Connect with us

Geral

Nota Técnica da Assistência Social orienta atendimentos na fase vermelha

imagem 106

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) disponibiliza, em sua página no Portal da Prefeitura, Nota Técnica com os procedimentos que devem ser adotados pela rede de serviços socioassistenciais para garantir o atendimento à população nas diferentes fases do Plano São Paulo. O material pode ser acessado na íntegra por meio do link: http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/nota_tecnica_smasdh_001_2021.pdf

 

As orientações são direcionadas aos serviços executados pelas unidades que atuam nos territórios com atendimento às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social, tanto da rede pública direta como das instituições parceiras. Os mesmos procedimentos também devem ser seguidos pelos serviços oferecidos pelo Departamento de Direitos Humanos e os que atendem pessoas com deficiência. 

Advertisement

 

De acordo com a secretária da Pasta, Vandecleya Moro, a proposta da nota técnica é orientar os profissionais para que possam realizar os atendimentos com segurança. “Nossa secretaria é essencial para a população que vive em situação de vulnerabilidade, por isso, elaboramos esse material que visa mitigar os riscos de transmissão do coronavírus e garantir proteção social, reduzir danos e prevenir a incidência de riscos, além de acompanhar as famílias que apresentam algum tipo de violação de direitos”, comentou. 

 

Advertisement

Entre as orientações gerais, estão a divulgação das informações oficiais de combate ao novo coronavírus para as famílias e profissionais da rede e os procedimentos que devem ser adotados em cada fase do Plano São Paulo para manter as rotinas e processos de trabalho. 

 

Fase Vermelha

Advertisement

 

Na Fase Vermelha, decretada no município desde o dia 3 de março, a prioridade é realizar atendimento remoto. Os atendimentos presenciais só devem ocorrer em situações de emergência que apontem risco pessoal ou social, mas todos os serviços devem funcionar regularmente com profissional disponível para orientações aos usuários, respeitando o limite de 30% da capacidade do local. 

 

Advertisement

Os serviços de acolhimento continuam funcionando normalmente. Há apenas suspensão das atividades coletivas e externas nos abrigos e demais serviços. 

 

Está mantido o atendimento à população adulta em situação de rua nos Centros Pop 1 e 2, na Casa da Cidadania, no Refeitório da Cidadania, Albergue Municipal e abrigos. 

Advertisement

 

Em relação aos programas de segurança alimentar e nutricional, estão mantidas as inclusões, orientações e reposições para o Cartão Nutrir, conforme capacidade de atendimento. As entregas do Viva Leite foram reorganizadas. A distribuição ocorre uma vez por semana, mantendo a quantidade mensal de litros de leite por criança. 

 

Advertisement

A inscrição para o Cadastro Único também deve ser feita, prioritariamente, por meio remoto, nos canais de atendimento da SMASDH que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento presencial prioriza as situações que não podem ser resolvidas remotamente, mas com agendamento prévio. 

 

A área de Vigilância Socioassistencial solicita que os usuários usem apenas um dos canais para evitar duplicidade de atendimento. O tempo médio para retorno das informações que exigem consulta ao cadastro é de 48 horas. 

Advertisement

 

Canais de atendimento:

 

Advertisement

Chat Online: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-socialseguranca-alimentar/ 

 

WhatsApp por região

Advertisement

 

Norte – (19) 9.9392-4913; 

 

Advertisement

Sul – (19) 9.9443-8253; 

 

Sudoeste – (19) 9.9493-1419; 

Advertisement

 

Noroeste – (19) 9.9548-1412; 

 

Advertisement

Leste – (19) 9. 9476-4677 

 

Central Telefônica: (19) 3734-2010

Advertisement

 

Facebook: Cadastro Único Campinas

 

Advertisement

E-mails: 

 

[email protected] 

Advertisement

 

[email protected]  .

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare