Connect with us

Geral

Visitas monitoradas levam escolas e grupos para conhecer arte africana

imagem 108

O Espaço Arte Africana, que abriga as atividades do coletivo de Dança Negra da Unicamp e a Carl Kiss Dance – Companhia de Dança Negra Contemporânea, está com suas portas abertas para visitas monitoradas de escolas e grupos, sob agendamento. No local é possível conhecer o acervo de arte africana, roupas étnicas e o trabalho de pesquisa em dança e história africana desenvolvido pelo coletivo.

O espaço realiza exposições e formações pedagógicas e artísticas, com recursos próprios. No local funciona um centro cultural de referência, gerenciado por negros, e com fundamentações aprofundadas sobre as temáticas de civilizações africanas. O coletivo desenvolve convivências com civilizações Yorubá, BaNtu, Dogon, Fulani e Beta Israel, em seus territórios, e pesquisas acadêmicas em universidades brasileiras e africanas.
O espaço também abriga as atividades da Carl Kiss Dance, uma companhia de dança negra contemporânea, que neste ano completa 25 anos de trabalho ininterrupto no Brasil e no exterior. O grupo recebeu prêmios nacionais e internacionais que demonstram a relevância de suas produções artísticas. Realiza múltiplos eventos e cursos de dança negra, percussão e de filosofia BaNtu.
A Secretaria de Cultura e Turismo, representada pela secretária Alexandra Caprioli e pelo diretor Gabriel Rapassi, reuniu-se sábado, 8 de outubro, no Espaço Arte Africana para reconhecer o trabalho desenvolvido pelo coletivo, e estudar parcerias. “Nesse encontro, se deu o diálogo sobre possibilidades de parcerias e atividades em conjunto entre a Secretaria de Cultura e Turismo e o coletivo”, disse a secretária.

O diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, destacou a importância do espaço e do coletivo na cidade. “Este espaço é mais um dos pontos de memória e cultura da cidade que mantém viva a memória do povo negro, e tanbém difunde o conhecimento sobre as muitas civilizações que existem no continente africano, quebrando o mito da ideia de uma África homogênea”, disse Rapassi.

Advertisement

Espaço tem loja e museu
O Espaço Arte Africana foi criado em 2011, por Carlos Kiss e Priscila Coscarella. “É um espaço de acolhimento, composto por uma loja e um museu que abriga obras de arte do continente africano. Através de exposições, apresentações artísticas/culturais, formações artísticas e pedagógicas, promovemos conteúdos e construímos a visibilidade deste continente que é o berço da humanidade. As obras de artes são originais, representando não só países, mas povos e civilizações através de sua cosmologia e cosmovisão”, explica Carlos Kiss.
Serviço
Visitas monitoradas ao Espaço Arte Africana
Endereço – Rua Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, 1405, no Jardim Proença.
Agendamento de visitas pelo whatsapp: (19) 9 9969-7580, com os coordenadores do espaço, Carlos Kiss e Priscila Coscarella.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare