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Geral

Situação das obras de implantação do BRT é tema de reunião na Acic

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A implantação dos corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) no município foi tema de reunião na Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). O encontro foi realizado na noite de segunda-feira, 20 de agosto, no auditório da associação, no Centro.

 

 

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Recebido pela presidente da Acic, Adriana Flosi, o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, expôs os detalhes da execução das obras dos três corredores BRT – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – aos associados.

 

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“Nossas obras estão indo de vento em popa, dentro do cronograma estabelecido. Entramos numa fase muito importante, que é a de obras em locais vivos, em vias urbanizadas, com circulação de pedestres e veículos”, destacou Barreiro.

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As obras do BRT já chegaram a vias importantes, como as avenidas Ruy Rodriguez, com dois trechos em obras, um na região do Jardim Santa Lúcia e outro na região do Parque Universitário de Viracopos; e John Boyd Dunlop, na região entre o Satélite Íris e o Jardim Florence. Também há obras entre os bairros Parque Industrial e Jardim Miranda.

 

 

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Em todos os locais a Emdec coloca em ação um plano operacional de trânsito e transporte. Também realiza plano de comunicação, avisando com antecedência os moradores dos locais sobre o início das obras, consequências no tráfego e desvios ou rotas alternativas.

 

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“O BRT é a principal obra na área de Mobilidade Urbana que o município recebe nos últimos 40 anos. Estamos, com muito planejamento, tentando minimizar, ao máximo, os impactos à população”, enfatizou o secretário de Transportes.

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Projeto 

 

O BRT contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.

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Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

 

 

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O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida John Boyd Dunlop, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Serão construídas 12 obras de arte (pontes e viadutos).

 

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O BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova. Nesse trajeto serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).

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Entre os dois corredores, haverá um corredor perimetral, chamado de BRT Perimetral, com 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

 

 

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Lotes

 

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A elaboração dos projetos executivos e realização das obras dos três corredores BRT foram divididas em quatro lotes.

 

 

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– Lote 1: compreende o trecho 1 do Corredor Campo Grande, que é a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo corredor perimetral, com 4,1 km. O responsável pelo Lote 1 é o Consórcio Corredor BRT Campinas, formado pela Arvek, D. P. Barros, Trail, Enpavi e Pentágono. O valor total do lote é de R$ 88,9 milhões.

 

 

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– Lote 2: trechos 2, 3 e 4 do Corredor Campo Grande. Esses trechos contemplam a ligação da Vila Aurocan até o Terminal Itajaí, totalizando 13,6 km. O trecho 2 é da Vila Aurocan até o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, com 5 km. O trecho 3 compreende o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 km. E o trecho 4, do Terminal Campo Grande até o Terminal Itajaí, totalizando 2,2 km. Responsável: Empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio. Valor total do lote: R$ 191,1 milhões.

 

 

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– Lote 3: trecho 1 do Corredor Ouro Verde, que liga a região central até a Estação Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão. Responsável: Empresa Compec Galasso. Valor total do lote: R$ 66,5 milhões.

 

 

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– Lote 4: trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde, que compreende a ligação da Estação Campos Elíseos até o Terminal Vida Nova, totalizando 9,8 km de extensão. O trecho 2 vai da Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km. E o trecho 3 liga o Terminal Ouro Verde até o Terminal Vida Nova, com 4,1 km. Responsável: Consórcio BRT Campinas (Artec; Metropolitana). Valor total do lote: R$ 104,9 milhões.

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