Connect with us

Geral

Assinatura de decreto marca Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

imagem 204

Para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou decreto que institui o Plano Municipal de Rotas Acessíveis (PMRA). A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 21 de setembro, na Sala Azul do Gabinete. O documento apresenta diretrizes que possam ser incorporadas na cidade para eliminar barreiras e possibilitar que os deslocamentos a pé possam ser feitos com mais autonomia e segurança por todas as pessoas.

 

O prefeito destacou que Campinas é muito avançada nas questões que envolvem os direitos das pessoas com deficiência (PcD) e reforçou que o trabalho é contínuo para a garantia de direitos dos cidadãos. “As rotas acessíveis serão fundamentais para que a cidade possa ser realmente acessível e inclusiva. Sabemos que uma cidade que pensa em todos é uma cidade mais humana. Temos o compromisso de dar continuidade às políticas públicas para garantir igualdade de oportunidades aos nossos cidadãos tanto na mobilidade urbana como em outros aspectos da vida das pessoas com deficiência”, colocou. 

Advertisement

 

A rota acessível é um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que pode ser utilizada de forma autônoma e segura por todas as pessoas. Para proporcionar melhor acesso, deverá usar recursos como piso tátil, rampas e semáforos sonoros. 

 

Advertisement

Para a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, para uma cidade que tem mais de 300 mil pessoas com deficiência, é importante que esse plano seja efetivo. Ela lembrou que o plano começou a ser elaborado em 2020 com a participação da sociedade civil. 

 

“A partir de agora, com a assinatura do decreto, todas as obras urbanas deverão seguir as diretrizes do PMRA, sempre pensando na acessibilidade. O principal objetivo é garantir rotas acessíveis dos pontos de ônibus até os equipamentos públicos e aos espaços privados que prestam serviços públicos”, detalhou.

Advertisement

 

O Plano visa a melhoria da circulação das pessoas com mobilidade reduzida como aquelas que tem deficiência física, que fazem uso de cadeiras de rodas, andadores, muletas e demais dispositivos de apoio, pessoas com deficiência visual, idosos, obesos, grávidas, pessoas com carrinhos de bebê, entre outros. 

 

Advertisement

Além do prefeito Dário Saadi e da secretária de Assistência Social, também participaram da cerimônia de assinatura do PMRA, o secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, o diretor do Departamento de Gestão da Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Guimarães, o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Benedito Pazinatti, a assistente social da APAE, Elisandra Reinaldi, autoridades municipais e representantes de entidades que atuam na área de PcD.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare