Connect with us

Eventos

Arte múltipla na Fazenda Atibaia

Publicado

em

Uma celebração das artes, um tributo aos criadores e produtores culturais de Campinas e região. No dia 19 de agosto, o conjunto arquitetônico histórico da Fazenda Atibaia, representativo dos Ciclos da Cana-de-Açúcar e do Café, será o palco de ARTE MÚLTIPLA, evento que reunirá a diversidade das linguagens artísticas e da produção cultural de Campinas e região.  O evento tem a produção artística de Ligia Testa, que também assina a direção artística, ao lado de Liliana Testa e Rosa Gomes. ARTE MÚLTIPLA é aberto ao público que gosta de arte, com entrada grátis, e palestras para arquitetos e designers convidados.

Entre 11 e 17 horas, os presentes serão brindados com palestras sobre patrimônio histórico e decoração e vários pocket shows e poderão apreciar as obras em pintura e escultura do artista internacional Adelio Sarro e também de Sandra Pardo Sarro e dos renomados fotógrafos Paulo Altafin, Marcio Pilot, Daniel Gallo e Daniel von Atzingen.

Ao longo do dia, serão oferecidas opções de comida de Bikefood. Para encerrar a programação, quatro números de ballet da Academia Íris Ativa/Lina Penteado, uma das mais importantes e premiadas do interior de São Paulo.

ARTE MÚLTIPLA oferecerá atrações para satisfazer os cinco sentidos e também terá perfil beneficente. Parte da renda será destinada às Casas Lares Uniasec, uma instituição localizada na Vila Teixeira, que presta serviços de alta complexidade para 40 crianças encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude.

São parceiros: Fazenda Atibaia, Antonia Maria Zogaib/Relações Públicas e Eventos, Academia Íris Ativa/Lina Penteado, Rabeca Cultural, Instituto Anelo, Chorus – Escola de Música, Brookfield, Body Concept, Especialista Fine Art, Agência Social de Notícias e Promolink Marketing Promocional. Agradecimentos: Cris Mazzer Tecidos, Glória Queiroz Cerâmica, Impactus Serviços, Móveis Mourão e ShowArte Iluminação.

Publicidade

Arquitetura e patrimônio histórico –  A Fazenda Atibaia, no distrito de Sousas, é representativa do patrimônio histórico remanescente do Ciclo da Cana-de-Açúcar e do Café. Foi construída no final do século 18 e ampliada no século 19.

O restauro da Fazenda Atibaia durou 10 anos, pelas mãos da arquiteta Ana Villanueva, cuja trajetória profissional tem estreita ligação com a proteção e conservação do patrimônio histórico local e regional.       Detalhes do processo de restauração serão apresentados pela própria Ana Villanueva na primeira atividade do ARTE MÚLTIPLA, às 11 horas do dia 19 de agosto.

Com cursos na Itália, França e Portugal, a arquiteta defendeu na Unicamp sua tese de doutorado, “Campinas clássica: a Catedral Nossa Senhora da Conceição e o engendramento de uma arquitetura monumental clássica urbana no Brasil (1807-1883). Entre outros projetos, assinou (com a arquiteta Sandra Geraldi) o do restauro do edifício da Fábrica Lidgerwood, Ana Villanueva teve papel relevante na criação e estruturação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

Às 14 horas, outra palestra será ministrada pelo artista plástico e decorador Marcos Garcia. Ele falará sobre o papel da arte como fator determinante na exclusividade e inovação do projeto decorativo. Marcos Garcia tem formação na França e Bélgica. Entre outros, trabalhou com Luis Ansa, professor do Institut National de Restauration du Louvre, e depois com o cenógrafo Roberto Plate, com o qual realizou vários cenários para teatros franceses e para a Ópera de Paris. Em 1986, já na Bélgica, se formou em Artes pela École Superieur de Peinture Van der Kelen em Bruxelas. Garcia vive há vários anos em Campinas.

Durante a programação, os convidados terão a oportunidade de conhecer a Fazenda Atibaia através de Patrícia Esgaib. Ela é irmã de Vanessa Sckwarenbeck Esgaib, proprietária da Fazenda Atibaia.

Publicidade

Artes plásticas em alto nível – As artes plásticas e visuais estarão presentes em alto nível no ARTE MÚLTIPLA, com obras em pintura, escultura e fotografia. Os convidados já serão surpreendidos ao chegar ao evento com as esculturas de Adelio Sarro, espalhadas pelos jardins da Fazenda Atibaia.

Adelio Sarro levará cerca de 40 esculturas e número semelhante de pinturas, que estarão expostas na galeria da fazenda. Nascido em Andradina, Adelio Sarro é hoje um dos pintores brasileiros mais conhecidos na cena internacional.

Desde a década de 1980 expõe regularmente no exterior. Em 2016 expôs um conjunto de 34 obras no Today Art Museum de Beijing, na China. A mostra esteve antes no Museu de Arte Moderna de Moscou e Museu da Academia de Arte de St.Petesburgo. Nos últimos três anos, Adelio dedicou-se a um projeto muito especial, a construção de um Instituto Internacional de Artes em Vinhedo, onde reside. Será um espaço para a promoção das artes, um espelho da generosidade do artista.

Adelio estará acompanhado na galeria da Fazenda Atibaia de obras da esposa, Sandra Pardo Sarro, pintora da delicadeza das flores. A temática floral de Sandra encanta à primeira vista, pela beleza das cores e sofisticação da técnica. Ela já expôs em cidades brasileiras e no exterior.

As artes visuais, por sua vez, estarão representadas no ARTE MÚLTIPLA com obras de quatro expoentes da fotografia contemporânea, que serão expostas em salas especiais da Fazenda Atibaia: Paulo Altafin, Marcio Pilot, Daniel Gallo e Daniel von Atzingen.

Publicidade

O piracicabano Paulo Altafin tem uma produção fotográfica multifacetada, com trabalhos nas áreas da arquitetura, corporativa, fashion, natureza e fine art. Fotografar gente sempre foi o foco central e a inspiração de Marcio Pilot. No Arte Múltipla, vai expor obras da série Nude Works.

O campineiro Daniel Gallo aprofundou sua inclinação no curso de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas. Temporadas em Barcelona e na Itália dilataram seus horizontes e, na volta ao Brasil, passou a se dedicar à fotografia criativa. Daniel Von Atzingen formou-se igualmente na PUC-Campinas, mas na área de Artes Visuais. A fotografia autoral é seu foco central, mas o olhar inquieto mira outros panoramas.

Dança e música – Alguns dos nomes mais importantes e tradicionais da dança e música de Campinas e região estarão unidos para complementar o cardápio de ARTE MÚLTIPLA. O brinde à dança será oferecido pela Academia Íris Ativa-Lina Penteado, resultado da junção de dois dos principais territórios da dança no interior paulista.

A Academia Lina Penteado iniciou sua caminhada de sucesso em 1952 e tem o nome de sua fundadora, pioneira em vários aspectos, como na associação, em 1970, à Royal Academy of Dance, de Londres. A Academia Íris Ativa, por sua vez, mantém uma trajetória igualmente destacada desde 1986, sob a direção de Liliana Testa. Já são vários prêmios obtidos, como no Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes das Américas.

No Arte Múltipla, a Academia Íris-Ativa Lina Penteado apresentará por volta de 16h30 quatro números: 1. Grand Pas de Deux de “Dom Quixote” com Camila Serra e Carlos Santos (ex-bailarino da Cia Joburg, Johannesburg, África do Sul); 2.”A Morte do Cisne”, com Daniela Steck; 3. Grupo Juvenil, com coreografia premiada de Luciana Checchia: “Sopro da Alma”; e Grupo Adulto, com coreografia premiada de Ana Lúcia Ferraz: “Ao redor do luar”.

Publicidade

O menu musical será compartilhado com os convidados do evento Arte Múltipla por quatro destacadas griffes do setor em Campinas, que vão proporcionar vários pocket shows: Chorus Music, Instituto Anelo, Rabeca Cultural e Lucas Carrasco e Quarteto. A direção artística será de Rosa Maria Gomes, que é diretora da Chorus Music.

O Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos, que oferece ensino musical gratuito para crianças e adolescentes da região do Jardim Florence II. Já atendeu a mais de 2.500 alunos. Durante o evento na Fazenda Atibaia, músicos do Instituto Anelo vão interagir com os convidados, percorrendo o casarão histórico ao longo da programação.

Rabeca Cultural é um espaço de várias artes, localizado no Distrito de Sousas, em Campinas. Estará representado no Arte Múltipla com trio formado por ha Machado (voz e violão), Marcelo Spínola (piano) e Lígia Thomé (voz). A Chorus Music é uma renomada escola de música de Campinas, com muitas apresentações e premiações no currículo. A escola estará representada no ARTE MÚLTIPLA por dois grupos, um de jazz e outro voltado à música pop e MPB. Lucas Carrasco e Quarteto tem uma formação jovem e que vem se destacando na cena jazz de Campinas e região.

Parcerias – São parceiros do evento: Fazenda Atibaia, Antonia Maria Zogaib/Relações Públicas e Eventos, Academia Íris Ativa/Lina Penteado, Rabeca Cultural, Instituto Anelo, Chorus – Escola de Música, Brookfield, Body Concept, Especialista Fine Art, Agência Social de Notícias. Agradecimentos: Cris Mazzer Tecidos, Glória Queiroz Cerâmica, Impactus Serviços, Móveis Mourão e ShowArte Iluminação.

SERVIÇO:

Publicidade

EVENTO: ARTE MÚLTIPLA

DATA: 19 de agosto

HORÁRIO: 11 às 17 horas

LOCAL: Fazenda Atibaia, avenida Mario Garnero, distrito de Sousas, Campinas, São Paulo

ARTES PLÁSTICAS: Adelio Sarro e Sandra Pardo Sarro

Publicidade

FOTOGRAFIA: Paulo Altafin, Marcio Pilot, Daniel Gallo e Daniel von Atzingen

MÚSICA: Chorus Music, Instituto Anelo, Rabeca Cultural e Lucas Carrasco e Quarteto

ALIMENTAÇÃO: Opções de bikefoods.

PÚBLICO: ARTE MÚLTIPLA é um evento para o público em geral, com entrada gratuita. O estacionamento é com vallet e pago. Haverá palestras especiais para arquitetos e designers convidados.

Publicidade

Eventos

Valinhos celebra 126 anos com a 1º edição do Festival do Torresmo e Festa da Família

Publicado

em

Por

Torresmo

A cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, vai receber, entre os dias 27, 28 e 29 deste mês de maio, a 1º edição do Festival do Torresmo e Festa da Família. O evento faz parte das comemorações dos 126 anos do município. Com entrada gratuita, a festa vai acontecer no Parque da Festa do Figo. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, a realização é da Comedoria na Praça e Organização Estrela.

O Festival do Torresmo é uma feira gastronômica itinerante. O cardápio conta com vários tipos de torresmo, joelho de porco, costelinha suína, pernil e outros derivados da carne suína. Também apresenta gastronomia diversificada, como, por exemplo, costela fogo de chão, hambúrguer artesanal, crepe, churros, milk shake e cerveja artesanal.

O evento, vai contar também, é claro, com shows ao vivo de artistas regionais de diversos gêneros que irão garantir a animação do público presente. Na sexta-feira (27), a partir das 14h quem comanda a festa é o cantor Luciano Montenegro. Na sequência, quem comanda a galera é a Banda E2A, Robson Furiozo e Banda e a dupla Marcelo & Moreno.

No sábado (28), os shows começam a partir das 13h com a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica. Em seguida, sobe ao palco Edu Eclétikus, Terminal 30, Creedence Cover e Legião Urbana Cover. No domingo (29), também a partir das 13h, a Orquestra Filarmônica se apresenta, seguido do Coral GCM, Quarteto do Samba, FDA (pagode) e do cantor Michel de Paula (Pagode dos anos 90).

A Festa da Família foi criada com o intuito de oferecer entretenimento, diversão, lazer e segurança para toda a família ter um lugar para passar agradáveis momentos com aqueles que mais amam. Assim como o nome da festa sugere, o evento é voltado totalmente para a família. As crianças, de até oito anos de idade, terão à disposição os maiores brinquedos infláveis do Brasil (brinquedos com até mais de 200m2), além de performances circenses (perna de pau, palhaço, etc).

O complexo vai contar com o apoio e monitoramento da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para garantir a segurança do público.

Publicidade

Para mais informações sobre o evento, acompanhe nas redes sociais: @festivaldotorresmoautentico

SERVIÇO

Evento: 1º edição do Festival do Torresmo e Festa da Família
Data: 27 a 29 de maio
Horário: A partir das 12h

Local: Parque da Festa do Figo – Rua Dom João VI, 82 – Jardim Planalto – Valinhos/SP.

Valores: Entrada gratuita

Publicidade
Continue Lendo

Eventos

Polo Shopping Indaiatuba recebe Taurus Festival, maior festival de churrasco do interior paulista

Publicado

em

Por

Uma experiência gastronômica incrivelmente saborosa e divertida, essa é a proposta do Taurus Festival de Assadores e Churrasqueiros BBQ, maior festival de churrasco do interior paulista, que acontece no Polo Shopping Indaiatuba de 20 a 22 de maio. O evento contará com diversos pratos à base de carne, cervejas artesanais, área kids, shows e uma atração inédita em Indaiatuba, o Bar nas Alturas, uma estrutura de bar içada a 40 metros de altura, onde os clientes poderão degustar bebidas apreciando a vista. O evento será realizado no estacionamento do Polo Shopping e tem entrada franca. 

O Festival

Serão três dias de Taurus Festival, com 15 estações de churrasqueiros e assadores. A preparação das carnes é inspirada no estilo americano texano, com cortes bovinos, suínos e ovinos, e diferentes estilos de cocção, como brasa, defumado, fogo de chão, parilla e pitsmoker.

O evento também conta com cervejas e chopes artesanais da Cervejaria Campinas, além de foodtrucks de sobremesas e área com brinquedos para as crianças. Expositores de produtos exclusivos para assadores e churrasqueiros também poderão ser visitados durante o evento.

Um destaque do Taurus Festival é a programação musical, com diversos shows. Quem abre o evento na sexta-feira (20) a partir das 19h, é Bon Jovi Runaway. No sábado (21), a partir das 13h, o palco é do A2 Rock e, à noite, a partir das 19h, Reprise Inédita. No domingo (22), às 13h, quem comanda o show é Gattone & Bee Gadu e, para encerrar a festa, a partir das 19h, Old Chevy.

Publicidade

Na sexta-feira, 20 de maio, o evento acontece das 17h às 22h, já no sábado e domingo, dias 21 e 22 de maio, das 11h às 22h.

“O Taurus Festival chega ao Polo Shopping Indaiatuba para oferecer uma experiência gastronômica diferente aos nossos consumidores. Além das diversas opções de pratos, petiscos e sobremesas, o cliente ainda se diverte com a programação musical e os brinquedos para as crianças. Até os pets são bem-vindos, então, é um ótimo programa para curtir em família”, ressalta Andrea Fernandes, gerente de marketing do Polo Shopping Indaiatuba.

Conheça a equipe de assadores que fazem parte do festival:

  • Caminhoneta BBQ (Burger)
  • Fumaça de Chef (Burger)
  • Brasa BBQ (Burger)
  • Dom Pimenta (Brisket e Buffalo Wings)
  • Estalar do Fogo (Costelinha Pururuca, Provoleta e Ancho)
  • Tony Cotrim (Costela Fogo de Chão)
  • Ramiro Florêncio (Torresmo de Rolo)
  • Sal & Brasa – (Picanha e Buffalo Wings)
  • Dindo (Leitão no Crucifixo, arroz carreteiro, baião de dois e feijão tropeiro)
  • Crivelaro’s (Cupim Defumado)
  • Paraty (Costela no bafo)
  • Julio Souza (Costela e Copa Lombo)
  • Angel’s BBQ (Costela Defumada e Torresmo de rolo defumado)
  • Los Ogros (Short Ribs e Espetos Especiais)
  • Chef Jorge Sab (Cordeiro)

Serviço:

Taurus Festival

Quando: dia 20/05, das 17h às 22h; dias 21 e 22/05, das 11h às 22h.
Onde: Estacionamento do Polo Shopping Indaiatuba

Publicidade

Realização: WB Produções

Apoio: Cervejaria Campinas e Na Brasa Grill 

Entrada Gratuita

Bar nas Alturas

Quando: dias 21 e 22/05, das 11h às 22h.
Onde: Estacionamento do Polo Shopping Indaiatuba
Ingresso individual: R$ 50,00 para 15 minutos de experiência, incluindo degustação de dois chopes ou uma bebida não alcoólica.

Publicidade

Patrocínio: Masotti Investimentos de Construções e Polo Shopping Indaiatuba

Realização: WB Produções

Apoio: Cervejaria Campinas 

Continue Lendo

Eventos

5ª edição do Champions Beer chega a Campinas

Publicado

em

Por

Champions Beer

Realizado em dois finais de semana, evento vai reunir as melhores microcervejarias do Estado de São Paulo. Com shows exclusivos e atrações para toda a família, a estrutura foi ampliada nesta edição para receber o grande número de visitantes

Em sua quinta edição, o Champions Beer amplia a sua duração. Agora, serão dois finais de semana reservados para o evento que se consolida como um dos maiores e mais importantes do Estado de São Paulo para o segmento de cervejas artesanais brasileiras. De 20 a 22 e de 27 a 29 de maio, em uma grande estrutura montada no estacionamento do Galleria Shopping, em Campinas (SP), os visitantes terão a oportunidade de provar e eleger o melhor entre todos os produtos de 14 microcervejarias brasileiras. Com áreas especiais, alimentação a cargo de 10 food trucks, espaço kids completo, entre outros equipamentos, o Champions Beer também aposta nos shows. Na abertura, a grande atração é o CPM22. Muito esperada também, a União faz um tributo à banda Charlie Brown Jr. e ao vocalista Chorão.

O Champions Beer, que se tornou um espaço consolidado entre produtores e apreciadores de cervejas artesanais no Brasil, vem batendo recorde de público a cada edição. “Tão importante quanto dar visibilidade a este mercado é promover uma festa voltada para toda a família e que, ano após ano, tem cada vez mais participantes”, afirma o organizador João Paulo Silva.

No evento, o consumidor poderá provar e comparar as especialidades das cervejarias Campinas, Daoravida, IB, Reza Brava, Landel, todas sediadas em Campinas, da Sonora e Bierinbox, de Paulínia, das piracicabanas A Tutta Birra e Green Fish, da Berggren, de Nova Odessa, da Hausen, estabelecida em Araras, da Madalena, de Santo André, região do ABC paulista, da Burgman, de Sorocaba, e da Brewtos, de Vargem Grande Paulista.

De acordo com Silva, ao mesmo tempo em que experimenta as cervejas, o público poderá eleger a melhor do evento. “O visitante tem a opção de provar a cerveja concorrente ao título e votar no site do Champions Beer”, indica.

Publicidade

Para receber o público em geral e as tradicionais confrarias cervejeiras do Estado de São Paulo, a organização do Champions Beer realizou vários investimentos nesta quinta edição. “Este ano, nossa estrutura é maior”, afirma Silva. “Ampliamos a área coberta e montamos um espaço reservado aos apreciadores de vinhos, espumantes e drinques”, completa.

A agenda de shows também mereceu atenção especial dos organizadores. No dia 20, o CPM22 faz um show exclusivo para o público do Champions Beer. No dia 27, é a vez da The Best Guns Cover e da banda These Days Bon Jovi Cover. “Somente nestas sextas-feiras haverá cobrança de ingresso ao Champions Beer com estes shows especiais”, destaca o organizador. Aos sábados e domingos, a entrada do público é gratuita.

Nos dois finais de semana do evento, 10 food trucks vão garantir a alimentação ao público. “Não faltará opção, por exemplo, para os apreciadores de um bom churrasco”, destaca o organizador.

Com espaço kids completo e sua proposta pet friendly, o Champions Beer reforça o seu compromisso social com a cidade. “O fato de termos o ingresso gratuito ao evento já demonstra uma opção de lazer acessível. Mas como marca registrada agregamos em cada edição uma ação social que vai envolver a participação do público”, destaca João Paulo Silva.

SHOWS E ATRAÇÕES

Publicidade

Sexta (20/05)

Vim de Marte, às 18h

CPM22, às 20h30

Ingressos: de R$ 40,00 (pista meia entrada) a R$ 100,00 (área VIP promocional)

Acesse: https://www.multiingressos.com.br/evento/559/CPM_22_nos_Champions_Beer

Publicidade

Sábado (21/05)

Banda Playground, às 14h

Banda Barbie Kills (BK), às 17h

Banda Kiss Killer, às 20h

Domingo (22/05)

Publicidade

Banda Black Betty, às 13h

Banda The Baby Whales, às 15h

Banda Rising Power AC/DC Cover, às 18h

Sexta (27/05)

Banda The Best Guns Cover, às 18h

Publicidade

Banda These Days Bon Jovi Cover, às 20h

Ingressos: de R$ 15,00 (pista meia entrada) a R$ 40,00 (área VIP promocional)

Acesse:

https://www.multiingressos.com.br/evento/562/Theses_Days_e_Guns_N_Roses_Cover_no_Champions_Beer

Sábado (28/05)

Publicidade

Banda Rock Radio, às 14h

Banda Lest Jet, às 17h

Banda União, às 20h

Domingo (29/05)

Banda Outsession, às 14h

Publicidade

Banda Queen Tribute Brazil, às 18h

SERVIÇO

Champions Beer (5ª edição)

Estacionamento do Galleria Shopping

Av. Bailarina Selma Parada, 505 – Jardim Nilópolis, Campinas (SP)

Publicidade

20/05 (sexta), das 17h às 22h, com ingressos a partir de R$ 40,00

21/05 (sábado), das 11h às 22h, com entrada gratuita

22/05 (domingo), das 11h às 20h, com entrada gratuita

27/05 (sexta), das 17h às 22h, com ingressos a partir de R$ 15,00

28/05 (sábado), das 11h às 22h, com entrada gratuita

Publicidade

29/05 (domingo), das 11h às 20h, com entrada gratuita

Continue Lendo

Populares