Connect with us

Geral

Transporte tem operação ajustada à demanda nesta 6ª, dia de jogo do Brasil

imagem 69

O transporte público coletivo de Campinas terá programação diferenciada nesta sexta-feira, 9 de dezembro, data em que a Seleção Brasileira enfrenta a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. A medida determinada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ajusta a operação do transporte à demanda de passageiros. A disputa ocorre às 12h.  

 

Até às 12h e após às 14h, será adotada a operação convencional praticada em dias úteis. Durante a partida, entre 12h e 14h, as linhas irão operar com frota reduzida, ajustada à demanda de usuários e equivalente à praticada no período noturno, inclusive quanto às faixas horárias.   

Advertisement

 

Uma programação especial está sendo aplicada na operação de 42 linhas que apresentaram redução da demanda de passageiros nos dias de jogos da Seleção Brasileira. Estão recebendo redução proporcional na oferta de veículos as linhas 114, 117, 120, 121, 130, 153, 164, 190, 210, 211, 212, 214, 221, 229, 253, 260, 263, 265, 265.1, 310, 313, 316, 330, 332, 333, 345, 346, 348, 349, 351, 353, 357, 359, 371, 380, 391, 391.1, 396, 408, 408.1, 412 e 413.  

 

Advertisement

Nos dias de jogos da Seleção Brasileira, fica suspensa a operação da nova linha BRT 20, que circula nos horários de pico de forma semiexpressa entre os terminais Campo Grande e Mercado.   

 

Confira a operação prevista para esta sexta-feira:

Advertisement

 

09/12 (Brasil x Croácia) | 12h  

 

Advertisement

Até 12h: Operação normal. 

12h às 14h: Frota reduzida, equivalente à adotada no período noturno.  

Após às 14h: Operação normal. 

Advertisement

 

Feriado

 

Advertisement

O transporte público coletivo também adotará programação especial no feriado de quinta-feira, 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição. Uma vez que o funcionamento do comércio é facultativo na data e em razão do período de compras natalinas, a Emdec determinou que as linhas operem com a frota prevista para sábados. Pela programação convencional, em feriados, a frota adotada seguiria a redução de oferta praticada aos domingos.  

 

O sistema de transporte público coletivo de Campinas conta com 203 linhas e 890 veículos em operação. No mês de outubro, o sistema transportou 10,8 milhões de passageiros.   

Advertisement

 

A população pode consultar horários e itinerários das linhas do sistema de transporte público coletivo pelos aplicativos “Cittamobi” e “Moovit”, que informam, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto, entre outras funcionalidades. A Emdec também disponibiliza a consulta aos itinerários, horários de partida referência nos pontos iniciais e finais, no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.     

 

Advertisement

 Operação de trânsito 

 

A operação de trânsito realizada pela Emdec no entorno do Largo do Rosário para o projeto “Campinas na Copa 2022” prossegue nesta sexta-feira, 9 de dezembro. Agentes da Mobilidade Urbana atuam para garantir a segurança e fluidez viária durante a transmissão dos jogos no telão gigante instalado no local pela Prefeitura de Campinas.  

Advertisement

 

 A partir das 15h, um trecho da Avenida Francisco Glicério será bloqueado, entre as vias Benjamin Constant e General Osório. Os motoristas deverão desviar pelas avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva.   

 

Advertisement

Ao longo da transmissão, os agentes da Emdec monitoram a concentração do público e realizam, se necessário, uma segunda etapa de interdições, nos cruzamentos da Avenida Dr. Campos Sales com Rua José Paulino e Rua General Osório com Rua José Paulino. Os motoristas poderão desviar pelas ruas José Paulino e General Osório; ou pelas ruas José Paulino e Barreto Leme.   

 

Os agentes também orientam motoristas e usuários do transporte público quanto aos desvios e linhas impactadas. Operadores da Divisão de Controle Operacional atuam remotamente, além das equipes semafóricas da Emdec.   

Advertisement

 

Uso de máscaras 

 

Advertisement

O Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus recomenda fortemente o uso de máscaras em locais com aglomerações, pouco ventilados (sem ventilação natural) e no transporte público em Campinas.  

 

Para esclarecer dúvidas e receber informações sobre trânsito e transporte, a população conta com o pelo telefone 118, site (www.emdec.com.br/faleconosco) ou aplicativo “Emdec”, disponível para download gratuito no Google Play e na App Store. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é o (19) 3731-2910.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare