Connect with us

Geral

Cigarro ajuda combater ao coronavírus?

coronaVirus 1

Uma pesquisa feita por pesquisadores franceses mapearam que um percentual pequeno dos infectados pelo novo coronavírus são fumantes.

Na França, um quarto da população adulta são fumantes, mas apenas 8,5% de 11 mil pacientes internados em hospitais parisienses pertence ao grupo.

A estatística é compatível com outra pesquisa feita na China e publicada no fim de março pelo ‘New England Journal of Medicine’, que mostra que apenas 12,6% de 1.099 doentes eram fumantes, ante uma média de 28% da população adulta no país.

Advertisement

Com isso, é possível que, de alguma forma, o cigarro é uma “proteção” contra o novo coronavírus?

Para os pesquisadores franceses, a resposta é SIM. O motivo tem intrigado médicos por ser inédito nas pesquisas de saúde feitas com doenças respiratórias.

Segundo o estudo, os fumantes não são tão suscetíveis a contrair o vírus quanto qualquer pessoa. Outro ponto destacados pelos cientistas: fumantes infectados costumam ter menos sintomas graves a ponto de dar entrada em hospitais.

Advertisement

O estudo tem um resultado oposto de uma pesquisa publicada pelo ‘European Respiratory Journal, que mostra que fumantes correm mais risco de vida pelo novo coronavírus.

Segundo reportagem da revista ‘Economist’, o mais provável é que a nicotina tenha algum efeito contra o coronavírus. Para evitar uma corrida pela nicotina, o governo francês chegou a suspender a venda online da substância no dia 24 de abril, além de limitar as vendas em farmácias.

Agora, os autores da pesquisa, que incluem a Universidade Sorbonne e o Instituto Pasteur, vão oferecer nicotina a grupo controlados de doentes. A nicotina pode proteger os fumantes por envolver membranas celulares e evitar o ataque do vírus invasor, além de suavizar inflamações.

Advertisement

Com informações da revista ‘Exame’.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare