Connect with us

Geral

Prefeitos da RMC definem 7 medidas de combate à dengue: saiba quais

epidemia de dengue

Sete medidas de combate à dengue foram aprovadas pelos prefeitos das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 8 de março, na Prefeitura de Campinas.

Entre as ações aprovadas estão mutirões conjuntos, a criação de um comitê metropolitano de dengue e o pedido de apoio do Exército para auxiliar as equipes na busca por focos do mosquito nas residências.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, enfatizou a importância de que todas as cidades que apresentem índices epidemiológicos elevados e sobrecarga na rede assistencial editem o decreto de situação de emergência.

Advertisement

Até o momento, três cidades da RMC declararam emergência devido à dengue: Campinas, Jaguariúna e Pedreira. “A decisão cabe a cada prefeito, porém, o decreto deve ser validado pelo Ministério da Saúde, por isso é necessário que as cidades enfrentem uma situação que justifique a emergência”, explicou.

Saadi ressaltou a necessidade de união entre as cidades para enfrentar a situação. “Prevê-se um aumento nos casos nas próximas semanas e é fundamental preparar as cidades, tanto para tentar reduzir a proliferação do mosquito, nosso maior desafio, quanto para preparar a rede de saúde para garantir assistência”, acrescentou.

O decreto de emergência, segundo o prefeito, permite autorizar, se necessário, horas extras na área da saúde para a abertura de centros de saúde nos fins de semana, ampliar equipes de nebulização, adquirir insumos, soro para hidratação, contratar mais profissionais e uma série de outras ações para agir rapidamente.

Advertisement

7 medidas de combate à dengue

As sete medidas deliberadas na reunião na Prefeitura de Campinas e anunciadas pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento (CD) da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, são as seguintes:

  1. Mutirões nas cidades: os municípios realizarão diversos dias de ações conjuntas no combate aos focos dos mosquitos;
  2. Instalação do Comitê Metropolitano da Dengue: sediado em Campinas, será responsável pelo monitoramento da epidemia para orientar as decisões;
  3. Mobilização de líderes religiosos, empresariais e imobiliários para aumentar a conscientização, incentivando cada pessoa a cuidar de seus quintais e casas para eliminar os focos do mosquito;
  4. Reforçar as ações de combate aos focos de mosquitos nas divisas das cidades;
  5. Utilização da telemedicina para o acompanhamento dos pacientes com dengue, evitando retornos desnecessários aos centros de saúde e UPAs;
  6. Solicitar ajuda do Exército para auxiliar as equipes de saúde a adentrarem nas residências para verificar a presença de focos;
  7. Solicitar ao Ministério da Saúde o fornecimento de mais vacinas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare