Connect with us

Geral

Semana Guilherme de Almeida enche Campinas de poesia e delicadeza

imagem 32

Semana Guilherme de Almeida traz mais poesia à cidade
“Quer um poema?”, pergunta gentilmente a moça com guarda-chuva de fitas coloridas e papeizinhos nas pontas. O gesto delicado movimentou, com leveza, na manhã desta quarta, a Praça Guilherme de Almeida, bem no centro da cidade. A interpelação delicada da moça aconteceu durante a abertura da Semana Guilherme de Almeida, promovida pela Secretaria de Cultura de Campinas, por meio da Coordenadoria de Bibliotecas.
A programação, que contou com a presença do secretário de Cultura Ney Carrasco, autoridades, alunos da Escola Municipal Humberto de Souza Melo, artistas e curiosos, foi marcado por várias linguagens artísticas. De um lado, apresentações das bandas EsPCEx, do Sistema de Colégios Militares do Brasil e da Polícia Militar e de cantores. De outro, declamações, doação de livros, intervenções artísticas com poesias em telas e poemas ao pé de ouvido. 
“Guilherme de Almeida nos legou uma obra poética muito significativa”, destacou o titular da Cultura após agradecer à comissão organizadora, autoridades e artistas presentes. “Aproveitem para conhecer esse grande escritor, leiam seus livros e seus poemas, até no celular”, incentivou. 
“Seresta para Guilherme”
Depois desta manhã movimentada, a Semana Guilherme de Almeida continua com atrações em vários locais da cidade: academias de letras, biblioteca, ateliê de arte, para que o público possa conhecer e participar da vasta produção do ilustre escritor campineiro, conhecido como “Príncipe dos Poetas”.
A novidade desta edição é a realização da “Seresta para Guilherme”. O encontro será no sábado, 7 de julho, na Praça Carlos Gomes, das 12h às 19h, em parceria com o Portal do Poeta Brasileiro.
A agenda traz música ao vivo com vários artistas de ponta: cantor e compositor Teco Seade, Orquestra de Viola, Banda Anelo “Música que Transforma” (projeto realizado com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC), roda de ciranda, esquete sobre a história de amor de Guilherme de Almeida com sua esposa Baby; exposição de xilogravura e cordel, de João Fangueiro e Mariana Azedo, respectivamente.
E mais: declamações, poesia ao pé do ouvido, mostra de fotografias, lançamento da coletânea “Eles Poetas, Elas Poesia”, e praça de alimentação. Durante toda a programação, um garçom estará percorrendo o espaço com uma bandeja oferecendo poesia.
A Semana Guilherme de Almeida conta com esta comissão organizadora: Academia Campineira de Letras, Ciência e Artes das Forças Armadas, Academia Campineira de Letras e Artes, Academia Campinense de Letras, Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, Ateliê Lisa França, Biblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida, Câmara Municipal de Campinas, Centro de Ciências Letras e Artes, Centro de Educação Cultural Alexandre Eulálio (Unicamp), Centro de Memória (Unicamp), Companhia Teatral Cenarte Produções Artísticas, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Instituto Cultural Guilherme de Almeida, Lions Club Cibernético Guilherme de Almeida, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Portal do Poeta Brasileiro, Rotary Carlos Gomes e Secretaria Municipal da Educação.
A programação e mais informações sobre a obra e vida de Guilherme de Almeida estão disponíveis no https://semanaguilhermedea.wixsite.com/2018

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare