Connect with us

Geral

Parceria com Cohab-Campinas rende medalha a atletas do Residencial Takanos

imagem 31

Uma parceria entre o Trabalho Técnico Social (TTS) desenvolvido pela Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) junto aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e o Projeto Raça Vila Olímpia está rendendo medalhas de ouro a esportistas que moram no Residencial Takanos, na região Norte do Município.
No mês passado, o atleta de Taekwondo Alisson Cristian Brito Mariano, de 17 anos, conquistou o ouro no “Litoral Open”, competição realizada na cidade de São Vicente. Conquistou também o primeiro lugar no “Brasil Games”, torneio sediado pelo Clube Pinheiros, em São Paulo, e que reuniu mais de 600 competidores na categoria Juvenil, para atletas nascidos até 1998. “Estou muito feliz com essas medalhas e não pretendo parar. Meu objetivo é disputar as Olimpíadas de 2020, em Tóquio, no Japão”, garantiu.
O companheiro de treino do Alisson, Davi Monteiro, de apenas 14 anos de idade, também venceu no “Brasil Games”. “Eu treino duro toda semana e o professor Anderson exige muito da gente. Esta foi minha primeira competição e eu pretendo seguir no esporte até onde eu puder”, afirmou.
Segundo o professor Anderson Abel da Conceição, que tem 28 anos de profissão e é voluntário, atualmente com 200 alunos sob seus cuidados, a falta de patrocinadores continua sendo o maior entrave para o esporte amador no Brasil. E neste quesito, diz ele, a parceria com a Cohab-Campinas é fundamental para a prática esportiva.
A Cohab-Campinas doou para nós o tatame, as proteções, os abafadores de chute, enfim, uma estrutura digna para a prática de Capoeira, Muay Thai e do Taekwondo. Atualmente, temos dois atletas na Seleção Brasileira e já tivemos alunos representando o Brasil e conquistando medalhas em campeonatos mundiais e panamericanos. Na semana passada, realizamos, inclusive, mais um exame de faixas no Taekwondo. Essa é a nossa contribuição para evitar que esses jovens e adolescentes fiquem nas ruas; em contrapartida, só exigimos disciplina e o boletim com boas notas”, afirmou.
O professor é vinculado à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, à Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo(Fetesp) e também à Confederação Brasileira de Taekwondo.
O TTS
O Trabalho Técnico Social (TTS) é desenvolvido junto aos beneficiários do PMCMV, e o cronograma engloba diversas ações para a vida em condomínio. Entre eles, estão dicas sobre economia doméstica, coleta seletiva de resíduos, cuidados com o imóvel, boa convivência entre vizinhos, geração de trabalho e renda, incentivo à prática de esportes, entre outras atividades.
As assistentes sociais da Cohab-Campinas, Sulamita Gomes Rodrigues e Graziela dos Santos Galdino de Souza, que durante dois anos desenvolveram o TTS no Residencial Takanos, vibraram com as conquistas. “Em todas as ações desenvolvidas no Residencial Takanos obtivemos êxito, pois houve o envolvimento e participação das famílias beneficiárias”, atestam.
Elas crecitam o sucesso “ao entendimento dos moradores em relação ao TTS, pois foi através das ações voltadas à população, e posterior aceitação deles, que conseguimos atingir o objetivo principal no empreendimento através dos eixos do Trabalho Social, despertando na população a apropriação de seus direitos, envolvendo-os como atores principais nas atividades, deixando como legado a emancipação, após a finalização do TTS”, disse Sulamita.
Avaliamos como fundamental e de extrema importância para o território a contribuição e parceria dos diversos órgãos envolvidos para o desenvolvimento do TTS. Entre os parceiros, destaco o Projeto Raça, pertencente ao território, com a introdução do esporte, na modalidade de Taekwondo”, completou Graziela.
O Residencial Takanos é composto por 600 apartamentos (Takanos I, II e III) e foi entregue pela atual administração em novembro de 2014, numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas, governo federal, através do PMCMV e governo estadual, através do Programa Casa Paulista.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare