Connect with us

Eventos

Voluntários da ONG Pernas de Aluguel participam da corrida da Casa da Criança Paralítica

pernasAluguel

Evento esportivo será realizado no dia 4 de dezembro, na Lagoa do Taquaral, em Campinas, com a expectativa de reunir 1,2 mil participantes nos dois circuitos previstos

Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado anualmente em 3 de dezembro, a Casa da Criança Paralítica (CCP), de Campinas, realiza a corrida “Corre CCP 2022 – Inclusão e Saúde”, no dia 4 de dezembro (domingo), às 8 horas, na Lagoa do Taquaral, em Campinas. Os organizadores estimam que 1.200 pessoas com ou sem deficiência física e/ou comprometimento neurológico participem da corrida. Entre os participantes previstos estão 80 voluntários da ONG Pernas de Aluguel, que conduzirão 20 PCDs em triciclos, no percurso de 10 quilômetros.

“Serão quatro voluntários em revezamento levando cada um dos 20 PCDs ao longo do percurso. Em média, o trajeto de 10 quilômetros com os triciclos é feito em uma hora e quarenta minutos. Cada voluntário paga a sua própria inscrição na corrida para conduzir as crianças, adolescentes e jovens da instituição que participarão do evento”, explica João Marcelo Eleotério, coordenador do Projeto Pernas de Aluguel, em Campinas.

Advertisement

Eleotério conheceu a CCP em 2016, quando se ofereceu para ser voluntário da instituição. “Eu já participava de corridas de rua e conheci os triciclos em 2015. Busquei esses equipamentos e, em outubro de 2016, a CCP concordou com a ideia de participarmos de uma corrida promovida por uma empresa em Campinas. Foi a partir daí que iniciei o Projeto Pernas de Aluguel em Campinas. Nossos treinos são feitos aos domingos no Taquaral, com corredores profissionais ou iniciantes, de todas as faixas etárias, que, em média, participam de duas corridas por mês”, diz o coordenador.

Quem quiser participar da corrida da CCP em dezembro deve fazer a inscrição pelo link https://minhasinscricoes.com.br/evento/CorreCCP2022. Os participantes receberão um kit com camiseta, sacola com brindes dos patrocinadores (Unimed e Decathlon) e chip. O valor da inscrição é de R$ 99,90.

“O objetivo da nossa corrida, que está em sua terceira edição, é transformar a causa em uma data especial no calendário da cidade e tornar Campinas referência em inclusão, em especial no esporte. Além disso, a Casa da Criança Paralítica busca quebrar paradigmas e preconceitos, passar conceitos de inclusão e valorização das pessoas com deficiência, assim como arrecadar fundos para a manutenção da instituição, que sobrevive de eventos como esse”, diz Jonas Lobo, presidente da CCP.

Advertisement

A corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além da caminhada de 5 km para homens e mulheres maiores de 16 anos e crianças acompanhadas por um responsável. O circuito prevê largada e chegada na praça Arautos da Paz, ao lado da lagoa. As categorias serão de 16 a 29 anos de idade, 29 a 39, 39 a 49, 49 a 59 e acima de 60 anos.

Sobre a Casa da Criança Paralítica

Fundada em 1954, a Casa da Criança Paralítica (CCP) oferece atendimento especializado gratuito a crianças, adolescentes e jovens com deficiência física nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social e pedagogia, além de orientação à família.

Advertisement

Atualmente, em sua sede no Parque Itália, são atendidos mais de 360 pacientes por mês, a maioria de baixa renda. Ao longo de 68 anos de atividades, cerca de 18 mil pessoas já passaram pela instituição. A CCP é certificada como Organização com Boas Práticas em Transparência e Gestão pela Phomenta, que integra o Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs. Além disso, a Casa acaba de ser escolhida como uma das 100 organizações não governamentais do País para receber o Prêmio Melhores ONGs 2022, realizado pelo Instituto Doar em parceria com O Mundo Que Queremos e apoio da Ambev.

Uma das principais fontes de renda da instituição é o Bazar do Sonho, para o qual é possível doar itens como roupas, acessórios, itens de decoração, móveis pequenos, livros, brinquedos, utensílios domésticos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos usados em bom estado de conservação. O Bazar funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas, na Rua Pedro Domingos Vitali, 160, no Parque Itália, e comercializa tudo o que arrecada a preços acessíveis.

Mais informações pelo site www.ccp.org.br

Advertisement

Sobre o Pernas de Aluguel

O Pernas de Aluguel é uma ONG que tem como objetivo geral promover a socialização e integração de pessoas com limitações ou impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial junto à sociedade por meio de participação em atividades esportivas, culturais e educacionais.

Entre os objetivos específicos do projeto estão promover o esporte e a integração entre voluntários atletas e as pessoas com limitações físicas e/ou cognitivas para participação em eventos esportivos; despertar o interesse público para o problema das pessoas com limitações físicas e/ou cognitivas e cooperar com as entidades interessadas no mesmo problema, desenvolvendo programas comunitários com esse objetivo; promover o voluntariado; prestar auxílio a instituições de ensino, instituições de saúde e demais organizações, bem como promover campanhas de esclarecimento da população em geral, professores e profissionais de saúde entre outros, com o intuito de trazer conscientização sobre questões referentes a pessoas com limitações físicas e/ou cognitivas; entre outros.

Advertisement

No Brasil desde 2014, o Pernas de Aluguel teve início na cidade de São Paulo e, desde então, conduz pessoas com deficiência (PCDs) em triciclos em corridas de rua na Grande São Paulo, em Belo Horizonte (MG) e região de Campinas por corredores voluntários, que se dispõem a levar o equipamento por alguns quilômetros, se revezando com outros, até cruzar a linha de chegada.

O Pernas de Aluguel, que conta com cerca de 6 mil voluntários no País, sendo 300 voluntários atuantes, 27 triciclos e dezenas de pessoas atendidas, foi inspirado em uma dupla norte-americana de pai e filho, Dick e Rick Hoyt. O pai, diante da necessidade do filho com deficiência intelectual, decidiu levá-lo para as provas de triathlon e tornaram-se conhecidos em todo o mundo.

 Mais informações pelo site https://www.pernasdealuguel.org  

Advertisement

SERVIÇO:

“Corre CCP 2022 – Inclusão e Saúde”: percursos de 10Km e 5Km e caminhada de 5Km

Data: 4 de dezembro de 2022;

Advertisement

Horário: 8 horas;

Local do evento: Lagoa do Taquaral, em Campinas/SP;

Valor: R$ 99,90 (pessoas com deficiência atendidas pela instituição terão inscrição gratuita, assim como seus acompanhantes);

Advertisement

Local de retirada dos kits: Decathlon (Rodovia Dom Pedro I, s/nº, Jardim das Palmeiras, Campinas);

Inscrições: https://minhasinscricoes.com.br/evento/CorreCCP2022.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare