Connect with us

Geral

Prefeito Dário Saadi anuncia realização do 1º Festival Rural de Campinas

imagem 282

O prefeito Dário Saadi divulgou, nesta quarta-feira, 27 de julho, como parte das comemorações dos 248 da cidade, a realização do 1º Festival Rural de Campinas, reunindo produtores 100% da roça. O evento será no dia 6 de dezembro, das 8h às 18h, no arruamento do Paço Municipal.
Campinas é reconhecida como a cidade da tecnologia, do ensino, da produção de conhecimento e pesquisa. Já o setor agrícola tem pouca visibilidade no próprio município”, disse o prefeito. “O objetivo do Festival é divulgar, mostrar para Campinas esse importante setor”, completou.
O prefeito aproveitou para citar outra ação da Prefeitura voltada para o setor rural: a criação do SIM-POA, o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal. Com a medida, os produtores que tiverem o Selo SIM-POA poderão comercializar seus produtos em todo o município, sair da clandestinidade, aumentar as vendas e gerar empregos. “E também poderão agregar valor ao seu produto por garantir a identidade, a qualidade e a segurança dos itens inspecionados”, completou.
No Festival Rural, 25 produtores vão comercializar seus itens em barracas montadas na frente do prédio da Prefeitura, ao longo de todo o dia. Também haverá atrações culturais, como música e dança. O Festival será, ainda, uma homenagem festiva ao Dia do Agricultor, comemorado em 28 de julho.    
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, ressaltou que cerca de metade do território de Campinas é rural. “Será um evento para que as pessoas possam conhecer a produção e o turismo rural da cidade”, disse.
Turismo rural
O turismo é outro ponto importante para o setor rural. “Além de mostrar a enorme produção rural, as pessoas também podem visitar muitas das propriedades de onde vêm os produtos, como sítios e fazendas . É uma ótima oportunidade para divulgar o turismo rural de Campinas”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
O presidente do Sindicato Rural de Campinas, Francisco de Andrade Nogueira, presente ao anúncio feito pelo prefeito, reforçou que Campinas é referência na produção rural, com produtos de qualidade, cuidado com o meio ambiente e uso de tecnologia, além de ter o Aeroporto de Viracopos para transportar as frutas, verduras, legumes e produtos de origem animal. “Temos muito para mostrar para o Brasil e o mundo. O Festival será um bom momento para mostrar nosso trabalho e tudo o que produzimos”, disse.
O Festival Rural de Campinas será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Sindicato Rural de Campinas e Associação dos Proprietários Rurais do Bairro Pedra Branca e Região.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare