Sinfônica leva As Quatro Estações a Pedreira e Morungaba
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta a obra “As Quatro Estações”, de Vivaldi, nos dias 5 e 6 de outubro, respectivamente, nas cidades de Pedreira e Morungaba, às 20h. Nesta edição, o projeto “Sinfônica Visita a RMC” terá a regência do violinista e maestro convidado Emerson Kretschmer, e a participação do narrador Felipe Venâncio.
“As Quatro Estações” é composta por quatro concertos para violino e orquestra, especificando nitidamente cada uma das estações. Esta obra foi publicada em 1725 e fez com que Vivaldi ficasse conhecido do grande público.
Antonio Lucio Vivaldi
Nasceu em Veneza em 1678. Era o mais velho de sete irmãos. Seu pai era barbeiro e também um talentoso violinista, alguns chegaram a considerá-lo como um virtuoso do instrumento. Depois de iniciar o primogênito na música, matriculou-o, ainda pequeno, na Capela Ducal de São Marcos, para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais e induziu-o a estudar Teologia. Em 1703, aos 25 anos, Vivaldi foi ordenado padre. Mas um ano depois abandonou as missas para dedicar-se apenas à música. Permaneceu padre, trabalhava para a igreja, apenas não rezava missas.
O programa a ser apresentado é uma das obras mais conhecidas e admiradas de Vivaldi e uma das mais importantes do período barroco.
Emerson Kretschmer
Emerson Kretschmer graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas classes dos professores Hella Frank e Marcello Guerchfeld, teve aulas com o violinista Fernando Hasaj em Montevidéu e especializou-se na Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburgo (Áustria). Tem atuado como solista em várias orquestras, entre elas a própria Ospa, a de Câmara da Ulbra, a da Unisinos e a Sinfônica de Caxias do Sul. Participou das gravações de vários CDs, bem como das trilhas sonoras dos filmes “Concerto Campestre” e “Sal de Prata”. Realizou turnê pela Europa como integrante da Orquestra de Câmara Solistas de Salzburgo, participando de um registro fonográfico na Alemanha. Em 2006, em turnê pela Argentina, recebeu nota máxima do crítico Héctor Coda, que escreveu no jornal La Nación: “Com um arco seguro e com um som maravilhoso, o solista desempenhou uma performance ao nível dos grandes solistas”. No mesmo ano, ganhou o concurso para spalla da Ospa. Ocupa também o posto de spalla da Orquestra de Câmara da Ulbra.
Programa:
As Quatro Estações
Primavera
Verão
Outono
Inverno
Regente e Solista
Emerson Kretschmer
Narrador
Felipe Venâncio
Serviço
Dia 5 de outubro – 20 horas
Local – Igreja de Sant’Ana
Rua Antônio Castelo, 10, Centro
Pedreira – SP, 13920-000
Dia 6 de outubro – 20 horas
Local – Teatro Municipal
R. Pereira Cardoso, 377, Centro
Morungaba – SP, 13260-000
Entrada gratuita