Connect with us

Eventos

Universidade desenvolve motor a etanol que propicia o mesmo consumo de combustível de motores à gasolina

Publicado

em

Após 14 anos de estudo, pesquisadores da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – conseguiram acabar com o conceito que o etanol consome 30% a mais em relação à gasolina graças às modificações no sistema de combustão do motor. A nova tecnologia será apresentada no “IV Seminário Sobre Etanol Eficiente” realizado pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética no dia 25 de outubro, em Jundiaí

O motor movido a etanol com eficiência igual a do diesel e consumo de combustível inferior ao da gasolina acaba de ser desenvolvido por pesquisadores da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo acaba de ser concluído e prova que esta tecnologia pode facilmente ser adaptada em automóveis de pequeno e grande portes no país desde que haja interesse dos órgãos públicos e privados.

A viabilidade do motor movido a etanol será apresentada durante o “IV Seminário Sobre Etanol Eficiente”, organizado pelo INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética -, que será realizado no dia 25 de outubro, no Tech Center Mahle (Rodovia Anhanguera, sentido interior-capital, Km 49,7), das 8h30 às 17h, em Jundiaí (SP). O programa completo do evento e as inscrições estão disponíveis no site www.inee.org.br.

A pesquisa em laboratório, desenvolvida sob a coordenação do professor e engenheiro mecânico José Guilherme Coelho Baêta, do Centro de Tecnologia da Mobilidade da UFMG e palestrante no Seminário, resultou na criação de um motor 1.0, de 185 cavalos de potência e movido a etanol com eficiência superior aos movidos a gasolina e equivalente, em eficiência, aos que utilizam diesel. O estudo acaba com o conceito de que o etanol consome 30% a mais se comprado a gasolina. “O etanol sempre superou a gasolina em termos de eficiência energética. A novidade aqui é a paridade de consumo de combustível”, explica o professor.

Publicidade

Depois de 14 anos de estudos em busca de tornar o uso do etanol mais viável, pela primeira vez os pesquisadores conseguiram atingir o máximo de sua eficiência, inclusive superando os demais combustíveis. Os pesquisadores modificaram todo o sistema de combustão do motor e reduziram o tamanho da câmara de combustível para facilitar a queima do etanol com cargas elevadas.

O professor Baêta explica que o combustível fóssil tem uma vida útil pequena, de 40 anos, aproximadamente, e que no futuro não será possível depender só de sistemas elétricos. Por isso, é preciso desenvolver tecnologia a partir do uso de matrizes energéticas renováveis. “Cerca de 45% da matriz energética de combustível no Brasil vem de fontes renováveis, enquanto que em outros lugares do mundo este índice gira entorno de 11%. Isso significa que temos condições de sermos autossuficientes, adaptados à realidade do clima tropical”, compara.

Falta de incentivo
Desde o Proálcool – Programa Nacional do Álcool -, financiado pelo Governo Federal entre as décadas de 1970 e 1990 para substituir o petróleo por álcool combustível (termo usado para o etanol na época), não se investiu mais em larga escala em estudos e no desenvolvimento de tecnologias em projetos envolvendo o motor a etanol. O desinteresse das indústrias e universidades contribuíram para que o setor automobilístico brasileiro não se modernizasse de acordo com o potencial energético, tornando-se cada vez mais dependente da tecnologia estrangeira.

Como cada região do planeta dispõe de matrizes energéticas diferentes, as tecnologias desenvolvidas também são diferentes para adaptá-las. Segundo o professor Baêta, as montadoras da frota brasileira são multinacionais e as tecnologias dos veículos são trazidas de fora, desenvolvidas de acordo com os recursos energéticos estrangeiros e não com os renováveis que o Brasil dispõe.

Publicidade

“Ficamos atrasados no desenvolvimento de tecnologias nacionais e isso é uma ignorância do mercado, que não valoriza o que é daqui. Precisamos quebrar paradigmas e deixar de exportar nossas riquezas como matéria prima e, sim, exportar produtos já transformados aqui”, conclui o professor.

Seminário
O seminário discute ainda a utilização do etanol na frota da agroindústria brasileira, visando a redução de custos e de impactos ambientais, a utilização de tecnologias variadas e os desafios e perspectivas de uso do Certificado de Redução de Emissões (CRE) que será criado pelo programa RenovaBio.

 Programação – 25 de outubro
Horário
08:30 Inscrições e Credenciamento
09:00 Abertura
  • Apresentadores

Jayme Buarque de Hollanda – Diretor Geral do INEE

Ricardo Abreu – Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle

Publicidade

Elizabeth Farina – Presidente UNICA

Etanol, o combustível automotivo ideal

09:15 Tecnologias

A substituição do diesel etanol por etanol pode ocorrer tanto em motores ciclo Diesel quanto em motores Otto otimizados quanto, ainda, através da hibridação.

  • Coordenadores

Francisco Emílio Baccaro Nigro – Professor da Escola Politécnica da USP

  • Palestrantes

Marcos Clemente – Gerente de Serviços Científicos da Mahle

Eficiência energética com sustentabilidade: o etanol e os combustíveis de alta octanagem

Hugo Nicioli – Engenheiro da SCANIA da área de tecnologias para combustíveis alternativos

Publicidade

Motores diesel com etanol – experiência da Scania

Rubens Avanzini – Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Bosch para Veículos Comerciais

Motor Biocombustível – diesel e etanol – experiência Bosch

José Guilherme Baêta – Professor da UFMG

Motores Otto a etanol, mais compactos, eficientes e potentes

Publicidade

José Roberto Moreira – Professor da USP e FAPESP

Aumentando o interesse pela P&D de Motores a Etanol

13:00 Almoço
14:15 Usos

O tema interessa ao setor de cana, que consome 2,5 bilhões de litros de diesel por ano no  plantio, colheita, transporte e irrigação e ao transporte público sujeito a restrições ambientais cada vez mais severas. Interessa também ao transporte público urbano, onde emissões do diesel prejudicam a saúde pública.

  • Coordenadores

Pietro Erber – Diretor do INEE

  • Palestrantes

Jayme Buarque de Hollanda – Diretor Geral do INEE

Substituição do diesel por etanol na agroindústria da cana-de-açúcar

Ieda Maria de Oliveira – Diretora da Eletrabus

Publicidade

Ônibus híbridos a etanol – uma possibilidade a estudar para uso urbano

15:30 Política

O uso automotivo do etanol é a única alternativa de transporte que concilia uso de combustíveis e baixas emissões locais. O Brasil é o país melhor capacitado para demonstrar essa alternativa, devendo, para tanto, elevar ao máximo a eficiência no seu uso. Discute-se como adequar  barreiras regulatórias técnicas e mercadológicas para atingir este objetivo.

  • Debatedores

Waldyr Gallo – Professor UNICAMP

Luciano Rodrigues – Gerente de Economia e Análise Setorial da UNICA

Giovani Machado – Superintendente de Gás Natural e Combustíveis da EPE – Empresa de Pesquisa Energética

Artur Yabe Milanez – Gerente setorial do Depto do Complexo Agro Alimentar e Biocombustíveis, BNDES

Publicidade

Carlos Orlando Enrique da Silva – Superintendente de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da ANP

  • Coordenadores

Marcos José Marques – Presidente do Conselho Diretor do INEE

17:30

Encerramento

Eventos

5ª edição do Champions Beer chega a Campinas

Publicado

em

Por

Champions Beer

Realizado em dois finais de semana, evento vai reunir as melhores microcervejarias do Estado de São Paulo. Com shows exclusivos e atrações para toda a família, a estrutura foi ampliada nesta edição para receber o grande número de visitantes

Em sua quinta edição, o Champions Beer amplia a sua duração. Agora, serão dois finais de semana reservados para o evento que se consolida como um dos maiores e mais importantes do Estado de São Paulo para o segmento de cervejas artesanais brasileiras. De 20 a 22 e de 27 a 29 de maio, em uma grande estrutura montada no estacionamento do Galleria Shopping, em Campinas (SP), os visitantes terão a oportunidade de provar e eleger o melhor entre todos os produtos de 14 microcervejarias brasileiras. Com áreas especiais, alimentação a cargo de 10 food trucks, espaço kids completo, entre outros equipamentos, o Champions Beer também aposta nos shows. Na abertura, a grande atração é o CPM22. Muito esperada também, a União faz um tributo à banda Charlie Brown Jr. e ao vocalista Chorão.

O Champions Beer, que se tornou um espaço consolidado entre produtores e apreciadores de cervejas artesanais no Brasil, vem batendo recorde de público a cada edição. “Tão importante quanto dar visibilidade a este mercado é promover uma festa voltada para toda a família e que, ano após ano, tem cada vez mais participantes”, afirma o organizador João Paulo Silva.

No evento, o consumidor poderá provar e comparar as especialidades das cervejarias Campinas, Daoravida, IB, Reza Brava, Landel, todas sediadas em Campinas, da Sonora e Bierinbox, de Paulínia, das piracicabanas A Tutta Birra e Green Fish, da Berggren, de Nova Odessa, da Hausen, estabelecida em Araras, da Madalena, de Santo André, região do ABC paulista, da Burgman, de Sorocaba, e da Brewtos, de Vargem Grande Paulista.

De acordo com Silva, ao mesmo tempo em que experimenta as cervejas, o público poderá eleger a melhor do evento. “O visitante tem a opção de provar a cerveja concorrente ao título e votar no site do Champions Beer”, indica.

Publicidade

Para receber o público em geral e as tradicionais confrarias cervejeiras do Estado de São Paulo, a organização do Champions Beer realizou vários investimentos nesta quinta edição. “Este ano, nossa estrutura é maior”, afirma Silva. “Ampliamos a área coberta e montamos um espaço reservado aos apreciadores de vinhos, espumantes e drinques”, completa.

A agenda de shows também mereceu atenção especial dos organizadores. No dia 20, o CPM22 faz um show exclusivo para o público do Champions Beer. No dia 27, é a vez da The Best Guns Cover e da banda These Days Bon Jovi Cover. “Somente nestas sextas-feiras haverá cobrança de ingresso ao Champions Beer com estes shows especiais”, destaca o organizador. Aos sábados e domingos, a entrada do público é gratuita.

Nos dois finais de semana do evento, 10 food trucks vão garantir a alimentação ao público. “Não faltará opção, por exemplo, para os apreciadores de um bom churrasco”, destaca o organizador.

Com espaço kids completo e sua proposta pet friendly, o Champions Beer reforça o seu compromisso social com a cidade. “O fato de termos o ingresso gratuito ao evento já demonstra uma opção de lazer acessível. Mas como marca registrada agregamos em cada edição uma ação social que vai envolver a participação do público”, destaca João Paulo Silva.

SHOWS E ATRAÇÕES

Publicidade

Sexta (20/05)

Vim de Marte, às 18h

CPM22, às 20h30

Ingressos: de R$ 40,00 (pista meia entrada) a R$ 100,00 (área VIP promocional)

Acesse: https://www.multiingressos.com.br/evento/559/CPM_22_nos_Champions_Beer

Publicidade

Sábado (21/05)

Banda Playground, às 14h

Banda Barbie Kills (BK), às 17h

Banda Kiss Killer, às 20h

Domingo (22/05)

Publicidade

Banda Black Betty, às 13h

Banda The Baby Whales, às 15h

Banda Rising Power AC/DC Cover, às 18h

Sexta (27/05)

Banda The Best Guns Cover, às 18h

Publicidade

Banda These Days Bon Jovi Cover, às 20h

Ingressos: de R$ 15,00 (pista meia entrada) a R$ 40,00 (área VIP promocional)

Acesse:

https://www.multiingressos.com.br/evento/562/Theses_Days_e_Guns_N_Roses_Cover_no_Champions_Beer

Sábado (28/05)

Publicidade

Banda Rock Radio, às 14h

Banda Lest Jet, às 17h

Banda União, às 20h

Domingo (29/05)

Banda Outsession, às 14h

Publicidade

Banda Queen Tribute Brazil, às 18h

SERVIÇO

Champions Beer (5ª edição)

Estacionamento do Galleria Shopping

Av. Bailarina Selma Parada, 505 – Jardim Nilópolis, Campinas (SP)

Publicidade

20/05 (sexta), das 17h às 22h, com ingressos a partir de R$ 40,00

21/05 (sábado), das 11h às 22h, com entrada gratuita

22/05 (domingo), das 11h às 20h, com entrada gratuita

27/05 (sexta), das 17h às 22h, com ingressos a partir de R$ 15,00

28/05 (sábado), das 11h às 22h, com entrada gratuita

Publicidade

29/05 (domingo), das 11h às 20h, com entrada gratuita

Continue Lendo

Eventos

Rooftime será atração da tradicional Feijoada do Rosa neste sábado, em Campinas

Publicado

em

Por

Após uma apresentação marcante no Laroc Club no último final de semana, o trio de música eletrônica Rooftime retorna para a região neste sábado, dia 14 de maio, desta vez para agitar o público da tradicional Feijoada do Rosa. Em mais de 20 anos de festa, o evento reúne sabores, música e muita diversão na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio em Campinas. Outros artistas como Chemical Surf, Elekfantz, João Faria e Edu Zottini irão se apresentar na festa.

O grupo paulista irá levar à Feijoada do Rosa um set inesquecível com seus grandes sucessos, como “Don’t Let it Go”, “I Will Find”, parceria feita com o Vintage Culture e lançada pelo grande selo holandês Spinnin’ Records, “Free My Mind” na colaboração com Alok e Dubdogz, além de outros sucessos do trio que atualmente conta com mais de 86 milhões de streams nas plataformas e marca presença entre os 10 maiores artistas brasileiros do segmento eletrônico.

Rooftime também acaba de lançar o EP “Through Waves”, com duas faixas inéditas, que faz parte do documentário internacional “The Outlaw Ocean Music Project”, que reúne diversas formas narrativas baseadas em expedições pelo globo. Para suas produções, o Rooftime retrata histórias e inspirações, sem se limitar a apenas um segmento.

Essa pluralidade musical fica evidente nas apresentações ao vivo do trio, nas quais são mesclados sons pré-feitos com melodias e instrumentos ao vivo, sem cair na mesmice de mashups e drops usuais. Todos esses fatores tornam seus shows uma experiência única. Para 2022, o trio formado por Lisandro, Gabriel e Rodrigo prepara novidades e uma série de lançamentos inéditos, além de uma agenda de shows nacionais e internacionais que promete tirar o fôlego de todos.

Serviço: Rooftime na Feijoada do Rosa

Publicidade

Data: 14 de maio de 2022, sábado

Horário: início às 15h

Local: Fazenda Santa Margarida (Rua Rubens Gomes Balsas, 311, Campinas – SP)

Atrações: Chemical Surf, Elekfantz, Make u Sweat, Rooftime, RDT, João Faria, Edu Zottini e Thiaguinho SK

Ingressos: sujeitos à disponibilidade no site da Ingresse

Publicidade

Classificação: 18 anos.

Obrigatório apresentação da carteira de vacinação

Continue Lendo

Eventos

Teatro Campinas: “Diário de Um Casado” e “Casar Pra Que?”

Publicado

em

Por

casarPraQue

A semana cultural começa na quinta-feira com o show “Um Par Ímpar”, com Zélia Dunkan e Paulinho Moska, acontece na quinta-feira, às 21h. As comédia estarão em cartaz no sábado e no domingo. Também fechando a semana, o espetáculo musical “Amazing Tenors, Sings Bocelli”. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.ingressodigital.com.br ou na bilheteria do Teatro, que fica no terceiro piso do Shopping Iguatemi Campinas. Informações pelo telefone (19) 3294-3166.

Paulinho Moska e Zélia Dunkan abrem as apresentações da semana no Teatro Oficina do Estudante Shopping Iguatemi Campinas, com o musical de MPB “Um Par Ímpar”, na quinta-feira (12)às 21h. Durante uma hora de show, eles cantam sucessos como “Carne e Osso”, “O Tom do Amor”, “Sinto Encanto”, “Não”, “Feliz Caminhar”, “Medo do Medo”, “Tudo é Um” e “Beleza e Medo”.  Canções da carreira individual deles, de outros cantores, além de inéditas, compostas pela dupla, também aparecem no roteiro.

Moska e Zélia são amigos e parceiros desde o primeiro disco solo de cada um, ainda na década de 1990. São mais de 25 anos de amizade e de canções compostas juntos. O projeto já estava sendo pensado pelos dois artistas há muito tempo, mas a ideia da turnê começou a se concretizar quando, em 2012, criaram a canção “Um Par Ímpar”. Os ingressos custam entre R$ 80,00 e R$ 180,00 (de acordo com o setor) e estão disponíveis no site www.ingressodigital.com.br e na bilheteria do Teatro, que fica no terceiro andar do Shopping Iguatemi Campinas. Informações pelo telefone (19) 3294-3166.

Tem programação musical também no domingo (15), às 20h, com o grupo Amazing Tenors, que traz ao palco o show “Amazing Ternos, Sings Bocelli”. No espetáculo, três jovens e já renomados tenores interpretam as músicas que marcaram a carreira de um dos maiores e mais populares cantores do gênero. No repertório estão sucessos da música italiana como “Canto della Terra”, “Granada” e “Cinema Paradiso” entre outras, que se aliam aos clássicos de Bocelli, como “Vivo Per Lei”, “Com Te Partirò”, além dos famosos boleros, tangos e temas de filmes também eternizados pela doce e potente voz de tenor. Os ingressos custam R$ 100,00 (meia-entrada) e R$ 200,00 (inteira).

Comédias

Publicidade

A comédia romântica “Casar pra quê” é a atração de sábado (14), às 21h. A peça, dirigida pelo ator e comediante Eri Johnson e estrelada pelos atores Michelle Martins e Alessandro Anes, conta o dia a dia e as brigas de um casal recém-casado, Pedro Paulo e Ana Lúcia, que se conheceu há pouco tempo em uma boate e se apaixonou à primeira vista. Ela é uma mulher de classe alta, fútil, autoritária, pavio curto, que ao mesmo tempo é enrolada pelo marido inúmeras vezes. Ele é ranzinza, impaciente e “enrolão”, o típico “171”, que esconde suas origens do subúrbio para conquistar a esposa. Os ingressos custam R$ 60,00 (meia-entrada) e R$ 120,00 (inteira). O casamento também é o assunto do stand-up de Eros Prado, “Diário de um Casado”, em cartaz no domingo (15), às 18h. O espetáculo conta histórias e segredos da vida a dois com bom-humor e improviso. Os ingressos custam R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira).

Shows adiados

O show da cantora Ana Gabriela, agendado para o dia 13 de maio, sexta-feira, e o duo “Outroeu”, marcado para o mesmo dia, foram adiados para o 29 de outubro, às 19h e às 21h30, respectivamente. Os ingressos já adquiridos continuarão válidos para a nova data. Mais informações pelo telefone (19) 32943166 ou pelo e-mail atendimento@ingressodigital.com.br.

Serviço

Teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas

Publicidade

Local: 3º Piso do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina), em Campinas.

Vendas: Bilheterias do Teatro e no site www.ingressodigital.com

Informações pelo telefone (19) 3294-3166

Programação de maio de 2022 (sujeita a alterações)

Dia: 12, quinta-feira, às 21h

Publicidade

Paulinho Moska e Zélia Duncan – “Um par ímpar” – musical MPB

Ingressos:  R$ 80,00 a R$ 180,00 (de acordo com o setor)

Classificação etária: 14 anos       

Dia: 14, sábado, às 21h

“Casar pra quê?” – Comédia

Publicidade

Ingressos:  R$ 60,00 (meia-entrada) e R$ 120,00 (inteira)

Classificação etária: Livre 

Dia: 15, domingo, às 18h

Eros Prado – “Diário de um Casado” stand-up                       

Ingressos:  R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira)     

Publicidade

Classificação etária: 12 anos       

Dia: 15, domingo, às 20h

“Amazing Tenors” – show             

Ingressos:  R$ 100,00 (meia-entrada) e R$ 200,00 (inteira)

Classificação etária: Livre 

Publicidade

Dia: 20, sexta-feira, às 21h

“Paul Cabannes” – stand-up                    

Ingressos:  R$ 30,00 (meia-entrada) e R$ 60,00 (inteira)     

Classificação etária: Livre 

Dia: 21, sábado, às 19h

Publicidade

“Rodrigo Marques” – Stand-up                

Ingressos:  R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira)

Classificação etária: 14 anos       

Dia: 21, sábado às 21h

“Diogo Almeida”- stand-up

Publicidade

Ingressos:  R$ 45,00 (meia-entrada) e R$ 90,00 (inteira)

Classificação etária: Livre 

Dia: 21, sábado, às 15h

“Rock para crianças” – musical               

Ingressos:  R$ 35,00 (meia-entrada) e R$ 70,00 (inteira)     

Publicidade

Classificação etária: Livre 

Dia: 22, domingo, às 16h

“Tiqueque” – Infantil           

Ingressos: R$ 55,00 (meia-entrada) e R$ 110,00 (inteira)

Classificação etária: Livre 

Publicidade

Dia: 22, domingo, às20h

“Hora do Leite” – humor                

Ingressos: R$ 25,00 (meia-entrada) e R$ 50,00 (inteira)      

Classificação etária: 14 anos       

Dia: 26, quinta-feira às 21h

Publicidade

“Um show para Belchior” – musical

Ingressos: R$ 35,00 (meia-entrada) e R$ 70,00 (inteira)

Classificação etária: Livre 

Dia: 27, 28 e 29, sexta-feira/sáb/dom, às 20h, 21h e 18h 

“Improvável” – Barbixas – comédia

Publicidade

Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira)

Classificação etária: 16 anos       

Continue Lendo

Populares