Connect with us

Geral

Cievs Campinas recebe visita de consultores para conhecer a atuação

imagem 238

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) Campinas integra a Rede Vigiar, composta por 129 unidades de inteligência epidemiológica implementadas em Estados, capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes. O objetivo é obter resposta adequada e conter o risco de doenças para a saúde da população. Nesta terça-feira, dia 26 de outubro, Campinas recebeu a visita de consultores do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Cievs Estadual para verificação da capacidade básica da unidade.

 

 

Advertisement

O consultor nacional da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres em Saúde Pública da Opas, Gustavo Leão, explicou que a visita técnica faz parte de um conjunto de apoio à verificação da Rede Vigiar, “uma rede de preparação e resposta a emergência em Saúde que passa por um processo de ampliação em todas as regiões federativas do País”.

 

 

Advertisement

Ainda, de acordo com o consultor, a Opas apoia o processo de ampliação e entendimento da importância dessa rede de vigilância nos contextos atuais que pode gerar produtos importantes e respostas rápidas e adequadas à situações de emergência em Saúde Pública. “Campinas tem uma estrutura excelente de acompanhamento, um histórico de vigilância junto com a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) muito importante em todo esse processo”, ressaltou.

 

 

Advertisement

De acordo com a consultora técnica do Ministério da Saúde, Ariadine Francisco, em 2021, a Rede Vigiar foi ampliada e todas as unidades do País estão sendo visitadas com o objetivo de fortalecer a rede.

 

Campinas é um Cievs novo, formalizado há 10 meses, mas que tem uma rotina de processo de trabalho intensa, muito interligado com outras áreas. Essa intersetorialidade é muito importante para que as ações frente as potenciais emergências em saúde pública sejam tratadas com reposta em tempo oportuno”, destacou.

Advertisement

 

 

Conforme a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben, o Cievs é uma unidade de inteligência do uso de dados para detecção, avaliação, monitoramento e comunicação de risco para qualquer agravo ou emergência em saúde pública.

Advertisement

 

 

“Passamos a integrar essa grande rede em conjunto com a Anvisa, Ministério da Saúde e demais órgãos de vigilância que visam dar uma resposta adequada para qualquer tipo de emergência à Saúde Pública sabendo comunicar o risco à população”, detalhou.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare