Connect with us

Geral

Cobertura vacinal contra a gripe está baixa para crianças e gestantes

imagem 325

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira, dia 26 de maio, o balanço atualizado da Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe). Desde o início da iniciativa, em 26 de março, 188.243 pessoas já foram vacinadas. A campanha segue até o dia 3 de junho e a cobertura para os grupos de crianças, gestantes e puérperas ainda está distante da meta. 
A composição das doses da vacina muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus que estão em circulação no período. Por isso, as pessoas precisam se vacinar anualmente, para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia. Este ano, a vacina protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Estão incluídos na campanha de vacinação os seguintes grupos: pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Também estão contemplados os caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
As doses estão disponíveis em 65 Centros de Saúde do município (apenas os CSs Boa Esperança e Joaquim Egídio não aplicam as vacinas). Consulte na página vacina.campinas.sp.gov.br os endereços das unidades. A articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaula Vizelli, chama a atenção das pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha para que procurem os Centros de Saúde e se vacinem o quanto antes, uma vez que, “a vacina leva alguns dias para que o efeito desejado seja alcançado e é preciso proteger as pessoas mais vulneráveis como as gestantes e crianças, cuja cobertura está baixa”. 
Do público-alvo de gestantes, somente 26% das pessoas foram vacinadas, isto é, 2.850 mulheres. Com relação às crianças, a cobertura vacinal está em 30%, com 19.362 doses aplicadas. Já no caso das puérperas, 37% do grupo foi vacinado (665 doses aplicadas). A meta é alcançar 90% de cobertura. Para os idosos, a cobertura está em 80% com 116.985 doses aplicadas e, no caso dos trabalhadores de saúde, 27.924 foram vacinados (53% de cobertura).
Sarampo
Campinas também intensifica a vacinação contra o sarampo. A dose pode ser aplicada ao mesmo tempo que a da gripe. A campanha é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, e a meta é vacinar 95% delas. Foram aplicadas 16.439 doses para esse público, 25% do total. 
Também estão sendo vacinados os profissionais de saúde com doses da vacina contra o sarampo atrasadas. Foram aplicadas 1.542 doses neste público. 
Centros de Educação Infantil
Na segunda-feira, dia 23, a Secretaria de Saúde também iniciou uma estratégia de vacinação contra a gripe e o sarampo em Centros de Educação Infantil (CEI) de Campinas. A previsão é alcançar 60 escolas até o dia 3 de junho.
Nesta semana, sete CEIs estão sendo contemplados na ação. Os pais precisam autorizar a aplicação da vacina, por isso a ação é realizada próximo ao horário de saída, aproveitando a chegada dos responsáveis para buscar as crianças. A vacinação também pode ser autorizada por um termo de consentimento que é enviado com antecedência. Outras ações serão realizadas na próxima semana.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare