Connect with us

Geral

Nova onda de calor deve atingir Campinas e região ainda nesta semana

previsão

Campinas pode enfrentar uma nova onda de calor a partir desta quarta-feira (13), de acordo com as previsões do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura). Os próximos dias indicam temperaturas elevadas, embora ainda não seja possível prever se novos recordes de temperatura máxima serão atingidos, como ocorreu em novembro.

Bruno Kabke Bainy, meteorologista do Cepagri da Unicamp, afirma: “A temperatura deve estar bem elevada, especialmente na sexta e segunda-feira.” Apesar das altas temperaturas, ainda não é certo se atenderá aos critérios técnicos estabelecidos pelo Inmet, conforme mencionado abaixo.

Previsão para os próximos dias

Nesta quarta-feira (13), a entrada de uma massa de ar mais seco inibirá a formação e o desenvolvimento de nuvens, dificultando a ocorrência de chuvas e intensificando o predomínio do sol. Assim, a tendência é de tempo firme até o final de semana.

Advertisement

Na quinta-feira (14), a expectativa é de que o ar seco comece a perder força com a chegada de uma frente úmida, gerando nuvens a partir da tarde. Embora não seja descartada a possibilidade de alguma pancada de chuva, ela se apresenta remota e esparsa. Essa condição de instabilidade está prevista até o domingo, com as temperaturas em elevação.

Para a próxima semana, a previsão indica a chegada de instabilidades mais regulares. A partir de segunda ou terça-feira, há indicativos de chuvas mais frequentes, volumes mais expressivos e distribuição mais generalizada, abrangendo o estado de São Paulo.

Nova onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja de perigo devido à nona onda de calor de 2023, que afetará 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal, a partir do meio-dia desta quinta-feira (14) até as 19h de domingo (17). Nesse período, é aconselhável que a população permaneça atenta às condições meteorológicas previstas.

Advertisement

Uma onda de calor é caracterizada pelo registro de temperaturas máximas do dia 5°C acima da média local específica, para determinado período, durante três a cinco dias. Segundo o Inmet, essa nova onda está prevista para atingir o Sudeste, Sul, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste.

No Sudeste, ela está prevista para ocorrer nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do noroeste do Espírito Santo, com as temperaturas podendo bater os 39° C em algumas cidades.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare