Connect with us

Geral

Campinas intensifica fiscalização de estabelecimentos na Fase Emergencial

imagem 169

Com a classificação do município de Campinas na Fase Emergencial do Plano São Paulo, a Vigilância Sanitária intensificou as ações de fiscalização, que passaram a ocorrer nos períodos da manhã, tarde e noite, para verificação do cumprimento das medidas de controle e prevenção da Covid 19 por estabelecimentos essenciais. As ações também visam identificar estabelecimentos não essenciais em funcionamento com atendimento no local e averiguar denúncias recebidas via sistema 156, telefone, ouvidoria e Ministério Público.

Nesta sexta-feira, 19 de março, a Vigilância Sanitária realizou três ações de fiscalização com o apoio da Guarda Municipal. As ações ocorreram durante todo o dia e tiveram como base as denúncias recebidas pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária.

Nas ações da manhã e tarde, foram contemplados os bairros Jardim Guanabara, Cambuí, Botafogo, Jardim Paineiras, Jd. Campos Elíseos, Jd .Novo Campos Elíseos, Jd. Yeda e Jd. Capivari. Foram inspecionadas clínicas médicas e hospitais com denúncias de aglomeração nas recepções, supermercados, minimercados, padarias e restaurantes. Durante as inspeções, não foram verificadas situações em desacordo, porém todos os responsáveis foram orientados quanto às medidas de controle para prevenção da infecção pelo novo coronavírus.

Advertisement

À noite, a Vigilância Sanitária do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) realizou uma ação integrada de fiscalização Força-Tarefa Covid-19, com participação do Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor), Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Setec (Serviços Técnicos Gerais), Defesa Civil e Guarda Municipal, no Distrito de Barão Geraldo, incluindo os bairros Vila Santa Isabel e Cidade Universitária. Depois a equipe da Visa com apoio da GM percorreu os bairros Vila Georgina, Jd. das Oliveiras e Jd. Von Zuben.

Na oportunidade, foram verificados estabelecimentos em geral e averiguadas denúncias recebidas sobre falta máscara de proteção por funcionários.

Nas ações, 36 estabelecimentos essenciais foram inspecionados e houve lavratura de um auto de infração devido ao não fornecimento em número suficiente de máscara de proteção aos funcionários. A equipe também orientou os responsáveis sobre a Fase Emergencial e as medidas sanitárias que devem ser adotadas.

Advertisement

Além das ações de fiscalização programadas, a Vigilância Sanitária realiza as inspeções de rotina para licenciamento de estabelecimento, onde todos são orientados quanto a adoção de medidas de controle e prevenção à Covid-19.

Colaboração de todos
A Prefeitura ressalta que intensificou as ações de fiscalização, por meio das equipes do Comitê de Enfrentamento da Covid 19, mas que é fundamental que a população faça a sua parte e contribua para que a cidade possa conter a pandemia.

Festas, reuniões familiares com mais que 10 pessoas, locais com aglomeração de pessoas, estabelecimentos e eventos cujo funcionamento não está autorizado nesta fase emergencial de flexibilização, devem ser denunciados.

Advertisement

As pessoas também devem denunciar estabelecimentos que descumprem as medidas sanitárias. Esta semana, uma academia no Jardim Aeroporto foi interditada. Vinte e cinco pessoas realizavam exercícios físicos dentro do espaço, que mantinha as portas fechadas, o que proporciona maior risco.

Os estabelecimentos que não seguirem as orientações de segurança contra o novo coronavírus recebem multa e, em caso de reincidência, a multa dobra. Já os estabelecimentos considerados não essenciais flagrados com atendimento ao público sofrerão interdição.

As denúncias de descumprimentos às medidas sanitárias impostas pela Fase Emergencial do Plano São Paulo devem ser feitas pelo sistema 156.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare