Connect with us

Geral

16ª Feverestival vai agitar o Parque Taquaral neste domingo, 3 de julho

imagem 5

O Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas – abre sua 16ª edição, neste domingo, 3 de julho, com uma grande ocupação do Parque Taquaral. A programação terá oficinas, ações formativas, cortejo e diversas atrações culturais para todas as idades. As atividades terão início às 9h, na Lagoa do Taquaral.

Com o tema “Cultivar convívios”, a 16ª edição do Feverestival convida nossa sociedade a refletir sobre uma questão essencial: de quais maneiras queremos nos relacionar com a vida e com o território que habitamos? Toda a programação e espetáculos foram planejados partindo deste questionamento. (Veja a programação abaixo)

A abertura do Feverestival esse ano vai ser uma ocupação do Taquaral com diversas atividades culturais, formativas, atrações, e vai ser bem bonito para todas as famílias. Queremos encontrar um público bem diverso, por isso teremos ações focadas em acessibilidade, ações para jovens, crianças e como um todo uma programação para a família campineira”, explica Bruna Schroeder, membro do Núcleo Feverestival.

Advertisement

Abre-alas
Para contemplar este primeiro dia de programação, o Feverestival leva ao público atrações diversas. Entre elas, está a contação de histórias “A Flor do Curupira”, da Cia. Benedita na Estrada, que marca o reencontro da dupla de artistas Mirna Rolim e Bruno Dutra com uma grande plateia após o período de maior isolamento social.

No mesmo dia, o público também poderá ter contato com duas ações realizadas pelo Coletivo Mão Dupla, que realiza ações de acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais.
A primeira delas será uma oficina de “Poesia Bilíngue (Libras-Português)” e a segunda, o “Sarau Sinaliza”, no qual artistas do coletivo Mão Dupla e convidados, incluindo participantes da oficina, apresentarão suas performances e poesias.

Para encerrar o primeiro dia de programação, o 16º Feverestival recebe a participação do Lume Teatro, apoiador desta edição e um dos responsáveis pela concepção do Festival há quase 20 anos. Junto com alguns grupos convidados – Família Burg, Circo da Silva, Nanocirco, Bloco Cupinzeiro e Renata Oliveira –, o Lume levará ao Taquaral o “Cortejo Abre-alas”, resultado da oficina que foi realizada no período pré-Festival com mais de 50 pessoas.
O Abre-alas será um espetáculo itinerante de rua que falará sobre as dores do planeta, a política atual, o capitalismo e o quanto o dinheiro movimenta toda essa engrenagem. “Como o espetáculo é construído ao longo de uma semana, ele nunca é igual. Temos uma estrutura conhecida que se repete, mas cada vez é diferente. Criamos ali um roteiro novo e as pessoas que fazem são diferentes também”, aponta Raquel Scotti Hirson, membro do Lume Teatro.

Advertisement

Realização
A 16ª edição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; produção da Território Produções Culturais e Núcleo Feverestival; correalização da Universidade Estadual de Campinas, Cocen (Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa), Lume Teatro (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp) e Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas.

O Núcleo Feverestival é composto por Bruna Schroeder, Cauê Moreira, Dandara Lequi, Dudu Ferraz, Francisco Barganian, Lucas Michelani e Vini Silveira.

Serviço
16º Feverestival
Quando: 3 a 10 de julho de 2022
Onde: Campinas
Programação completa disponível em http://feverestival.com.br
Redes sociais: @feverestival (Instagram) e /feverestival.campinas (Facebook)
Programação completa
Dança de Salão: descobrindo conexões outras
Carolina Polezi
Ação pedagógica
Horário: 9h, Local: Lagoa do Taquaral – Próximo ao Planetário (Portão 7)
Número de vagas: Ilimitado – sem necessidade de inscrições.
Sinopse: A oficina busca apresentar ao público uma abordagem diferente para o forró, em que os participantes poderão conhecer melhor suas origens histórico culturais a partir de práticas das danças populares nordestinas e da condução compartilhada.
Ministrantes: Carolina Polezi
Oricina de Poesia Bilíngue (Libras-Português)
Coletivo Mão Dupla
Ação pedagógica
Horário: 10h, Local: Lagoa do Taquaral – Área para PicNic (Portão 1)
Número de vagas: 20 – sem necessidade de inscrições
Sinopse: A oficina tem a intenção de unir poetas surdos e ouvintes, mostrando as possibilidades de expressão poética usando elementos das literaturas Surda e Ouvinte. Os participantes podem trazer poesias prontas a serem transformadas pela metodologia oferecida ou elaborarão novas poesias, de forma que, ao final, todas que aconteçam nas línguas Português e Libras ao mesmo tempo, numa interação entre as identidades de artistas surdos e ouvintes.

Advertisement

Ministrantes: Bruno Vital, João Pedro Acciari, Isa Santos e Letícia Navero
Danças Afro-Brasileiras: Diálogos entre tradição e o contemporâneo
Ação pedagógica
Horário: 10h, Local: Praça Arautos da Paz
Número de vagas: 35, semem necessidade de inscrições
Sinopse: A oficina “Danças Afro-Brasileiras: diálogos entre tradição e contemporâneo”, pretende levar aos participantes um pouco do universo da dança afro, através dos elementos da natureza, de variados ritmos, movimentos e coreografias; partindo de uma oralidade e corporeidade baseadas na ancestralidade negra na diáspora.
Ministrantes: Renata de Oliveira, Otávio Andrade e Yandara Pimentel
A flor do Curupira
CIA Benedita na Estrada

Contação de histórias
Horário: 11h, Local: Lagoa do Taquaral – Playground (Portão 1)
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre
Sinopse: É preciso ser grande pra se ter coragem? Essa história inspirada no livro “Tampinha” de Angela Lago mostra que às vezes, quanto menor a gente é, mais coragem temos! Haja coragem pra sairmos de onde nascemos e enfrentarmos os desafios que a vida trás. Convidamos a todos para viver essa aventura de sabedoria popular, muita música e brincadeiras.
Texto: Cia Benedita na Estrada (livremente inspirado no livro “Tampinha de Angela Lago). Direção: Cia Benedita na Estrada. Elenco: Bruno Dutra e Mirna Rolim. Figurino: Graciete Mary Santos. Preparação musical: Aline Marques. Fotografia: Tereza Saci. Registro de vídeo: Tobias Rezende. Designer gráfico: Mirna Rolim. Produção: Cia Benedita na Estrada
Sarau Sinaliza

Coletivo Mão Dupla
Sarau
Horário: 13h, Local: Lagoa do Taquaral – Área para PicNic (Portão 1)
Duração: 2h
Classificação etária: Livre
Acessibilidade: Libras
Sinopse: Ao unir a poesia oral e a poesia do corpo, o evento traz surdos e ouvintes à Lagoa do Taquaral. O Sinaliza busca fomentar a cultura do Slam Bilíngue (Libras-Purtuguês) na região de Campinas e reformular os lugares que ocupamos através da poesia sinalizada. Neste Sarau, duplas formadas por um poeta surdo e um ouvinte, apresentarão poesias com elementos da Cultura Surda. É para ouvintes e surdos, para quem é poeta e quem não é, para adultos e crianças, é para todos!
Poetas Surdos: Bruno Vital, Elivelton Silva e João Pedro Acciari | Poetas ouvintes: Gabriel Nardi, Isa Santos, Leticia Navero
Cortejo “Abre-Alas”

Advertisement

Lume Teatro, Família Burg, Circo da Silva, Nanocirco, Bloco Cupinzeiro e Renata Oliviera
Cortejo
Horário: 15h, Local: Lagoa do Taquaral (Portão 1)
Duração: 1h30
Classificação etária: Livre
Sinopse: Uma procissão ou desfile carnavalesco que toma de assalto ruas e avenidas, este é o Cortejo Abre-Alas, interferindo no tráfego de carros e de gente, propondo relações com o entorno cotidiano e com o outro, o estranho, o inusitado. O Cortejo Abre-Alas é resultado da oficina-montagem ministrada pelo LUME Teatro, que envolve cerca de 80 artistas e profissionais de várias áreas que, juntos, incorporam elementos do tempo e do espaço da rua às cenas construídas para a intervenção.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare