Diretoria do COC apresenta ao prefeito novo equipamento de radiologia
O prefeito Dário Saadi recebeu na tarde desta terça-feira, dia 8 de junho, a diretoria executiva do Centro de Oncologia Campinas (COC). No encontro, foi apresentado o novo acelerador linear de partículas para radioterapia guiada por imagem Infinity, fabricado pela sueca Elekta.
O serviço de radioterapia do COC atende atualmente pouco mais de 60 pacientes por dia. Uma parte é encaminhada pela Rede Mário Gatti, por meio de convênio com a Prefeitura. Com a nova máquina, a capacidade diária de atendimentos quase triplicará.
“Fico muito feliz por esse investimento que traz um salto de qualidade ao COC. E mais feliz ainda porque os pacientes do SUS terão acesso a esse equipamento, reforçando a qualidade no atendimento do Sistema Único de Saúde”, ressaltou o prefeito.
O Elekta Infinity será a terceira máquina com essa tecnologia no País e deve entrar em funcionamento em seis meses. Com mais recursos, sessões mais rápidas e menor número de aplicações, oferece resultados superiores ao raio X e tomografia computadorizada e acrescenta maior segurança e agilidade ao tratamento.
O diretor executivo do COC, Fernando Medina, reforçou que o investimento não foi feito apenas para atender convênios, mas também pacientes do SUS encaminhados pelo Hospital Mário Gatti e pela PUC.
“Somos a intituição que mais trata os pacientes do Mário Gatti. Também fazemos campanhas preventivas com a realização de exames e acompanhamento do paciente. Também procuramos informar à população que o câncer tem cura, desde que seja feito diagnóstico precoce”, afirmou.
A ampliação do número de atendimentos, que acompanha a aquisição do novo acelerador pelo COC, será determinante para o sucesso do tratamento de muitos pacientes e também à humanização de todo o processo que envolve o paciente com câncer.
Centro de Oncologia
O Centro de Oncologia Campinas foi um dos primeiros do interior de São Paulo a oferecer tratamento radioterápico de ponta. É considerado um dos maiores centros de referência no diagnóstico e tratamento do câncer da Região Metropolitana de Campinas (RMC).