Connect with us

Geral

Evento e caminhada destacam a série ‘Sinistros’ de educação de trânsito

imagem 324

O Salão Vermelho do Paço Municipal (Avenida Anchieta, 200, Centro) receberá nesta sexta-feira (27/05), das 10h às 12h, um evento de apresentação da série “Sinistros”, que traz relatos ilustrados de ocorrências de trânsito fatais registradas no município em 2021. O objetivo dos vídeos é orientar sobre segurança viária e conscientizar a população. 
Parceria da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) com o grupo “O que te assombra?”, e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a série foi lançada no Maio Amarelo Campinas 2022, movimento pela preservação da vida no trânsito.  
Na Prefeitura, serão exibidos e discutidos três dos primeiros cinco vídeos da série – episódios 2, 4 e 5. Escolas confirmaram participação. O evento será aberto à população em geral, que também poderá assistir aos episódios e interagir. Não é necessário fazer inscrição.    
Ocorrências fatais
Os cinco vídeos veiculados em maio ilustram ocorrências fatais de trânsito da Avenida John Boyd Dunlop (Satélite Íris e próximo à PUC), Avenida das Amoreiras, Avenida San Conrado e Avenida Francisco Glicério. Todos são publicados em www.emdec.com.br/seriesinistros e nas redes sociais da Emdec. Os primeiros quatro já foram lançados, nos dias 16, 19, 20 e 25. O último, que relata uma ocorrência na Avenida Francisco Glicério x Rua General Osório, será divulgado amanhã.   
Desenvolvidas em estilo draw my life, as peças narram e analisam as causas das fatalidades, com depoimentos dos Agentes da Mobilidade Urbana que realizaram os atendimentos. Os roteiros detalham os fatos, exploram fatores de risco e incentivam mudanças de comportamento.  
Os casos foram selecionados entre 144 que resultaram em óbitos no ano passado. A numeração segue a que foi utilizada pelo Comitê Intersetorial de Análise de Acidentes do Programa Vida no Trânsito. 
Na sequência do painel, os participantes serão convidados a caminhar pelas avenidas Benjamin Constant e Francisco Glicério até o Largo do Rosário, onde será instalado um dos cinco laços colocados perto dos locais das ocorrências. No laço, haverá um QR Code, para que os munícipes apontem o celular e acessem a página www.emdec.com.br/seriesinistros.
Presenças confirmadas
Estarão presentes no evento o presidente da Emdec, Vinicius Riverete; o secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires; a gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec, Roberta Mantovani; o gerente de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomas de Sá; a analista de Educação da Emdec, Flávia de Matos Rodrigues; a analista de Mobilidade Urbana da Emdec, Silvia Aparecida Longhi.
A apresentação terá, ainda, a participação do compositor, roteirista e idealizador do criativo “O que te assombra?”, Thiago de Souza; do diretor de Turismo da Prefeitura, Eros Vizel; e da responsável pelo Núcleo de Violência e Acidentes do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Crivelaro Ferreira, também à frente do Programa Vida no Trânsito em Campinas   
Por que ‘sinistro’ de trânsito? 
Porque “acidente” sugere um evento casual e inevitável, mas acidentes podem ser evitados. “Sinistro” também expressa dano, desastre, sem esta relação com fortuito ou inesperado. Por isso, está sendo gradualmente usada no Brasil a definição “sinistro de trânsito”, não “acidente de trânsito”, já que acidentes são passíveis de prevenção.
Redes sociais da Emdec 
Os vídeos podem ser assistidos em www.emdec.com.br/seriesinistros, nas redes sociais da Emdec – (https://www.facebook.com/EmdecOficial,
https://www.instagram.com/emdecoficial e
https://twitter.com/emdecoficial) – e no  YouTube da empresa (https://www.youtube.com/emdecoficial). Estão previstos outros seis até novembro.  
O que te assombra? 
Saiba mais sobre “O que te assombra?” no YouTube (https://youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA) e Facebook (https://www.facebook.com/oqueteassombra).
Blitz educativa 
Também nesta sexta-feira, a partir das 9h, a Praça João Amazonas receberá uma blitz educativa da Campanha 3Rs (www.emdec.com.br/Campanha3Rs
– respeitar a sinalização, repensar comportamentos, reduzir a velocidade). A operação será uma parceria da Emdec com a Guarda Municipal (GM), concessionária CCR AutoBAn e Yamaha. Serão distribuídos vouchers de troca de óleo aos motociclistas durante o evento. 
Veja a programação das atividades presenciais e acesse materiais do Maio Amarelo Campinas 2022 em www.emdec.com.br/maioamarelo.  

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare