Connect with us

Eventos

Performance “Deforma” reivindica espaço da pessoa com deficiência em temporada de estreia em Campinas

deforma

Durante o mês de novembro, Campinas recebe apresentações da performance artística “Deforma”, protagonizada pela artista ‘def’ (PCD) Isadora Ifanger. As intervenções acontecem nos dias 2 e 3 na Sala dos Toninhos e dias 9 e 10 no Museu da Imagem e do Som (MIS), sempre com entrada gratuita e sem necessidade de retirada prévia de ingressos. (Veja abaixo mais informações sobre horários e endereços).

Através do seu próprio corpo e de sua vivência como pessoa ‘def’ (gíria criada pela artista def, pesquisadora e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, Carolina Teixeira), Isadora Ifanger explora e pesquisa a ancestralidade da pessoa com deficiência, utilizando-se de reflexões internas e coletivas e a necessidade de um resgate e apropriação da ancestralidade de corpos que há muito foram privados e tiveram suas histórias mutiladas.

“Como buscar a ancestralidade de um ser sem antepassados?”, questiona a artista. “Com esta performance, o projeto propõe ‘deformar’ a visão cotidiana de um corpo sem deficiência, fazendo as pessoas refletirem sobre o lugar que cada um ocupa no todo. Queremos propor aqui um momento de partilha de como a arte de pessoas def tem sido realizada”.

Advertisement

As apresentações da performance terão audiodescrição incorporada ao texto e narração de Isadora, sob orientação de Estela Lapponi e consultoria em audiodescrição de Ana da Hora. Também haverá tradução em Libras em todas as sessões, realizada por Josie Ananias, e trilha sonora original produzida pela violoncelista Luca D’Alessandro.

Este projeto foi contemplado e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.

Da teoria à prática

Advertisement

A construção cênica do espetáculo “Deforma” é fruto de um artigo, de autoria de Isadora, intitulado ‘Tecendo teias e raízes: Entremeios da cultura def’.

No artigo, – elaborado no curso de mestrado em Mediação Cultural pela Escola de Ensino Superior de Artes Célia Helena, em parceria com a Escola Itaú Cultural, onde Isadora é bolsista – a artista discorre sobre o conceito da ancestralidade ‘raiz’ e a ancestralidade ‘teia’ – sendo a primeira uma representação da ideia de árvore genealógica, onde a ancestralidade está vinculada à uma ligação sanguínea; e em contraponto a ‘teia’, sendo esta uma ancestralidade que não é necessariamente genética, mas sim cultural de corpos que são rejeitados perante os corpos sem deficiência e que, em algum lugar nessa rejeição, se tornam um grupo à margem que cria sua própria cultura e maneiras de resistir.

“Na apresentação eu visto um figurino todo em cor da pele e fios vermelhos que representam veias, sangue… e enquanto performo, traço várias linhas vermelhas no espaço, trazendo questionamentos, inquietações e envolvendo o público presente”, relata a artista. “Apresento ali também o nome de pessoas com deficiência que compõem o projeto de alguma maneira, compartilhando experiências”.

Advertisement

Ocupação de espaços

Isadora conta que ter recebido este fomento para a realização da temporada de estreia de “Deforma” dá ao projeto a oportunidade de somar à luta das pessoas def pela conquista de espaços e visibilidade de seus trabalhos em Campinas, uma cidade que, segundo ela, ainda carece muito de incentivo e acesso à esta população. “Nós não temos em Campinas um movimento tão grande sobre acessibilidade e estamos permeando cada vez mais este espaço, em um momento de troca especial entre artistas. Somos pessoas que estão produzindo e movimentando a cidade”.

Buscando então a ocupação de espaços na cidade de Campinas, a artista escolheu dois locais alternativos com acessibilidade que oferecessem a possibilidade de o espetáculo se tornar um ‘quadro vivo’ para o público. “Assim, as pessoas conseguirão transitar pelo local, como se fosse uma exposição. Esta apresentação não é estática”.

Advertisement

Além da performance também foram feitas, como contrapartidas pelo projeto, colagens de lambe-lambes pela cidade de Campinas com artes e frases que remetem às questões vividas pela população def na sociedade. “Muitas destas manifestações serão vistas também nos espaços de apresentação, queremos oferecer o maior acesso possível a diferentes públicos”, pontua Isadora.

Ficha técnica

Performer: Isadora Ifanger | Direção: Estela Lapponi | Violoncelista: Luca D’Alessandro | Preparadora corporal: Erika Cunha | Intérprete de Libras: Josie Ananias | Consultora de audiodescrição: Ana da Hora | Iluminação: Fernanda Nunes | Design: Uma Moric | Produção: Gabriela Ramos | Produção musical: Victor Wao | Figurino: Emme Toniolo | Registros fotográficos e videográficos: Nina Pires | Assessoria de imprensa: Miguel Von Zuben

Advertisement

Serviço

Apresentações do espetáculo performático “Deforma”

Sala dos Toninhos: (Rua Francisco Teodoro, s/n, Vila Industrial – anexo ao estacionamento da Estação Cultura)

Advertisement

02/nov | quinta-feira | 17h e 20h

MIS Campinas: (Rua Regente Feijó, 859, Centro)

Advertisement

09/nov | quinta-feira | 17h e 20h

10/nov | sexta-feira | 20h

Advertisement

Acessibilidade: Audiodescrição integrada à performance e Libras

Quanto: Grátis

foto – Giovana Guarizzo

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare