Connect with us

Geral

Apresentação musical marca Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

imagem 132

O hall do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas foi palco de uma apresentação inclusiva na manhã desta segunda-feira, dia 24. Às 11h, o Coral de Libras do Centro Educacional Integrado (CEI) Padre Santi Capriotti, sob a regência da professora Keyla Ferrari, preencheu com música e mãos que “cantam”, na Linguagem Brasileira de Sinais, a movimentada manhã da sede do Executivo Municipal.

 

A apresentação marcou o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado anualmente em 24 de abril. A data comemora o reconhecimento oficial da Libras como meio legal de comunicação e expressão das comunidades e pessoas surdas do Brasil. A língua é uma ferramenta essencial para a inclusão social e participação efetiva da comunidade surda na sociedade.

Advertisement

 

“O ensino de Libras é fundamental para garantir uma sociedade inclusiva. Por isso, a Central de Interpretação de Libras (CIL) de Campinas é recurso valioso para a população surda, oferecendo intérpretes em diversos serviços públicos”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

 

Advertisement

De acordo com estimativas do IBGE, Campinas tem cerca de 13 mil pessoas com deficiência auditiva severa ou profunda, que necessitam de uma forma de comunicação diferente da verbal. O ensino de Libras é obrigatório no Plano Curricular Nacional (PCN), garantindo a formação e a socialização adequadas para alunos surdos.

 

O censo escolar de 2020 revelou que a rede de educação de Campinas tinha 327 alunos com deficiência auditiva, a maioria concentrada no ensino fundamental. A inclusão desses estudantes é possível graças ao uso da Libras como instrumento de aprendizado e socialização com os demais alunos e a sociedade.

Advertisement

 

Desde 2015, a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas mantém a Central de Interpretação de Libras (CIL), que oferece intérpretes para a população surda nos mais diversos serviços públicos. Em 2022, a CIL realizou 2.924 atendimentos em áreas como saúde, assistência e judiciário.

 

Advertisement

A CIL está localizada na Avenida Anchieta, 343 – 1º andar, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos são realizados presencialmente, externamente (com acompanhamento do intérprete até o serviço público desejado) ou de forma remota, por meio de videochamada. Para acionar a CIL, é possível entrar em contato pelos telefones (19) 2515-7277 / 2515-7278 / 2515-7279, pelo WhatsApp (19) 99119-5316 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva) ou pelo e-mail [email protected].

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare