 2.653 vagas. O número foi puxado principalmente pelo setor de Serviços, responsável pela geração de 1.228 vagas formais de emprego. Na sequência aparecem os setores de Construção Civil e Indústria de Transformação, que criaram 563 e 534 vagas, e comércio com 244 vagas.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), vinculado à Secretaria de Governo, foi bastante movimentado e atendeu mais de 112 mil pessoas em 2019, quase o dobro do total de atendimentos realizados em 2018 (58 mil). O aumento da demanda é atribuído a novas empresas instaladas na cidade, principalmente a um atacadista inaugurado também neste ano e que realizou a contratação de todo o quadro de funcionários pelo posto de atendimento de Indaiatuba.

A unidade é mantida por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que faz intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego. No Posto também é possível fazer inscrição para o seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho, inscrição para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e para o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef). Todos os serviços são gratuitos.

BANCO DO POVO

O número de atendimentos realizados pelo Banco do Povo Paulista, programa de microcrédito para empreendedores, saltou de 699 em 2018 para 1.529 neste ano. O total financiado também cresceu significativamente, passando de R$ 215 mil em 2018 para R$ 484 em 2019. O aumento é atribuído principalmente às alterações nas regras para empréstimos e taxa de juros.

Desde setembro o banco ampliou a linha de crédito de R$ 20 mil para R$ 21 mil para pessoas físicas e MEI (Microempreendedor Individual) e para até R$ 50 mil para Micro Empresa, LTDA, Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). As linhas de crédito, que antes eram oferecidas para empresas com faturamento bruto anual até R$ 360 mil, passaram a ser liberadas para empresas com faturamentos acima desse valor.

PANORAMA

Indaiatuba possui atualmente 870 indústrias cadastradas, cujas atividades predominantes são as indústrias automotivas, mecânicas e metalúrgicas. Na economia do município temos também cadastradas mais 12.650 empresas prestadoras de serviços e 5.103 estabelecimentos comerciais. A cidade ocupa o 27º lugar no ranking de exportações no Estado de São Paulo, com US$ 418,54 milhões, e 12ª no ranking de importações no Estado, com US$ 1.017,94 bilhão. O PIB (Produto Interno Bruto) de Indaiatuba é R$13.490 milhões e o PIB Per Capita é de R$ 56.301,42, com base no ano de 2017.

CATÁLOGO DAS INDÚSTRIAS

O Catálogo das Indústrias de 2019 foi lançado em abril em coquetel com empresários. O produto foi criado para facilitar a comunicação com as empresas locais e fornecer à população um material concreto sobre o parque industrial do município. Desde setembro está aberto o período de cadastro para as empresas interessadas na divulgação no Catálogo das Indústrias 2020. O período para efetuar o cadastro, que é gratuito, seguirá até janeiro de 2020. Os empresários interessados devem efetuar o cadastro através do link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/governo/assuntos-industriais/catalogo-das-industrias/.

Para 2020 a Secretaria de Governo prepara uma inovação nos moldes do Catálogo das Indústrias, que será Catalogo será disponibilizado também na versão eletrônica, em forma de uma aplicativo para celular. Desta forma o instrumento ganhará mais praticidade, facilitando o acesso, e ainda poderá ser atualizado ao longo do ano. O lançamento está previsto para o mês de abril.

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Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

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Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

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NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

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Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

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Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

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