Connect with us

Geral

Comitiva do Ministério de Água e Meio Ambiente de Uganda visita a Sanasa

imagem 110

Uma comitiva do Ministério de Água e Meio Ambiente de Uganda, na África, acompanhada do consultor brasileiro Robison de Melo, da CES Consulting, que desenvolve um projeto financiado pelo banco KFW, em Uganda, visitou a Sanasa na semana passada para ter uma visão ampla da atuação da empresa de saneamento em Campinas.

 

A visita teve início na Sala de Situação, local que integra todas as informações, desde a captação da água do rio até a execução dos serviços pela cidade. Durante a apresentação, a equipe de Uganda fez diversas perguntas relacionadas à captação, tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, cobrança das tarifas e execução dos serviços. 

Advertisement

 

O Assistente Comissário do Ministério de Água e Meio Ambiente de Uganda, Richard Matua, demonstrou-se empolgado com a apresentação, pois mostra que a Sanasa está bem avançada na questão do abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. “Nosso objetivo é levar este conhecimento de monitoramento instantâneo à Uganda, para que possamos implantar em nosso país também”, destacou. 

 

Advertisement

A programação de visitas incluiu a Estação Produtora de Água de Reúso – EPAR Capivari. A tecnologia empregada no tratamento do esgoto, por meio de membranas ultrafiltrantes, devolvendo aos rios uma água com 99% de pureza, também impressionou a comitiva ugandense. “A Sanasa desenvolve um trabalho excelente, pode-se ver pela qualidade da água de reúso, queremos aplicar também esta tecnologia na Uganda”, elogiou o ministro. Eles também visitaram a Usina Verde de Compostagem, onde todo o lodo das ETEs da Sanasa é transformado em adubo orgânico.

 

 Em Uganda, 72% da população têm acesso à água e o país possui 70% de coleta de esgoto. Diferentemente do que acontece em Campinas, a captação, na maior parte do território, é feita por águas subterrâneas, depois passa por um tratamento de cloração e, então, é transportada aos reservatórios que abastecem os pequenos vilarejos. A National Water and Sewerage Corporation (NWSC), empresa de utilidade pública 100% de propriedade do governo de Uganda, é a responsável pelo abastecimento de água e serviços de esgoto no país.

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare