Connect with us

Geral

Conselho da Comunidade Negra de Campinas toma posse e lança cartilha

imagem 170

No Dia Internacional da Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, o prefeito Dário Saadi deu posse ao Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas. Na ocasião, também foi lançada a cartilha “Vidas Negras Importam. Em Campinas também”.

O Conselho é formado por 59 integrantes, sendo 20 titulares e 39 suplentes. Eles atuarão até 2022.

“Quero agradecer a todos que dedicaram parte deste domingo para participar, presencial ou virtualmente, da posse do conselho e dizer que vocês terão portas abertas na Prefeitura para que a gente lute juntos”, disse o prefeito. “O Conselho é importante, mas a posição da Administração Pública também. Por isso, onde pudermos atuar, atuaremos efetivamente para diminuir a desigualdade racial em Campinas e para combater a discriminação racial e a intolerância religiosa”, completou.

Advertisement

Para a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, é preciso união e diálogo para a construção de políticas públicas voltadas para a igualdade racial.

“Eu vejo aqui a construção deste diálogo, quando vejo um presidente da sociedade civil e uma vice-presidente do poder público. A gente também vê este diálogo quando a sociedade civil nos apresenta uma cartilha como esta, um documento rico”, comentou. “É através desta união e deste diálogo que vamos combater o racismo estrutural e a intolerância religiosa”, finalizou.

O presidente do Conselho, Moacyr Barra Grande Filho, explicitou a preocupação com a comunidade negra neste momento, uma vez que os negros têm sido mais afetados pela pandemia. “Prefeito, o senhor tem duas qualidades importantes. A primeira é o entendimento da população negra. E a segunda, por ser médico. Neste momento, precisamos de união, uma união sem racismo e sem intolerância religiosa, tendo o entendimento da saúde”, disse.

Advertisement

Vidas negras importam. Em Campinas também.

A cartilha “Vidas negras importam. Em Campinas também” foi escrita pela socióloga e professora Tayná Victória de Lima Mesquita e inclui conceitos e direitos da população negra.
“Quero agradecer por ter sido convidada para a construção deste documento, dos textos que compõem essa cartilha. Foi uma atividade que me causou muita alegria, não apenas enquanto professora, militante do movimento negro, mas principalmente enquanto cidadã campineira, uma mulher filha que de uma família negra, que vive neste território há mais de 100 anos”, disse Tayná.
O documento foi elaborado em parceria com o Conselho da Comunidade Negra e é simbólico no sentido de demarcar um compromisso da cidade com a promoção da igualdade racial.
Tayná também é autora do livro “Exclusão escolar radicalizada – implicações do racismo na trajetória de educandos do EJA”.

Clique aqui e confira a cartilha na íntegra.

Advertisement

Centro de Referência

Neste dia 21 de março, Campinas também comemora os 5 anos do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa e encerra a campanha “21 dias de ativismo contra o racismo”

Sobre o Conselho

Advertisement

O Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas foi criado em 2001, pela LEI 10.813.
O órgão tem como objetivo debater e estabelecer políticas públicas no município para a promoção da igualdade racial e a garantia de direitos da comunidade negra. Tem ainda a função de fiscalizar as políticas públicas de igualdade racial no município.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare