Connect with us

Geral

Barão Geraldo tem mais duas oficinas sobre Polo de Inovação nesta semana

imagem 165

Os moradores do Distrito de Barão Geraldo poderão participar nesta semana de mais duas oficinas explicativas do processo participativo sobre a proposta da Prefeitura de mudança de regras de zoneamento para a região do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas. Os encontros estão agendados para os dias 21 e 23, terça e quinta, e encerram a primeira rodada de oficinas.

 

 

Advertisement

As oficinas explicativas do projeto de lei complementar do PIDS, organizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e um grupo de moradores de Barão, visam apresentar e discutir a minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo para a área do polo. Os dois encontros desta semana serão nos bairros Bosque Palmeiras e Guará:

 

21/03 – Oficina Regional 5 – 18h30, no salão da Comunidade Nossa Senhora das Graças (Rua João Lugdero Ferreira, nº 270, no Bosque Palmeiras);

Advertisement

 

23/03 – Oficina Regional 6 – 18h30, na Escola Municipal “Dulce Bento Nascimento” (Rua Aldo Grigol, nº 356, no Guará). 

 

Advertisement

 

As reuniões seguirão a metodologia para participação popular apresentada no encontro geral do dia 4 de março, que contou com a presença de cerca de 300 pessoas. Na reunião inicial também foi eleita a Comissão de Acompanhamento do processo, composta por nove moradores de Barão. 

 

Advertisement

 

Nas oficinas, após uma apresentação da proposta, os presentes se dividem em grupos e seguem uma dinâmica de trabalho elaborada pelos técnicos da Seplurb e do Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação (Ceuci), da Unicamp, em que avaliam os pontos da minuta do PLC para o polo. Ao final, o orador de cada grupo apresenta as questões levantadas.

 

Advertisement

 

Ao final da rodada inicial das oficinais regionais para entendimento da proposta, as dúvidas levantadas pelos moradores serão sistematizadas e voltarão a ser avaliadas em maio, quando estão programadas mais seis oficinas para debate e construção de propostas. O calendário prossegue em julho, com uma reunião geral com os moradores. Em agosto deverá ser realizada uma Audiência Pública no distrito.

 

Advertisement

  

Saiba mais e participe

 

Advertisement

 

As gravações das oficinas sobre o PIDS em Barão Geraldo estão disponíveis no portal da Prefeitura, onde também está acessível a apresentação dos técnicos da Seplurb sobre a proposta e o texto da minuta do PLC de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), entre outros materiais de apoio, no link https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel. 

 

Advertisement

 

Quem não tiver disponibilidade de participar das oficinas presencialmente, pode conhecer a minuta do PLC do PIDS e enviar sugestões pelos canais digitais. As manifestações sobre a minuta podem ser encaminhadas pela internet ou diretamente no protocolo na Prefeitura. O formulário para sugestões pode ser acessado em https://forms.campinas.sp.gov.br/index.php/437865?lang=pt-BR.  

 

Advertisement

 

Também é possível tirar dúvidas e obter mais esclarecimentos sobre a proposta pelo e-mail [email protected]

 

Advertisement

 

O PIDS

 

Advertisement

 

O Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) abrange a região onde fica o Polo de Alta Tecnologia e sua área de ampliação, os campi da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e inclui o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, onde se localiza a Fazenda Argentina. O restante pertence a particulares e entidades, como o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde está instalado o acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, além de fazendas e glebas de terra ainda não parceladas.

 

Advertisement

 

A proposta de mudança no zoneamento para a criação do PIDS visa criar condições de urbanização a partir de um modelo desenvolvimento sustentável; com a alteração da permissão de ocupação de parte daquele território para Zona Mista (ZM) – hoje definida como Zona de Atividade Econômica (ZAE) – seriam permitidas atividades econômicas comerciais ao lado de residências. A finalidade é fomentar um ecossistema de troca e convívio para trabalhar, morar e ter lazer, em que os profissionais da área de ciência, tecnologia e pesquisa possam manter uma rede de contatos no próprio ambiente em que vivem.

 

Advertisement

 

Além da ocupação mista na zona de centralidade do polo, a proposta prevê a criação do Parque Ambiental Anhumas, em uma área de preservação ambiental ao longo do ribeirão que corta a região. Também está prevista a ampliação das diretrizes viárias e destinação de áreas públicas, além da priorização do transporte público e modais sustentáveis, como as ciclovias e ciclofaixas, e estímulo ao pedestre.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare