Connect with us

Geral

Conhece o Prédio do Relógio? Saiba mais sobre o local que vai sediar a Campinas Decor 2024

prédio do relógio

O Prédio do Relógio será o local escolhido para sediar a Campinas Decor, a principal exposição de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. Após dois anos, o evento retorna a Campinas e terá início em 29 de março.

Situado no complexo do Pátio Ferroviário, o edifício é considerado patrimônio histórico desde 2014 e está inserido em um terreno de 200 mil metros quadrados, localizado no bairro Vila Industrial, na Rua Dr. Sales de Oliveira, 1380.

O Prédio do Relógio, inaugurado em 1903, tem uma história de 121 anos e já foi parte das oficinas da Cia Mogiana, projetadas no final do século XIX. Durante os anos 20, foi utilizado para a construção, reparação e manutenção de várias locomotivas.

Advertisement

Prédio do relógio e a Campinas Decor

Nos últimos anos, esse edifício histórico passou por um processo de recuperação, iniciado a partir de um protocolo assinado pela Prefeitura de Campinas e os organizadores da Campinas Decor em 2021. O espaço, que pertence à SPU (Secretaria do Patrimônio da União), passou por obras de conservação para se tornar o local ideal para sediar o evento de arquitetura.

Inicialmente prevista para ocorrer entre julho e agosto de 2022, a edição da Campinas Decor no Prédio do Relógio enfrentou desafios devido à complexidade da recuperação do edifício. A primeira fase de revitalização do galpão histórico foi concluída em setembro do ano passado.

Para a recuperação do prédio e a preparação da mostra, foi realizado um investimento de cerca de R$ 8 milhões, distribuídos entre a organização, os expositores, patrocinadores e fornecedores. As obras incluíram a restauração dos pisos e revestimentos, reparos nos telhados, portas e janelas, além da modernização das redes hidráulica e elétrica.

Advertisement

Durante as obras das edições da Campinas Decor, são criados, em média, cerca de 1.500 empregos diretos, além de outros 150 após a abertura da exposição ao público.

Esta é a décima vez que a Campinas Decor realiza a recuperação de um imóvel do patrimônio público. Após o evento, a estrutura do Prédio do Relógio será devolvida ao município com todas as melhorias realizadas.

Além do Prédio do Relógio, outros imóveis foram revitalizados para edições anteriores da Campinas Decor, como o Museu do Café (2003), Estação Guanabara (2008), Instituto Agronômico de Campinas (2009 e 2010), Estação Cultura (2011), Palácio de Cristal (2016), Fazenda Argentina (2018), Colégio Ateneu (2019) e Colégio Cotuca (2021).

Advertisement

O Pátio Ferroviário, onde está localizado o Prédio do Relógio, é parte de um projeto da Prefeitura voltado para atividades culturais, esportivas e de lazer. O espaço inclui uma área destinada para um hub de ciência, tecnologia e inovação, e 38 mil metros quadrados serão utilizados para programas habitacionais. Além disso, o local será utilizado para o TIC (Trem Intercidades), TIM (Trem Intermetropolitano) e para o futuro Mercado Popular, conforme anunciado no ano passado.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare